De Nirvana a Beatles

7 músicas famosas que têm erros de gravação e você nem percebeu

É provável que alguns erros discretos de músicas famosas nunca tenham chamado a sua atenção...

"You're Beautiful", de James Blunt, é uma das músicas que têm erros de gravação e você nem percebeu
Reprodução/YouTube

Apesar de muitas pessoas não serem adeptas aos clichês, precisamos admitir que alguns deles são importantes. A frase “ame suas imperfeições, elas te tornam único”, por exemplo, conseguiu descrever o que aconteceu com algumas músicas de sucesso que possuem erros de gravação e você nem percebeu.

Pois é. Apesar de sabermos que muitas bandas tentam chegar ao som perfeito quando estão nos estúdios de gravação, às vezes é justamente quando elas decidem manter um deslize ou outro nas canções que elas se tornam ainda mais especiais.

A verdade é que, na maioria das vezes, o público não consegue perceber de primeira esses pequenos erros que integram músicas de grupos lendários como Metallica, Beatles, Nirvana e muitos outros. No entanto, depois que os identificam, é quase impossível que eles passem despercebidos sempre que as faixas em questão são ouvidas.

Reunimos a seguir algumas músicas de sucesso que possuem erros e te explicamos como alguns desses deslizes aconteceram. Confira!

7 músicas de sucesso com erros de gravação

1. Nirvana – “Polly”

Em seu segundo disco Nevermind, o Nirvana lançou a famosa canção “Polly”, inspirada na história de uma jovem que foi sequestrada e sofreu agressões.

No breve interlúdio antes do verso final, próximo à marca de 1 minuto e 53 segundos, o saudoso Kurt Cobain se atrapalha enquanto Krist Novoselic toca suas linhas de baixo e antecipa o verso em que ele diz “Polly says”. Percebendo o erro, o vocalista aguarda alguns instantes, repete a frase e dá continuidade à música.

2. The Police – “Roxanne”

Em 1978, o The Police disponibilizou o single “Roxanne”, que viria a estar no disco de estreia do grupo, Outlandos d’Amour. Apesar da faixa não abordar um tema muito alegre, já que a letra reflete sobre se apaixonar por uma garota de programa, o início da música é marcado por uma risada inusitada do vocalista e baixista Sting.

Isso acontece depois que o músico acidentalmente sentou no teclado de um piano, acreditando que a tampa do instrumento estava fechada. Após os quatro segundos iniciais da música, é possível ouvir uma nota aleatória de piano e, segundos depois, a risada de Sting antes dele começar a cantar a letra da música.

3. Beatles – “Hey Jude”

Em “Hey Jude”, um dos maiores clássicos dos Beatles, podemos ouvir um dos Fab Four soltando um enfurecido “fucking hell” (“porra, inferno”).

Pois é! Acontece por volta da marca de 2 minutos e 58 segundos e, segundo os relatos, a reclamação pode ter sido feita por Paul McCartney ou John Lennon depois de não terem conseguido alcançar os acordes planejados no piano.

Inclusive, a palavra “chord” (“acorde”) pode ser ouvida pouco antes do xingamento.

4. Metallica – “Master of Puppets”

O Metallica compartilhou em 1986 a faixa-título do seu terceiro disco de estúdio, Master of Puppets, e uma pequena falha se tornou marca registrada de sua sonoridade.

Kirk Hammett admitiu em entrevista à Guitar World que, durante o final do solo de guitarra, ele puxou sem querer a corda superior do braço do instrumento, o que acabou gerando uma nota muito alta e perceptível.

Apesar de Kirk achar que o erro iria estragar a música, seus companheiros de banda gostaram e decidiram manter na canção. O icônico guitarrista ainda confessou que não conseguiu replicar o som criado desde então.

5. Led Zeppelin – “Black Country Woman”

Logo nos primeiros segundos de “Black Country Woman”, parte do icônico Physical Graffiti, os fãs de Led Zeppelin podem perceber o som de um avião voando. Logo em seguida, é possível ouvir os membros da banda questionando a presença da aeronave antes que Robert Plant brinque dizendo: “Nah, leave it, yeah”, algo como “deixa isso assim”.

6. Pink Floyd – “Wish You Were Here”

Quem diria que um erro durante a gravação de uma música do Pink Floyd poderia interferir em uma importante decisão de David Gilmour? Isso aconteceu depois que o icônico músico acabou tossindo antes da entrada do violão principal no início da aclamada “Wish You Were Here”, por volta da marca de 26 segundos e novamente aos 40 segundos.

Os relatos apontam que o guitarrista não teria conseguido segurar a tosse por conta do seu fumo recorrente e, depois de ouvir a gravação, Gilmour teria ficado tão desapontado que decidiu parar de fumar no dia seguinte.

7. James Blunt – “You’re Beautiful”

Uma das músicas que marcou a carreira de James Blunt foi seu single de 2004, “You’re Beautiful”. Vista muitas vezes como romântica, a faixa é, na verdade, “um pouco assustadora”, já que fala sobre um cara que está “chapado” e perseguindo a namorada de outra pessoa no metrô, como ele descreveu ao The Guardian.

Além da interpretação sobre seus versos, Blunt revelou ao portal que o fato dele repetir o verso “my life is brilliant” no início é um erro de gravação, pois ele teria entrado antes da hora certa. No entanto, ele achou o resultado engraçado e encarou como uma piada sobre alguém que acha sua “vida brilhante”, decidindo não mexer na gravação.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!