Os Beastie Boys lançaram um dos maiores álbuns de estreia da história em 1986 com Licensed to Ill, disco que trouxe um ar fresco para o Punk de Nova York naquela época com sua irreverência e influências do Hip-hop.
Em meio a faixas altamente políticas como “The New Style”, “Brass Monkey” e “No Sleep Til Brooklyn”, a primeira música a se tornar um hit foi justamente a sátira “(You Gotta) Fight for Your Right (To Party!)”.
Nesta letra, Ad-Rock, MCA e Mike D fazem uma crítica direta aos jovens cuja única preocupação é fazer festas e causar confusão, como fica claro no icônico clipe em que os integrantes “invadem” uma house party e geram uma clássica guerra de tortas.
Acontece que “Fight for Your Right” estourou como o primeiro grande sucesso do grupo, alcançou a sétima posição na Billboard e se tornou um símbolo da atitude da banda, além de um hino da juventude rebelde – exatamente o que eles criticavam.
Música dos Beastie Boys teve efeito contrário nos fãs
Para aproveitar a onda de popularidade, os Beastie Boys até assumiram essa identidade “rebelde” na época, e incluíram “(You Gotta) Fight for Your Right (To Party!)” nos shows da turnê de Licensed to Ill.
Mas depois dessa primeira excursão, a banda praticamente nunca mais tocou a música. Foram apenas quatro vezes entre 1992 e 1994, e mais nenhuma até o fim definitivo do grupo em 2012 (de acordo com números do setlist.fm).
Um ano depois do lançamento da música, em 1987, Mike D admitiu que a faixa não teve o impacto que eles esperavam no público (via Far Out):
“A única coisa que me incomoda é que talvez a gente tenha reforçado certos valores em parte do nosso público, quando nossos valores são totalmente diferentes. Tinha vários caras que cantavam ‘Fight for Your Right’ que não tinham ideia que a música é uma zoação completa com eles.“
Relembre abaixo o clássico clipe de “Fight for Your Right” dos Beastie Boys que, convenhamos, é uma paródia bem clara, né?!
Relembre “(You Gotta) Fight for Your Right (To Party!)”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!