Donos do hit "Cigarette Daydreams"

Cage the Elephant: conheça a banda que irá abrir os shows do Oasis na América do Norte

Grupo liderado por Matt Shultz irá acompanhar os irmãos Gallagher na aguardada turnê de reunião do Oasis

Cage the Elephant: conheça a banda que irá abrir os shows do Oasis na América do Norte
Foto por cassilyn/Reprodução/Instagram

Depois de ter provocado os fãs com um teaser, o Oasis anunciou oficialmente a parte norte-americana de sua aguardada turnê de reunião: Liam e Noel Gallagher finalmente confirmaram shows nos Estados Unidos depois de 16 anos.

As apresentações vão ser realizadas em agosto e setembro de 2025 passando por Chicago, Nova York, Los Angeles e também em outros lugares na América do Norte – mais especificamente, Toronto no Canadá e a Cidade do México, no México. Acompanhando a novidade, a banda ironizou o fato de que seu som nunca repercutiu tanto lá quanto no país natal:

“América. O Oasis está chegando. Vocês têm uma última chance de provar que nos amaram o tempo todo.”

A etapa norte-americana segue as 19 datas esgotadas da banda no Reino Unido e Irlanda, que tiveram todos os seus ingressos vendidos em poucas horas.

Tornando o anúncio ainda mais especial, o Oasis revelou que a banda de Rock Alternativo Cage the Elephant será a responsável pela abertura dos shows que vão acontecer na América do Norte. A seguir, conheça um pouco mais sobre o grupo, que já veio várias vezes ao Brasil!

Cage the Elephant irá abrir shows do Oasis

O Cage the Elephant foi formado em 2006 em Bowling Green, Kentucky, nos Estados Unidos. Durante sua trajetória, o grupo chamou a atenção do público por apresentar uma fusão de estilos musicais em suas experimentações, sempre mostrando que não pretendia ficar preso em apenas um segmento.

A banda atualmente é composta por Matt Shultz (vocal), seu irmão mais velho Brad Shultz (guitarra base), Nick Bockrath (guitarra solo), Matthan Minster (guitarra, teclado), Daniel Tichenor (baixo) e Jared Champion (bateria).

Em 2008, a banda lançou seu disco de estreia homônimo e viu seu nome ganhar destaque na indústria com o single “Ain’t No Rest for the Wicked”, que alcançou a posição 32 na UK Singles Chart. O álbum apresentava inspirações do rock clássico, do som alternativo dos anos 90, do punk rock, blues e funk.

Já em seu segundo disco, Thank You, Happy Birthday, de 2011, o grupo priorizou elementos do punk rock e referências do grunge, apostando em elementos de grupos como o icônico Nirvana. Um dos destaques dessa era foi “Shake Me Down”, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de Rock Songs e Alternative Songs da Billboard.

Foi exatamente nessa época que eles fizeram a primeira passagem pelo Brasil, como atração do Lollapalooza Brasil 2012.

Continua após o vídeo

Figurinha carimbada no Lollapalooza Brasil

Com seu terceiro disco Melophobia, de 2013, o Cage the Elephant sentiu que encontrou sua própria identidade. O álbum apresentou o hit “Cigarette Daydreams”, que acumula mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify. Foi na turnê deste disco que eles voltaram ao Brasil, em 2014, para seu primeiro show solo em São Paulo e outra participação no Lollapalooza Brasil.

Em 2015, a banda ganhou seu primeiro Grammy com Tell Me I’m Pretty sendo eleito o Melhor Álbum de Rock. Mas o grupo continuou fazendo experimentações, incorporando elementos da música eletrônica e psicodélicas em seus trabalhos seguintes, que também fizeram com que o grupo voltasse ao Brasil em 2017 – novamente, adivinha, para o Lollapalooza Brasil, mas desta vez também com um show solo no Circo Voador.

No entanto, em 2020, quando a banda venceu seu segundo Grammy de Melhor Álbum de Rock com a obra Social Cues, de 2019, o vocalista da banda, Matt Shultz, já não estava muito bem.

O músico enfrentou algumas complicações em sua saúde mental após uma combinação de remédios que só foi revelada no início deste ano de 2024. Na ocasião, Matt usou suas redes sociais para compartilhar um texto bastante sincero, no qual contou o que aconteceu com ele após sua prisão por porte ilegal de arma em 2023.

Continua após o vídeo

A batalha mental de Matt Shultz

Shultz dividiu com os fãs que passou os últimos três anos “lutando para superar uma crise total de saúde mental”. Ele apontou que entrou em psicose devido a “uma resposta iatrogênica a um medicamento que me foi prescrito” e afirmou que era um milagre ele estar vivo. O vocalista disse ainda que, após ter sido liberado da prisão, ficou dois meses em um hospital e passou por meses de tratamento ambulatorial.

O relato de Matt foi compartilhado cerca de um mês depois que o Cage the Elephant encerrou seu hiato de cinco anos e anunciou seu retorno com a faixa-título “Neon Pill”, que antecipou o novo disco da banda. A faixa mostrou a banda acertando na dosagem de Rock Alternativo e Psicodélico, com uma pitada de Pop que torna a sonoridade bastante radiofônica e grudenta, no melhor sentido.

Neon Pill foi lançado em maio deste ano e, desde então, a banda voltou aos palcos de festivais e pegou a estrada com uma nova turnê, apresentando ao público novamente suas performances enérgicas e bastante elogiadas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!