O rock foi ao cinema

Há 21 anos, “Escola de Rock” apresentava o gênero às novas gerações com Jack Black

Filme de Richard Linklater foi lançado em 2003 e, até hoje, é visto como um marco para o gênero

Escola de Rock (Jack Black)
Foto: Divulgação

Lançado em 2003, o filme Escola do Rock foi um sucesso imediato, tanto de bilheteria quanto de crítica, arrecadando mais de 130 milhões de dólares globalmente. Dirigido por Richard Linklater e estrelado por Jack Black, o filme se tornou um clássico cult entre os fãs de música e comédia. 

A história de um músico fracassado que vira professor substituto em uma escola de elite, levando o rock para a sala de aula, chamou atenção pela sua leveza e por trazer uma nova perspectiva sobre o gênero, àquela época ligado a histórias de excessos e tragédias na forma de cinebiografias.

Continua após o trailer

Uma abordagem leve e inovadora para o rock

Enquanto o cinema já retratou a vida de vários astros do rock de forma trágica, com filmes como The Doors e Bohemian Rhapsody, Escola de Rock não se concentrou nos excessos e nas dificuldades enfrentadas por artistas do gênero. Em vez disso, a narrativa apresentou o rock como uma ferramenta de expressão e criatividade. 

Jack Black, no papel de Dewey Finn, trouxe uma dinâmica voltada para a comédia e a superação, numa trama que envolvia os alunos de uma escola de elite aprendendo sobre música de maneira pouco convencional. O filme apresentou o estilo musical como uma linguagem universal, capaz de unir diferentes públicos.

Uma nova encarnação para Escola de Rock

Treze anos após a estreia, o canal Nickelodeon decidiu retomar o universo do filme com uma série infanto-juvenil. Foram três temporadas de School of Rock, entre 2016 e 2018 – com um novo elenco, claro.

Porém, quem retornou como roteirista foi Mike White. Ele interpreta Ned Schneebly no longa, além de ter assinado o roteiro do filme e tem uma carreira prolífica por trás das câmeras. Tanto que agora é mais conhecido por uma outra série: The White Lotus, sucesso da HBO que ele criou e escreveu a maioria dos episódios.

Por onde andam os atores

O elenco infantil foi um dos maiores trunfos de Escola de Rock. Entre os jovens talentos, Miranda Cosgrove (Summer) continuou sua carreira na televisão, tornando-se conhecida pela série iCarly, que recentemente teve seu próprio reboot. 

Joey Gaydos Jr. (Zack), que interpretava o guitarrista da banda, se afastou das telas, mas manteve sua carreira musical. Kevin Clark (Freddy), o baterista, seguiu no mundo da música até seu falecimento em 2021. Dois dos atores, Caitlin Hale e Angelo Massagli, hoje uma obstetra e um advogado, até se tornaram um casal.

Jack Black é o nome mais conhecido de todo o elenco, com uma carreira ainda movimentada – tanto no cinema como na música, com sua banda Tenacious D. O ator chegou a dizer que gostaria de fazer uma sequência do filme. Enquanto ela não acontece, é possível conferir o original via locação digital, entre R$6,90 e R$11,90, no Prime Video, YouTube e AppleTV+.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!