Divididos entre os palcos e os cargos públicos

Eleições: relembre 7 músicos do Rock que entraram na política

Descubra quais artistas tiveram uma carreira de sucesso na política ao longo das décadas

Jello Biafra, ex-vocalista do Dead Kennedys
WikiCommons

Apesar de existir uma lista extensa de músicos que abordam questões políticas em seus trabalhos, alguns deles decidiram ir além e dividir os palcos com os cargos públicos.

Nem sempre os eleitores conseguem levar a sério as candidaturas de algumas celebridades, mas aquelas que foram capazes de provar seu comprometimento e dedicação às suas propostas garantiram suas vagas na política.

Em clima de eleições no Brasil, muitos amantes da música ainda ficam surpresos ao descobrir que alguns artistas decidiram investir seu tempo em uma carreira política. A seguir, confira uma lista com 7 músicos do Rock que entraram na política internacional, para mostrar que este não é o caso apenas por aqui!

Músicos que entraram na política

Krist Novoselic

Krist Novoselic, baixista do Nirvana, quase concorreu ao cargo de vice-governador do estado de Washington em 2004 pelo partido Democrata.

Apesar disso não ter acontecido, ele teve uma breve candidatura ao cargo de escrivão do Condado de Wahkiakum em 2009 como membro do partido fictício Grange. A ideia foi testar as leis de Washington, que permitem que qualquer pessoa de qualquer partido concorra a um cargo, mas ele desistiu antes mesmo da eleição.

No entanto, o baixista do Nirvana foi responsável por fundar a JAMPAC (Joint Artists and Musicians Political Action Committee), uma organização que lutou contra uma série de projetos de lei restritivos, como o “Teen Dance Ordinance”, uma lei de 1985 que dificultava a participação de menores em eventos de rock.

Mais recentemente, em 2024, Novoselic participou da criação do Cascade Party, no estado de Washington, e anunciou que iria concorrer na disputa presidencial dos EUA para ajudar seu partido a garantir os requisitos necessários para ser estabelecido oficialmente. Segundo o músico, se tornar o próximo líder dos EUA não está em seus planos.

Dave Rowntree

Dave Rowntree, baterista do Blur, se tornou ativo na política desde que se filiou ao Partido Trabalhista na Grã-Bretanha em 2002. Depois de ter se candidatado algumas vezes a cargos políticos e perdido em 2007, 2008 e 2011, o músico finalmente conseguiu atingir seu objetivo em 2017.

Naquele ano, Rowntree foi eleito para o Conselho do Condado de Norfolk, representando a University Ward, e atuou até 2021, quando renunciou ao cargo citando responsabilidades de proteção à sua família durante a pandemia.

Este ano, o músico foi selecionado como candidato do Partido Trabalhista para representar o distrito eleitoral de Mid Sussex como membro do parlamento, mas ele não foi eleito.

Peter Garrett

Peter Garrett, vocalista da banda de rock alternativo Midnight Oil, inicialmente concorreu a uma posição no Senado australiano em 1984.

No entanto, após sua derrota, o músico só foi se dedicar novamente à carreira política em 2004, depois de ter saído de sua banda em 2002. Garrett se tornou membro do Parlamento australiano, representando Kingsford Smith, uma pequena divisão eleitoral em Nova Gales do Sul.

O que muitos não esperavam é que o mandato do cantor seria marcado por controvérsias após ele ter mudado de opinião em várias questões, principalmente nas que foram abordadas em letras de sua banda, deixando muitos fãs decepcionados.

Garrett também assumiu o cargo de Ministro do Meio Ambiente em 2007, sendo responsável por liderar a política de conservação da caça às baleias, culminando na cessação da caça comercial e “científica”. Já entre 2010 e 2013, o músico se tornou Ministro da Educação, Infância e Juventude.

Jello Biafra

Jello Biafra, ex-vocalista da icônica banda de Punk Rock Dead Kennedys, concorreu à prefeitura de São Francisco, Califórnia, em 1979.

Mesmo apontando em sua campanha que os empresários deveriam usar fantasias de palhaço dentro dos limites da cidade, o músico ficou em quarto lugar entre 10 candidatos e atraiu 3,79% dos votos.

Já em 2000, Biafra tentou concorrer à presidência do Green Party, o Partido Verde dos EUA, escolhendo até o ativista preso Mumia Abu-Jamal como seu companheiro de chapa. No entanto, a nomeação acabou ficando com Ralph Nader, que concorreu em três eleições consecutivas.

Joe Walsh

Joe Walsh, guitarrista do Eagles, anunciou em 1980 que iria concorrer à presidência. Acontece que, mesmo se fosse eleito, ele não poderia exercer o cargo – na época, ele tinha apenas 33 anos e a idade mínima para ser presidente dos EUA é 35 anos.

Apesar de tudo, o músico insistiu e fez uma campanha simples, que atraiu muitos olhares já que uma de suas propostas era oferecer gasolina grátis para todos. Além disso, Walsh prometeu substituir o hino nacional por sua música “Life’s Been Good”, que aborda temas como bebida, festa e drogas.

Ainda que não tenha tido sucesso e tudo tenha tido um tom de piada, ele concorreu novamente em 1992. Desta vez, Walsh entraria como vice-presidente do seu companheiro de chapa, o Reverendo Goat Carson, e o lema da campanha era “Queremos nosso dinheiro de volta!”.

Jon Fishman

Inspirado por Krist Novoselic a se dedicar em suas eleições locais, Jon Fishman, baterista e cofundador da banda Phish, se tornou vereador em Lincolnville, Maine, em 2017.

A movimentação aconteceu depois de Fishman ter apoiado publicamente o senador Bernie Sanders nas eleições primárias que definiram o candidato democrata à presidência dos EUA no pleito de 2016.

É um dos poucos casos de sucesso na aventura política, já que, como vimos acima, boa parte dos exemplos são de candidaturas frustradas.


Sonny Bono

Sonny Bono alcançou uma carreira de sucesso na música na década de 1960 ao lado de sua então esposa Cher. Após ter se separado da cantora, com quem lançou o hit “I Got You Babe”, e ter encerrado os trabalhos da dupla Sonny & Cher, o músico foi eleito prefeito da cidade de Palm Springs, na Califórnia, e ocupou o cargo entre os anos de 1988 e 1992.

Já em 1994, Bono foi eleito para a Câmara dos Representantes pelo mesmo estado, em um cargo similar aos nossos Deputados Federais. Ele permaneceu na vaga até 1998, quando faleceu após um acidente em uma pista de ski.

Sua então esposa Mary foi escolhida para cumprir o resto de seu mandato, e foi reeleita mais 7 vezes.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!