Valerie Horwood, uma paciente terminal com câncer, foi enganada por um golpista que fingiu ser o guitarrista Ritchie Blackmore, cofundador do Deep Purple, e perdeu US$184 mil (cerca de R$1 milhão) ao enviar uma série de cartões-presente da Apple para o criminoso durante um período de três anos.
Valerie, de 81 anos e moradora do condado de Hampshire, na Inglaterra, foi colega de classe de Blackmore e se conectou com o farsante pelo Facebook. Após os contatos iniciais, o golpista começou a solicitar dinheiro para investimentos falsos por meio de aplicativos de mensagens e resgatava os cartões em muitos pontos de venda e supermercados.
O golpe só foi descoberto quando Horwood foi forçada a pedir dinheiro à família para pagar as contas. Sua filha, Debbie, ficou desconfiada pela atitude da mãe e acessou a conta bancária de Valerie, descobrindo que suas economias haviam desaparecido.
Em entrevista ao The Sun, Debbie afirmou, reforçando que a mãe não conseguia acreditar que tinha sido enganada (via Loudwire):
“Minha mãe não é uma velha estúpida. Ela é muito esperta e muito ligada. Ela provavelmente estava muito solitária. Ela estava gostando das conversas que eles estavam tendo. É de partir o coração que ela tenha sido enganada. Ela foi levada a uma falsa sensação de segurança pensando que tinha uma amiga muito boa que era uma pessoa famosa. Ela realmente não acreditou em nós quando dissemos a ela que era um golpe.”
Imagina a desilusão!
Idosa com câncer conversava com falso ex-membro do Deep Purple
Conforme a situação financeira de Valerie piorava, a idosa ficou tão perturbada que supostamente tentou suicídio, como contou Debbie:
“O mundo dela simplesmente desmoronou. Ela não conseguia compreender o que tinha acontecido. É difícil aceitar que você acabou de dar todo o seu dinheiro para um golpista.”
O caso, agora, está sob investigação pela polícia local no Reino Unido e uma página de arrecadação de fundos foi lançada para ajudar a recuperar as economias de Horwood, que sofre de câncer de pâncreas, fígado e baço. A filha finalizou:
“Estamos lutando por justiça para minha mãe e para recuperar seu dinheiro para que ela possa decidir o que quer fazer com ele no tempo que lhe resta. Minha mãe pode precisar ir para uma casa de repouso em breve e é para isso que ela pode usar seu dinheiro — não para alguns golpistas comprarem um relógio Rolex ou um carro inteligente”.
Que tudo se resolva para Valerie!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!