Para celebrar o Dia das Crianças

5 artistas brasileiros que lançaram discos voltados para as crianças

Confira obras clássicas e trabalhos mais recentes dedicados ao universo infantil!

5 artistas brasileiros que lançaram discos voltados para as crianças
Divulgação

A música pode nos acompanhar em todas as fases da vida. Na infância, por exemplo ela parece estar presente em praticamente todos os momentos!

Canções com temas fantasiosos ou que apresentam reflexões através de letras leves e sonoridades animadas são usadas muitas vezes para ninar crianças, distraí-las com a ajuda de programas infantis, ensinar algo em atividades escolares e de tantas outras maneiras.

Publicidade
Publicidade

Com o Dia das Crianças, que é celebrado neste sábado, 12 de outubro, reunimos alguns discos dedicados ao universo infantil que foram gravados por artistas brasileiros. As obras que você irá encontrar a seguir incluem músicas que buscam transmitir mensagens educativas e fomentar a imaginação das crianças da melhor maneira possível.

Nossa lista contempla tanto álbuns que foram gravados por grandes nomes da música popular brasileira e marcaram algumas gerações, como trabalhos de artistas mais novos que estão explorando sons mais experimentais voltados para as crianças – mas não apenas para elas. Confira abaixo!

5 artistas brasileiros que lançaram discos para as crianças

Chico Buarque – Os Saltimbancos

Chico Buarque lançou em 1977 o disco infantil Os Saltimbancos, com adaptações em português das músicas de uma peça de teatro musical compostas originalmente pelo italiano Sergio Bardotti com os arranjos do pianista argentino Luis Enríquez Bacalov.

As canções contam com as participações de Miúcha cantando na pele da Galinha, Nara Leão vivendo a Gata e também Magro e Ruy, do grupo MPB4, nas vozes do Jumento e do Cachorro, respectivamente.

Os Saltimbancos narra a história de quatro animais que se sentem explorados e fogem para tentar a carreira como músicos. Muitos acreditam que o músico usou a trama como metáfora de questões políticas que marcaram o regime militar brasileiro naquela época.

Vinicius de Moraes – A Arca de Noé

O saudoso e genial Vinicius de Moraes foi o compositor de um dos clássicos da música infantil: o disco A Arca de Noé. O trabalho lançado em 1980 reúne poemas musicados nos anos 1950 por seu amigo Paulo Soledade e ainda conta com a participação especial de Toquinho, seu parceiro musical de longa data.

Diversas canções do álbum falam sobre animais, e por isso a alusão à história bíblica que deu nome ao disco. Além disso, os temas também incluem objetos e coisas cotidianas como casa, porta e relógio. A obra apresenta ainda participações pra lá de especiais de lendas da MPB incluindo Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Elis Regina e muito mais.

Adriana Partimpim – Adriana Partimpim

Depois de ter lançado cinco discos de estúdio, a talentosíssima Adriana Calcanhotto adotou o heterônimo Adriana Partimpim para lançar em 2004 seu primeiro disco infantil.

O álbum que levou o nome da personagem apresentou tanto releituras de músicas já conhecidas do público infantil, como “Ciranda da Bailarina”, até interpretações que não foram escritas para este público. Estas ganharam versões suaves na voz de Adriana, como aconteceu com “Fico Assim Sem Você” (Abdullah e Cacá Moraes), sucesso na interpretação de Claudinho & Buchecha.

O disco conquistou o Grammy Latino de melhor álbum infantil daquele ano e foi o primeiro de outros três discos que seriam lançados posteriormente por Adriana Partimpim. O mais recente deles, O Quarto, foi liberado nesta quinta-feira (1), e conta com canções tanto da própria Adriana como também de Rita Lee e Marisa Monte.

Tuyo – Quem Eu Quero Ser

A Tuyo lançou recentemente um belíssimo disco infantil intitulado Quem Eu Quero Ser, onde o trio formado por Lio, Lay e Machado apresenta reflexões sobre suas lembranças de quando eles eram crianças através de divertidas músicas.

Nas canções, o grupo resgata momentos como levar para casa um animalzinho de rua por quem se apaixona, ou ter que lidar com as dinâmicas familiares de alguma forma. Além disso, o grupo segue trazendo o olhar questionador de sua discografia, ao debater no novo álbum sobre métodos de castigo, revisitando ingenuidades e reconstituindo os dilemas daquele período de suas vidas.

Pato Fu – Música de Brinquedo

Em 2010, o Pato Fu apresentou aos fãs um som um pouco mais experimental ao lançar seu disco Música de Brinquedo, que foi gravado a partir de instrumentos de brinquedo e miniaturas. Com esses equipamentos, a banda regravou alguns clássicos da música brasileira e mundial, incluindo “My Girl”, “Love Me Tender”, “Ovelha Negra”, “Sonífera Ilha” e mais.

O disco contou com a voz da filha de Fernanda Takai e John Ulhoa, Nina Takai, em algumas faixas. Também rendeu ao Pato Fu o Grammy Latino de melhor álbum infantil de 2011.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile