Ninguém disse que era fácil lidar com ele...

5 músicos que odeiam Morrissey, do The Smiths

Confira alguns dos desafetos que o líder do The Smiths acumulou ao longo da carreira

Morrissey na Broadway
Foto: Reprodução/Instagram

Morrissey e seu fantástico trabalho no The Smiths fizeram história na cena da música dos anos 80. Apesar da breve trajetória de apenas 5 anos, a banda britânica praticamente criou o Indie Rock através de seus quatro discos de estúdio.

O grupo dono de clássicos como “There Is a Light That Never Goes Out” e “Heaven Knows I’m Miserable Now” conquistou uma legião de fãs. No entanto, com o passar dos anos, muitos deles se viram obrigados a separar a obra do artista quando se trata do vocalista do grupo.

Publicidade
Publicidade

Apesar de Moz ter marcado uma geração mostrando sua compaixão ao cantar sobre marginalidade, solidão e empatia com os oprimidos e excluídos, suas críticas frequentes a colegas músicos e seus discursos cada vez mais voltados à extrema direita foram fazendo com que muitos perdessem a admiração por ele.

O líder do The Smiths foi ganhando antipatia não só de fãs como de outros artistas, que em algumas oportunidades decidiram compartilhar sua aversão ao cantor britânico. A seguir, você pode conferir alguns comentários, reunidos pelo portal Far Out, de artistas que declararam seus desafetos por Morrissey.

5 músicos que odeiam Morrissey

Integrantes do The Smiths

Apesar de Morrissey e Johnny Marr considerarem o último disco lançado pelo The Smiths, Strangeways, Here We Come, como o melhor da carreira da banda, o trabalho não foi capaz de manter o grupo unido.

Após terem encerrado suas atividades, o baterista Mike Joyce e o baixista Andy Rourke entraram na justiça porque descobriram que Marr e Morrissey estavam levando 80% da renda dos royalties dos Smiths.

Alegando que suas contribuições na banda tinham sido reduzidas a “facilmente substituíveis como as peças de um cortador de grama”, os músicos receberam a parte justa do valor após o próprio juiz presidente da audiência ter se referido a Moz como “desonesto, truculento e não confiável”.

Mantendo o seu jeito nada afetuoso, Morrissey revidou as alegações chamando seus ex-colegas de banda de ineptos em seus trabalhos. De lá pra cá, as tretas entre Morrissey e Johnny Marr também têm sido contínuas, com um capítulo recente jogando ainda mais lenha na fogueira.

Clima leve para encerrar a carreira de uma lendária banda, né?

David Bowie

Apesar de David Bowie e Morrissey terem ficado amigos após cantarem juntos uma versão ao vivo de “Cosmic Dancer”, do T-Rex, em 1991, a relação entre eles foi bastante breve.

Após Bowie ter percebido que o riff de saxofone por trás da faixa “I Know It’s Gonna Happen Someday”, lançada por Moz em seu terceiro disco solo Your Arsenal, lembrava os segundos finais de sua música “Rock and Roll Suicide”, ele tomou uma atitude que o líder do The Smiths não parece ter gostado.

O saudoso David decidiu gravar sua própria versão da faixa de Morrissey e a incluiu em seu vigésimo disco de estúdio, Black Tie White Noise, justificando: “Reparei que ele estava copiando uma das minhas músicas e pensei: ‘não vou deixá-lo escapar ileso disso'”.

Matt Berninger (The National)

A influência do The Smiths na criação do The National é bastante perceptível, principalmente nos vocais de Matt Berninger, que nos fazem lembrar do tom trêmulo da voz de Morrissey. Porém, o sentimento de admiração foi se tornando cada vez menor a partir das declarações controversas do vocalista veterano.

Ao The Guardian, Berninger abordou o assunto certa vez dizendo:

“Faz muito tempo que não ouço Morrissey. É um pouco difícil separar a repugnância das coisas que ele disse. […] Eu tenho um amor genuíno por ele. Mas estou no mesmo barco que todos os fãs de Morrissey, tipo: ‘Aff, por favor!'”.

Robert Smith (The Cure)

Morrissey iniciou uma rivalidade com o The Cure quando a banda estava começando a explorar o rock gótico. O líder do The Smiths afirmou que a banda comandada por Robert Smith não tinha profundidade e recebeu uma resposta do lendário cantor, que em entrevista ao The Quietus declarou:

“Ele é um cretino miserável. Ele é tudo o que as pessoas pensam que eu sou. Morrissey canta a mesma música toda vez que abre a boca. Se ao menos as pessoas soubessem o quão fácil é estar em grupos como os Smiths…”

Warlock Pinchers

A banda norte-americana de Punk Warlock Pinchers pegou pesado ao demonstrar todo o seu ódio por Moz na música “Morrissey Rides a Cockhorse”. Além de chamar a música dos Smiths “Suedehead” de chata, em um trecho eles descrevem o músico de forma nada agradável:

“Aquele filho da puta chorão, filho da puta sem talento / Idiota bastardo, chupador de pau que bate as bolas”

Em 2019, o vocalista Andrew Novick disse em entrevista ao Westword que a motivação para lançar a música no final dos anos 80 foi o fato de Morrissey estar se tornando “cada vez mais popular e ficando ainda mais chorão e deprimido”. Segundo eles, era algo que “parecia calculado e pomposo” e, por isso, “ele era um alvo fácil”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile