Ponto final

Sinal dos tempos: duas das maiores revistas de guitarra do mundo anunciam fim de suas publicações

Tanto a Total Guitar quanto a Guitar Player anunciaram o fim de suas edições físicas

Revistas especializadas em guitarra, Total Guitar e Guitar Player anunciam fim de edições impressas
Revistas especializadas em guitarra, Total Guitar e Guitar Player anunciam fim de edições impressas

Duas das maiores revistas de guitarra do mundo estão encerrando suas publicações impressas e colocando ponto final em uma era que serviu muitos amantes de música ao redor do planeta. A Total Guitar e a Guitar Player, ambas bastante conhecidas até mesmo no Brasil, terão suas últimas edições na mesma semana.

A primeira, que já foi a revista dedicada ao instrumento mais vendida no Reino Unido e na Europa, produziu recentemente sua última edição impressa após 30 anos presente no mercado editorial, que estará à venda a partir de 18 de Outubro.

Lançada em 1994, no auge do Britpop, a Total Guitar estampou capas tanto com bandas emergentes da época, como Oasis, Blur e Supergrass, quanto ícones estabelecidos do Rock, como The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin, Johnny Marr, do The Smiths, e Slash, do Guns N’ Roses.

Em seu conteúdo, a publicação trazia entrevistas, aulas e análises de absolutamente tudo relacionado à guitarra – e pautando todos os gêneros musicais. Tim Tucker, que assumiu como editor a partir da segunda edição, substituindo o editor de lançamento Karl Foster e trabalhando na revista até 1997, comentou (via Guitar World):

“Estávamos focados em desenvolver um novo estilo de revista de guitarra. Uma que refletisse as bandas de guitarra contemporâneas dos anos 1990 e atraísse uma nova geração de músicos.”

Para sua edição final, a Total Guitar apresenta uma enorme capa retrospectiva relembrando alguns dos maiores momentos da revista, celebrando suas três décadas de sucesso. O editor atual, Chris Bird, afirmou:

“A Total Guitar é uma instituição para a comunidade de guitarristas há 30 anos, empregando uma equipe extremamente talentosa e criativa de funcionários e freelancers desde o primeiro dia. Naquela época, a TG provavelmente foi a revista de guitarra mais ampla e acessível do mundo. Eu sempre digo que focamos em colocar o ‘Total’ na Total Guitar. Foi um privilégio absoluto para mim ter trabalhado com uma equipe tão incrível pelos últimos 17 anos e ter servido aos nossos leitores o melhor ensino, recursos de análises e muito mais nesse tempo. Obrigado por ler.”

Revistas de guitarra se despedem do mercado

A Guitar Player foi a outra revista que comunicou o fim de sua atuação no mercado editorial, esta após quase 58 anos. A última edição foi lançada neste dia 15 de Outubro trazendo o já citado Jimmy Page como capa. No entanto, o site da publicação continuará ativo, com o atual editor da revista, Christopher Scapelliti, assumindo o papel de editor-chefe digital.

Ao sei manifestar, Scapelliti disse (via Variety):

“Você testemunhou uma revolução. Quando a Guitar Player fez sua estreia há 58 anos, em 1967, marcou uma nova era para a guitarra. Pela primeira vez, o instrumento foi celebrado em uma revista publicada regularmente, dedicada a promover guitarristas, equipamentos de guitarra e seus fabricantes, e o virtuosismo da guitarra. O que o fundador Bud Eastman começou, lançou a primeira pedra de um império que faria surgir muitas outras revistas — incluindo Bass Player, Frets e Keyboard — publicar livros, lançar discos e vídeos e muito mais. O sucesso da Guitar Player também abriu as portas para vários outros títulos, incluindo nossa revista irmã Guitar World, enriquecendo ainda mais a vida de guitarristas em todos os lugares.”

De acordo com os portais, assinantes impressos terão suas assinaturas transferidas para uma publicação irmã, a Guitar World, a menos que solicitem especificamente um reembolso. O mesmo acontecerá com assinantes da Total Guitar, que serão transferidos para a revista Guitarist caso desejem permanecer inscritos.

A gente lamenta muito…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!