Apesar de ser quase inevitável não pensar em guitarras elétricas e muito barulho quando falamos de Rock, é fato que bandas e artistas dedicados ao gênero surpreenderam seus fãs muitas vezes com belíssimas e impressionantes versões acústicas.
Ao interpretarem seus sucessos de uma maneira mais intimista, normalmente em momentos que estão acompanhados por seus fãs, as músicas acabam provocando uma nova perspectiva sobre o que pode ser o rock. Além disso, as letras costumam ficar mais evidentes, permitindo que os ouvintes se conectem de uma forma ainda mais profunda com as mensagens e reflexões apresentadas nessas canções, e também é possível ouvir seus ídolos fazendo experimentações com a voz durante essas performances.
Em algumas situações, as versões acústicas até superam as originais e sua energia crua, que em certos momentos acaba revelando a profundidade por trás de clássicos do Rock, ajuda a promover uma experiência inesquecível àqueles que estão ouvindo.
Pensando nisso, separamos abaixo as 10 melhores versões acústicas de clássicos do Rock interpretadas por artistas internacionais e nacionais. Confira a seguir!
As 10 melhores versões acústicas de clássicos do Rock
Led Zeppelin – “Stairway to Heaven”
Apesar de todos conhecerem a introdução inconfundível da versão original do clássico de 1971 do Led Zeppelin, marcada pela guitarra melódica e flautas doces, a versão acústica de “Stairway to Heaven” encanta a todos com um belíssimo riff de violão em sua introdução.
Eagles – “Hotel California”
A versão acústica da emblemática faixa-título do quinto disco de estúdio dos Eagles, Hotel California, conquistou os fãs da banda ao apresentá-la em um novo contexto, no qual ela surge acompanhada por cordas espanholas, proporcionando um ritmo bastante envolvente e diferente do original à canção.
- Format: LP
- Label: Cult Legends
- Genre: Rock/Limited Edition Live Recordings
- Year: 1994
Incubus – “Drive”
Ao apresentar uma versão acústica de seu hit de 1999, o Incubus mostrou que é possível manter o espírito da faixa original mesmo em uma performance mais intimista. Além disso, a voz rouca do vocalista Brandon Boyd ganha ainda mais destaque nesta performance de “Drive”, chamando atenção para a letra que reflete sobre ser conduzido pelo medo ao longo da vida e tomar decisões a partir desta sensação.
Pearl Jam – “Black”
Em 1992, o Pearl Jam apresentou uma versão ao vivo e intensa de seu sucesso “Black”, lançado em seu disco de estreia Ten. A performance do MTV Unplugged deixou muitos fãs emocionados com os vocais poderosos e ao mesmo tempo trêmulos de Eddie Vedder, que acompanharam o desempenho impressionante de seus companheiros de banda.
Lulu Santos – “Tempos Modernos”
Lulu Santos lançou em 1982 a canção “Tempos Modernos”, que se tornou o maior sucesso de sua carreira. Em 2000, ao lançar o famoso Acústico MTV, a canção inspiradora ganhou uma versão mais agitada, com experimentações vocais do cantor e que se tornou a favorita de muitos fãs. Para efeitos de comparação, a versão original tem 19 milhões de reproduções no Spotify, enquanto a acústica tem 90 milhões!
Titãs – “Pra Dizer Adeus”
Apesar dos Titãs terem ajudado a definir o rock nacional com suas canções mais enérgicas, a banda surpreendeu a todos com seu elogiado Acústico MTV, lançado em 1997. Uma das faixas de destaque da obra foi a regravação do sucesso “Pra Dizer Adeus”, que ganhou uma nova roupagem combinando perfeitamente com a composição.
- Artista: Titãs
- Pop Nac
- CD Nacional
- Quantidade no pacote: 1
Cássia Eller – “Malandragem”
A versão acústica de “Malandragem” interpretada pela saudosa Cássia Eller em seu Acústico MTV se tornou uma das obras mais aclamadas da carreira da icônica cantora. Através de seus vocais inconfundíveis, Cássia fez a canção composta originalmente por Cazuza e Frejat ganhar ainda mais força.
Oasis – “Wonderwall”
Os fãs do Oasis foram capazes de sentir ainda mais a intensidade do hit “Wonderwall” depois que o Oasis apresentou uma versão acústica incrível durante a gravação do MTV Unplugged em 1996. Marcada por suas harmonias e acordes suaves, a versão ainda mostra Liam e Noel Gallagher fazendo experimentações vocais ao longo da interpretação de um dos maiores sucessos do Britpop.
KISS – “Rock and Roll All Night”
Ao participar do MTV Unplugged em 1995, o KISS apresentou uma versão acústica sensacional de seu hino “Rock and Roll All Night”. A performance contou com os membros originais Ace Frehley e Peter Criss e foi bastante celebrada pelos fãs, mostrando que o grupo consegue manter sua essência enérgica mesmo trocando as guitarras por violões.
- Kiss (Author)
Linkin Park – “Crawling”
A trajetória do saudoso Chester Bennington foi marcada por lendárias performances ao lado do Linkin Park, e uma delas foi a interpretação acústica de “Crawling” incluída no álbum ao vivo One More Light Live. Na faixa, o cantor é acompanhado somente por um piano e pelo coro dos fãs enquanto apresenta uma versão comovente e simplificada da faixa de 2000, destacando seu vocal impecável.
- Cd – 1
- Importado
- Internacional
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ACÚSTICO
Músicas acústicas para relaxar, estudar, meditar e se concentrar. Tudo com a curadoria do Tenho Mais Discos Que Amigos! Ouça a Playlist TMDQA! Acústico e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!