Polêmica...

Que tristeza: Van Halen pode lançar inéditas com IA no lugar de Eddie Van Halen

Alex Van Halen revelou em entrevista que pode usar a inteligência artificial para finalizar material da banda inacabado

Van Halen
Foto: Wikimedia Commons

O Van Halen pode estar prestes a presentear seus fãs, mas não da maneira como todos gostariam.

Em nova entrevista para a Rolling Stone dos EUA, o baterista Alex Van Halen revelou que pensa em finalizar material inédito do grupo utilizando a inteligência artificial para gerar novos solos de guitarra.

Publicidade
Publicidade

Além disso, existe a possibilidade de Alex contar com Robert Plant, do Led Zeppelin, como vocalista. Segundo o músico, o arquivo da banda está cheio de gravações de jam sessions e faixas inacabadas que podem se transformar em algo novo.

De acordo com ele, a IA serviria para analisar os padrões de como seu saudoso irmão Eddie Van Halen, guitarrista do Van Halen que morreu em 2020, teria tocado e, a partir disso, criar novos solos.

O projeto, inclusive, já teria sido iniciado, pois Alex entrou em contato com a OpenAI, mesma organização por trás do ChatGPT, para entender como a criação de novas faixas musicais poderia ser realizada.

Em relação a Plant, Alex contou que não fala com o ex-integrante do Zeppelin há mais de três décadas, mas sugeriu que acredita na chance de Robert topar:

“Quando as condições forem adequadas, as coisas se manifestarão.”

Será que daria bom essa junção toda?

Última música feita por Eddie Van Halen com seu irmão Alex

Em tempo, Alex lançará nos próximos dias a última música em que Eddie trabalhou através de uma versão em audiobook que será liberada em seu livro de memórias, Brothers, previsto para chegar em 22 de Outubro.

A edição falada da obra será dublada pelo próprio Alex e a faixa em questão, não à toa, se chamará “Unfinished”, fazendo parte da narrativa do material, como te contamos aqui.

Sair da versão mobile