O mundo da música foi surpreendido nesta quarta-feira, 16 de Outubro, com a triste notícia do falecimento do cantor pop Liam Payne, que ficou conhecido mundialmente ao integrar a boyband One Direction.
O astro britânico, que tinha apenas 31 anos e marcou a vida de milhões de jovens, nos deixou cedo demais após cair da sacada do quarto de um hotel no terceiro andar em Buenos Aires, Argentina, de acordo com a polícia local.
A causa exata da queda ainda está sob investigação. No entanto, segundo o relato da polícia, ela foi chamada ao hotel CasaSur pouco antes do acidente, após ser notificada sobre um “homem agressivo que poderia estar sob efeito de drogas e álcool”. A suspeita é de que essa pessoa seria o artista, mas a polícia não fez essa confirmação até o momento.
O chefe do serviço médico de emergência de Buenos Aires informou à mídia local que Payne foi levado ao hospital, mas sofreu ferimentos “muito sérios” como resultado da queda e não havia “nenhuma possibilidade de ressuscitação”.
Liam Payne e o sucesso do One Direction
Liam Payne, que nasceu em Wolverhampton, na Inglaterra, fez seu primeiro teste para o programa X Factor em 2008, quando tinha 14 anos de idade.
Após apresentar uma versão a capella do clássico “Fly Me to the Moon” de Frank Sinatra, Liam passou na primeira audição e ainda participou de mais algumas etapas da competição até que o jurado Simon Cowell disse para ele retornar quando fosse mais velho.
Dois anos depois, Liam retornou ao programa. Depois de passar na primeira audição cantando “Cry Me a River”, que ficou popular com a interpretação de Ella Fitzgerald, Simon Cowell decidiu reunir Liam com Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan, que também tinham sido aprovados em suas audições individuais, para formar o One Direction e eles seguirem na competição.
O grupo chegou até a final daquela edição e conquistou o terceiro lugar do pódio, mas este foi apenas o início de uma trajetória de sucesso.
Continua após o vídeo
O fenômeno One Direction
Isso porque, ao longo do programa, a boyband se tornou um fenômeno mundial. Após ter encerrado sua participação no reality show musical, a banda assinou um contrato de 2 milhões de dólares com a gravadora Syco e, em 2011, lançou seu disco de estreia, Up All Night.
A partir daquele momento, o sucesso do 1D se tornou ainda maior. Ao longo de seis anos de estrada, a banda lançou cinco álbuns, emplacou hits como “What Makes You Beautiful”, “Best Song Ever”, “Night Changes” e “Story of My Life”, e realizou algumas turnês mundiais, com apenas uma delas passando pelo Brasil.
Por aqui, o grupo realizou três shows durante a “Where We Are Tour”, sendo duas apresentações em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, todas em 2014.
Continua após o vídeo
A ruptura
A banda começou a demonstrar sinais de sua ruptura durante a turnê On The Road Again, em 2015, quando Zayn Malik anunciou que estava deixando o grupo. Após sua saída, o 1D ainda lançou o disco Made in A.M, que marcou o último trabalho do grupo, já como um quarteto.
Depois de muitos rumores, a boyband confirmou em 2016 que entraria em hiato quando finalizasse a turnê On The Road. O último show da banda, marcado por inúmeros abraços e interações entre os músicos, aconteceu em Sheffield, Inglaterra, no dia 21 de outubro de 2016. Desde então, a banda não voltou a se reunir.
Continua após o vídeo
Carreira solo e luta com a saúde mental
Após o hiato do grupo, Liam Payne lançou sua carreira solo em 2017 e atraiu os fãs com o single “Strip That Down”, lançado em parceria com Quavo. Cerca de dois anos depois, o músico liberou seu primeiro álbum de estúdio solo, LP1, que também contou com músicas em parceria com Alesso, Rita Ora, Zedd, J.Balvin e outros artistas.
Em 2021, o músico britânico falou abertamente sobre seus problemas com o uso de substâncias ao participar do podcast Diary of a CEO, e também revelou sua luta contra a depressão e seus vícios durante os anos do One Direction. Porém, em 2023, o músico celebrou ter passado 100 dias sem álcool.
Em março deste ano, Payne lançou seu primeiro single em três anos, “Teardrop”. De acordo com a NME, Liam teria supostamente adiado o lançamento do seu segundo disco solo devido ao fato de seu novo single não ter entrado no top 30 do Reino Unido. A música chegou à 43ª posição.
Poucas semanas antes de seu falecimento, no dia 2 de outubro, Liam foi visto em um camarote do show de seu ex-colega do One Direction, Niall Horan, na Movistar Arena, em Buenos Aires. Por lá, o músico chegou a cumprimentar alguns fãs e, após a performance, encontrou seu ex-companheiro de banda nos bastidores e fez alguns registros.
Continua após a foto
Nos últimos meses, Liam Payne estava recebendo diversas críticas após relatos de sua ex-noiva, Maya Henry, que publicou em maio deste ano um livro de ficção, Looking Forward, onde retrata um namoro conturbado entre um astro da música e uma fã. Ao ser entrevistada pela revista People no mês do lançamento, Henry afirmou que o enredo do livro conta com alguns elementos baseados em fatos reais (via Marie Clair).
A história apresenta situações como a pressão para que a protagonista faça um aborto, além de relatar agressões verbais e físicas. Ao veículo, Maya aprofundou sua vivência sobre o aborto forçado. No livro ela diz que a personagem acata a pressão do namorado, pois ele ameaçou deixá-la caso ela tenha o filho, e ao tentar interromper a gestação ela acaba tendo uma hemorragia. Sobre o assunto, ela disse na entrevista:
“O que passei na vida real é muito parecido com o que Mallory passou no livro. Definitivamente tive complicações e tive que ir sozinha para o hospital. Foi muito solitário ver esses homens dizendo: ‘Vai parecer uma menstruação intensa. Não vai ser tão doloroso. Vai ser fácil’”
Até o momento, nenhum dos outros integrantes do One Direction se manifestaram sobre a morte de Liam. Porém, alguns familiares dos artistas, instrumentistas que acompanhavam o 1D na estrada, e outras celebridades lamentaram a morte do músico.
O astro deixou seu filho Bear Grey, de 7 anos, fruto de seu antigo relacionamento com a cantora Cheryl Cole, e também sua namorada, Kate Cassidy, e sua família, que inclui sua mãe Karen, seu pai Geoff e suas irmãs Ruth e Nicola.
Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs do cantor. Descanse em paz, Liam Payne!