Músicas que vão te fazer chorar

As 5 músicas mais tristes de todos os tempos segundo votação popular

Sucessos de Pink Floyd e Alice in Chains estão entre as canções mais mencionadas

Alice in Chains e as músicas mais tristes do Grunge
Reprodução/YouTube

Em meio a uma lista extensa de músicas tristes lançadas ao longo da história, é difícil pensar naquelas que conseguem atender praticamente todos os gostos. Mas foi essa missão que um grupo de usuários do Reddit resolveu aceitar recentemente!

Recentemente, um tópico na rede social pediu recomendações de músicas que fossem consideradas as mais tristes de todos os tempos.

O usuário responsável pelo pedido descreveu que sua intenção era “chorar extremamente feio por uma hora seguida” e disse que as faixas poderiam ser de qualquer estilo musical. O internauta também disse que ficaria grato se as pessoas pudessem explicar o motivo de suas escolhas.

Focando em faixas acompanhadas tanto por melodias mais suaves e melancólicas como por ritmos mais acelerados e pesados, as escolhas abordam temas diversos, incluindo reflexões sobre vícios, términos de relacionamentos e até a morte.

Debate sobre músicas tristes

O comentário que, até o momento, recebeu mais votos positivos apontou que a música mais triste de todas era “Puff The Magic Dragon” do grupo de Folk Peter, Paul & Mary.

O internauta apontou que a música é considerada triste pois “é sobre um menino que cresce e deixa de ser amigo de seu melhor amigo” e várias pessoas concordaram com a colocação, dizendo que a música provocou memórias da infância.

Além da sugestão acima, o tópico também recebeu diversas recomendações incríveis de músicas de Rock e Metal. O portal Loudwire decidiu reunir as músicas destes gêneros que foram mais mencionadas na discussão. Confira a seguir!

As músicas mais tristes de todos os tempos

Alice in Chains – “Nutshell”

Muitas pessoas recomendaram o clássico de 1994 do Alice in Chains, com alguns inclusive destacando a versão acústica apresentada pela banda durante o show MTV Unplugged em 1996.

A performance emotiva mexe com muitos fãs ao mostrar o saudoso vocalista Layne Staley cantando versos como “I’d feel better dead” (“Eu me sentiria melhor morto”). Um dos internautas que escolheu a canção declarou:

“A versão do ‘MTV Unplugged’ é como se Layne cantasse em seu próprio funeral.”

Pink Floyd – “Wish You Were Here” / “A Saucerful of Secrets”

Uma das maiores músicas da carreira do Pink Floyd, “Wish You Were Here”, lançada em 1975, também foi uma das canções que mais surgiu no tópico. Enquanto um usuário declarou que a canção foi tocada no funeral de seu filho, outro apontou:

“‘Hurt’ de Johnny Cash e ‘Wish You Were Here’ de Pink Floyd. Ambas foram tocadas no funeral do meu irmão, depois que ele foi assassinado. Eu pessoalmente escolhi Pink Floyd, devido ao nosso amor compartilhado pela banda, e essa música era a nossa favorita. Ambas as músicas me fazem chorar facilmente. E eu não sou muito de chorar.”

Um fã do Pink Floyd sugeriu ainda a canção “A Saucerful of Secrets” de 1968 como a mais triste de todas, justificando que, para ele, aquela música foi o “último e assustador adeus de Barrett à banda que ele havia nomeado”, já que naquela época o vocalista Syd Barrett estava lutando com sua saúde mental.

Johnny Cash – “Hurt”

Assim como foi citado por um dos internautas acima, a cover de Johnny Cash para “Hurt” do Nine Inch Nails também foi uma das canções mais mencionadas por conta de seu caráter emocional.

Linkin Park – “One More Light”

Outra música bastante citada no tópico foi “One More Light” do Linkin Park. Certa vez, Mike Shinoda disse à Kerrang! que a canção foi escrita após um amigo da banda falecer por conta de um câncer, e ele comentou que “a coisa mais importante a fazer é se conectar com as pessoas que você ama e lembrá-las de que você se importa com elas”.

Um dia antes do lançamento do disco em maio de 2017, o Linkin Park apresentou a faixa no Jimmy Kimmel Live! e dedicou sua performance ao lendário Chris Cornell, do Soundgarden, que faleceu no dia anterior. Cerca de dois meses depois, o vocalista do LP, Chester Bennington, também nos deixou, e “One More Light” foi lançada como o próximo single do novo disco.

Ao mencionarem a faixa na recente discussão, muitos internautas apontaram que a música se torna ainda mais triste quando o ouvinte conhece o contexto em que ela foi criada.