Memórias do Radiohead

Raridades: baixista do Radiohead lança livro com fotografias dos bastidores da banda

"How to Disappear: A Portrait of Radiohead" apresenta registros do grupo no estúdio, no palco e em momentos de lazer

Baixista do Radiohead lança livro com fotografias dos bastidores da banda
Foto por Colin Greenwood/Reprodução/CNN

Os fãs do Radiohead agora podem apreciar belíssimas fotos dos bastidores da icônica banda britânica e se aprofundar na história do grupo através do novo livro de fotografias do baixista Colin Greenwood.

A obra intitulada How to Disappear: A Portrait of Radiohead foi lançada recentemente e inclui muitas imagens inéditas registradas em períodos desde a produção dos discos Hail to the Thief (2003) até A Moon Shaped Pool (2016), além de um ensaio pessoal de 10 mil palavras, em que o músico conta a história da banda a partir do seu ponto de vista.

Publicidade
Publicidade

O nome do livro é uma referência a uma faixa do quarto disco de estúdio do Radiohead, Kid A, de 2000. Além de ter sido parcialmente inspirado por seu amor pela música, o título (que em tradução livre quer dizer algo como “Como Desaparecer: Um Retrato do Radiohead”) faz alusão ao fato de Greenwood quase não aparecer nas fotografias do material.

Livro com fotografias dos bastidores do Radiohead

Em parceria com o editor Duncan Whyte, Colin buscou reunir imagens que dão “uma visão interessante do fluxo criativo do Radiohead”.

Os registros feitos em diferentes câmeras vão desde a banda trabalhando em seu estúdio rural em Oxfordshire, Inglaterra, fazendo pausas no jardim e matando tempo até fotos que mostram o grupo tocando para inúmeros fãs.

Em relação às fotos tiradas no palco, o músico apontou em entrevista à CNN que estas normalmente são capturadas durante partes das músicas em que ele não está tocando seu baixo ativamente:

“É quando eu pego a câmera e tiro fotos dos meus amigos que não podem se opor porque estão ocupados tocando parados. Estou tirando vantagem da ocupação dos meus amigos”.

Colin Greenwood também admitiu que, em alguns momentos, se sentiu intrusivo por tirar fotos dos seus companheiros do Radiohead. Apesar de seu irmão mais novo, Jonny Greenwood – guitarrista da banda – normalmente estar “sempre pronto para uma foto”, o resto dos integrantes nem sempre tinha vontade de ser registrado. Sobre isso, ele refletiu:

“Mas então, dito isso, sabe, eu olho para trás e sou muito grato aos meus amigos por me darem a oportunidade de fotografá-los enquanto todos nós trabalhávamos na música no estúdio e no palco. Com o tempo, reflito que todos eles me deram muito apoio.”

O baixista apontou que sente bastante orgulho por ele e seus companheiros de banda sempre respeitarem “a integridade artística e a liberdade de cada um” para fazerem as escolhas que cada um quis:

“Isso é algo que todos nós fizemos como banda… apoiamos os projetos uns dos outros, além do Radiohead, seja compondo ou fotografando.”

Futuro do Radiohead

Ao ser questionado sobre o futuro do Radiohead, que está afastado dos palcos desde 2018 mas voltou a se reunir para tocar músicas antigas recentemente, Colin disse que eles esperam fazer alguns planos em breve:

“Muitas coisas foram retidas e deixadas de lado, obviamente – como a vida de todos – com o coronavírus. Então, estamos meio que tirando o atraso em todas essas coisas. Estamos conversando um com o outro e, sim, esperamos fazer alguns planos.”

Confira a seguir algumas fotos do livro publicadas pelo baixista em sua conta do Instagram e veja outras imagens na entrevista da CNN.

Sair da versão mobile