Revelação feita

Maynard James Keenan diz que o TOOL em demorar para entrar no streaming

"Sinto que cometemos um erro por não estarmos nessas mídias por 20 anos", disse o cantor sobre a demora do grupo a entrar no streaming

Maynard James Keenan participa de nova entrevista
Crédito: reprodução

Em entrevista para Allison Hagendorf publicada no YouTube nesta quinta-feira (17), Maynard James Keenan, vocalista do TOOL, revelou um grande arrependimento que ele tem sobre a carreira da banda e isso envolve a chegada tardia do grupo aos serviços de streaming.

Em Agosto de 2019, a discografia do TOOL finalmente estreou nas plataformas digitais, facilitando o acesso dos fãs à sua obra logo antes do lançamento do álbum Fear Inoculum, que saiu ainda naquele mês.

Com a chegada de todas as faixas da banda ao streaming, a Billboard relatou que Maynard e companhia ocuparam todas as dez primeiras posições na parada de vendas de músicas digitais de Rock, com “Sober” no topo do ranking.

Na sequência, apareceu a faixa-título “Fear Inoculum”, seguida por “Schism”, “Forty Six & 2”, “Stinkfist”, “AEnema”, “The Pot”, “Vicarious”, “Lateralus” e “Prison Sex”, completando o Top 10.

Diante do sucesso nas plataformas, Keenan ficou com uma sensação desagradável e confessou que gostaria que tudo fosse diferente para ampliar o alcance de audiência do TOOL (via Loudwire):

“Sinto que perdemos o barco. Como se tivesse começado com downloads, sabe, 24 anos atrás. E então, quando realmente lançamos, os downloads já estavam prontos. Perdemos 20 anos de alcançar duas gerações de pessoas para entender o que fazemos, em um formato que, sabe… Eu não gosto de ouvir a versão MP3. Eu ouço CDs e vinil. Mas essa é a porta de entrada para eles entrarem no vinil e nos CDs. Sinto que cometemos um erro por não estarmos nessas mídias por 20 anos. Eu todo ano dizia, ‘deveríamos fazer isso’.”

Também ficaria com esse sentimento amargo? Confira a entrevista de Maynard ao final da matéria!

TOOL demorou muito para incluir seu catálogo nos serviços de streaming

A chegada do TOOL nas plataformas de música durante o lançamento de Fear Inoculum também catapultou seu catálogo anterior em várias paradas.

A Billboard relatou, na época, que a decisão do grupo ajudou também a impulsionar álbuns como Aenima, subindo de volta para o nº 10 na Billboard 200, enquanto Lateralus retornou ao nº 16, 10.000 Days ao nº 18 e Undertow ao nº 19. Por fim, o EP Opiate voltou para a parada no nº 59.

Aproveite para relembrar, ou ouvir pela primeira vez, o álbum Fear Inoculum mais abaixo!