Ídolo “esquecido” do Grunge – ou pelo menos pouco lembrado -, Shannon Hoon do Blind Melon chegou a sentar na mesa dos vocalistas mais icônicos do Rock nos anos 1990, ao lado de nomes como Kurt Cobain, Eddie Vedder e Chris Cornell.
O grupo formado em Los Angeles experimentou o sucesso logo com o primeiro disco, de 1992, que tem o mega hit “No Rain”. Mas, três anos depois, Shannon nos deixou quando tinha apenas 28 anos, vítima de uma overdose.
Neste mês de outubro estamos completando 29 anos sem o vocalista do Blind Melon, e por isso o TMDQA! resolveu destacar o talento do cantor, ranqueando suas cinco performances vocais mais inacreditáveis!
Quem foi Shannon Hoon?
Shannon Hoon nasceu em Indiana, no coração rural dos EUA, e ainda na adolescência se juntou à sua primeira banda, um grupo local de Glam Metal chamado Styff Kytten.
Ele se mudou para a cidade grande aos 18 anos, e lá conheceu Rogers Stevens e Brad Smith, guitarrista e baixista do Blind Melon, respectivamente.
Hoon também se tornou muito amigo de Axl Rose bem na época em que o Guns N’ Roses estava gravando Use Your Illusion I e II (1991), e por isso ele aparece fazendo backing vocal em clássicos da banda como “November Rain” e “Don’t Cry”.
Com o Blind Melon, Shannon gravou dois álbuns com músicas lindas como “Change”, “Tones of Home” e “The Pusher”, que são um marco do Rock Alternativo e Psicodélico dos anos 1990. Veja abaixo as nossas escolhas!
As 5 melhores performances vocais de Shannon Hoon, do Blind Melon
5. “Candy Says” (cover de Velvet Underground)
Abrimos este Top 5 com uma cover, mostrando toda a versatilidade de Shannon Hoon mesmo quando cantou uma música mais suave como “Candy Says”, do Velvet Underground. A apresentação aconteceu num programa de TV da Holanda, em 1993.
4. “No Rain”
Embora não seja a música que melhor represente a sonoridade do Blind Melon, é claro que “No Rain” não poderia ficar de fora. Foi com essa faixa que muita gente ouviu pela primeira vez a voz de Shannon, com seus agudos incríveis e sem paralelo no Rock daquela época.
3. “Toes Across the Floor”
Segundo single de Soup, o segundo álbum do Blind Melon, “Toes Across the Floor” é uma viagem pesada e psicodélica, mas com momentos mais groovados e dançantes. Essa mistura de ritmos foi perfeita para que Shannon demonstrasse o poder de sua voz, que guia todas essas transições ao longo da faixa.
2. “Out on the Tiles” (cover de Led Zeppelin)
Mais uma cover neste ranking, dessa vez com a medalha de prata porque convenhamos que não é nada fácil cantar uma música originalmente cantada por Robert Plant, né?! Em alguns momentos, aliás, a faixa do disco Led Zeppelin III (1970) parece combinar até mais com a voz de Shannon.
1. “Change”
Não tem como: “Change” é uma das músicas mais bonitas não só do Blind Melon, mas dos anos 1990 como um todo. Primeira letra escrita por Shannon Hoon na carreira, ela fala sobre superar os desafios da vida com coragem. O vocalista entregou uma performance poderosa e emotiva ao mesmo tempo, o que fez essa importante mensagem ecoar até os dias de hoje!