Linkin Park, Green Day, Radiohead e mais

10 bandas de Rock que definiram a sonoridade dos Anos 2000

Descubra como esses grupos ajudaram a moldar a cena com inovações, resgates do passado e mais

Linkin Park nos Anos 2000
Linkin Park nos Anos 2000

Os Anos 2000 foram um período bastante dinâmico para o Rock, que passou por uma evolução significativa com a ascensão de novas bandas e grupos estabelecidos explorando novas vertentes.

A cena acompanhou o ressurgimento do garage rock e o punk rock chegando com novas estruturas, além da fusão do rock com a música eletrônica e com o rap e a popularização do emo, através de bandas que conseguiram capturar as emoções e as inquietações de uma geração.

Publicidade
Publicidade

A diversidade dentro do Rock foi observada através de importantes obras daquela década como Hybrid Theory (2000) do Linkin Park, Is This It (2001) do The Strokes, American Idiot (2004) do Green Day e tantas outras.

Na lista a seguir, você pode conhecer alguns ícones da música que ajudaram a moldar a sonoridade dos Anos 2000 e que lançaram obras que seguem causando euforia nos ouvintes que curtem músicas de Punk Rock, Emo, Nu Metal, Indie Rock e mais!

10 bandas que definiram a sonoridade dos Anos 2000

Coldplay

O Coldplay foi formado em 1997, mas foi em 2000, com o lançamento do seu disco de estreia Parachutes, vencedor de um Grammy, que o grupo rapidamente se tornou um dos destaques daquele período.

Apresentando um som melódico e introspectivo, a banda liderada por Chris Martin entregou ao público grandes sucessos como “Yellow” e “Sparks” nos primeiros anos de sua carreira, além de “Clocks”, faixa que integrou seu elogiado segundo álbum, A Rush of Blood to the Head (2002).

The Strokes

O The Strokes promoveu uma revolução no Indie Rock, trazendo uma nova roupagem para o garage rock com o lançamento do seu disco de estreia Is This It, em 2001. Ao lançar músicas como “Last Nite” e “Someday”, a banda de Julian Casablancas, do brasileiro Fabrizio Moretti e companhia foi impulsionada para a fama internacional.

Além do seu som que atraiu novos olhares para o rock cru e despojado, a banda também marcou uma geração com sua imagem descolada e atitude indiferente. O grupo conseguiu fazer com que muitos voltassem a apreciar a simplicidade e autenticidade dentro da cena do Rock.

Linkin Park

O Linkin Park teve um impacto profundo na cena do Rock do início dos anos 2000. A fusão impressionante dos vocais melódicos e poderosos do saudoso Chester Bennington com o rap de Mike Shinoda, acompanhados por elementos do rock, hip-hop e da música eletrônica, proporcionaram um som inovador que foi apresentado pelo grupo em seu emblemático disco de estreia Hybrid Theory.

A obra de nu metal lançada em 2000 incluiu clássicos como “In the End”, “Crawling” e “One Step Closer”, que conquistaram uma legião de fãs com seu som explosivo e suas letras intensas que abordam temas como dor, lutas pessoais, saúde mental e raiva.

Arcade Fire

A banda canadense Arcade Fire se tornou um dos destaques do Indie Rock dos anos 2000 com seu som de rock orquestral. Em seu elogiado disco de estreia Funeral, lançado em 2004, o grupo apresentou arranjos complexos, que incluíram o uso de instrumentos como acordeão, harpa e violino se somando às guitarras, baixo e bateria.

Tudo isso trouxe uma sonoridade diferente e elegante para suas músicas, que muitas vezes abordavam temas mais sentimentais.

Radiohead

O Radiohead foi considerado uma da bandas alternativas mais inventivas dos anos 90, mas no início dos anos 2000 o grupo britânico liderado por Thom Yorke surpreendeu seus fãs e a crítica com o lançamento do seu quarto álbum de estúdio, Kid A, que se tornou um dos seus trabalhos mais bem-sucedidos.

Abandonando as guitarras distorcidas e as estruturas clássicas, a banda explorou uma sonoridade mais experimental, incluindo elementos eletrônicos e de jazz em seu já conhecido rock alternativo. O mesmo aconteceu com o disco seguinte, Amnesiac, lançado em 2001.

Desde então, a banda se tornou uma forte referência para diversas outras que surgiram nos anos 2000.

The White Stripes

O rock minimalista com influência do blues, folk rock e punk que acompanhava os trabalhos do The White Stripes fez com que o duo formado por Meg e Jack White se tornasse um marco do indie rock dos anos 2000.

A dupla ficou conhecida por sua estética visual que sempre contava com as cores vermelho, branco e preto, e apresentou canções como “Seven Nation Army” e “Fell in Love with a Girl”, que se tornaram hinos da década e fizeram o garage rock retornar ao mainstream.

Além disso, as técnicas de produção não convencionais de Jack White influenciaram inúmeros artistas daquele período em diante.

Evanescence

Através de seu rock gótico e dos vocais poderosos de Amy Lee, o Evanescence se destacou na cena do rock dos anos 2000.

O grupo, que é considerado um dos grandes representantes do nu metal, marcou uma geração com seu aclamado disco de estreia, Fallen, de 2003, responsável por apresentar aos fãs hits como “Bring Me to Life”, “My Immortal” e “Going Under”.

Green Day

O Green Day foi um dos principais responsáveis pelo renascimento do Punk Rock nos anos 2000. A banda liderada por Billie Joe Armstrong fez o gênero que havia sido ofuscado por outros estilos musicais voltar ao mainstream com o lançamento do seu sétimo disco de estúdio American Idiot em 2004.

Descrito pelo grupo como uma ópera punk rock, a obra mostra o Green Day abordando temas políticos nas letras, através da história da trajetória do “Jesus dos subúrbios”, um anti-herói adolescente de classe média baixa, que é contada durante quase uma hora de álbum, com capítulos e transições entre as músicas.

My Chemical Romance

O My Chemical Romance marcou a cena do rock dos anos 2000 com suas obras inovadoras apresentando a sensibilidade da música emo misturada com elementos do punk e pop.

O grupo, que se tornou um ícone do movimento emo, atraiu olhares com seus discos conceituais, como The Black Parade, e suas performances teatrais, que criaram um universo próprio para a banda.

A profundidade emocional apresentada pelo grupo liderado pelo vocalista Gerard Way inspirou diversas bandas de rock naquela década e conquistou inúmeros fãs ao abordar temas como autoaceitação, relacionamentos, questões de saúde mental e até a morte.

Black Parade [Disco de Vinil]
  • Vinil
  • Importado
  • Europeu
  • Quantidade no pacote: 1

Muse

O Muse conseguiu expandir os limites do que se esperava de uma banda de rock. Sob a liderança do vocalista e guitarrista Matt Bellamy, o grupo britânico apresentou trabalhos impressionantes que reuniam rock alternativo, música clássica e elementos eletrônicos, se tornando um dos nomes mais inovadores dos anos 2000.

Com sucessos como “Supermassive Black Hole”, “Uprising”, “Starlight” e muitos outros, a banda apresentou suas composições ambiciosas e toda a sua versatilidade sonora.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile