Pearl Jam, RHCP, Oasis e mais

10 bandas que definiram o Rock dos Anos 90

Esses grupos moldaram a cena da década de 90 com seus trabalhos emblemáticos; saiba mais

Soundgarden em 1991
Soundgardem em 1991

Os Anos 90 foram marcados por uma transição e evolução na cena musical do Rock, impactando uma geração inteira com bandas e artistas que produziram trabalhos inovadores e consolidaram estilos que surgiram na década anterior.

O período foi marcado pela ascensão do Grunge, além do renascimento do Punk e o surgimento de novas vertentes do Metal, que ressoam ao longo dos dias atuais, seja por meio de artistas populares ou através da nostalgia provocada por aquela época.

Na década de 90, bandas como Nirvana, Green Day, Oasis e tantas outras foram responsáveis por abrir novos caminhos para subgêneros no rock, além de apresentar ao público canções que se tornaram verdadeiros clássicos, com muitos deles refletindo significativamente na forma em que a música moderna é feita.

Confira abaixo uma lista com 10 bandas lendárias que ajudaram a moldar a cena do Rock dos anos 90!

10 bandas que definiram o Rock dos anos 90

Nirvana

O Nirvana se tornou um dos atos musicais mais importantes da década de 90 ao lançar seu emblemático disco Nevermind em 1991. O saudoso Kurt Cobain, ao lado de Krist Novoselic e Dave Grohl, revolucionou o Rock ao liderar o movimento grunge com canções como “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”.

Com Cobain se tornando o ícone de uma geração, o grupo que encerrou suas atividades após o falecimento do vocalista em 1994 também fez seu nome na cena com seu terceiro e último disco In Utero, lançado em 1993.

Pearl Jam

Formado em 1990, o Pearl Jam conquistou o topo da cena grunge ao lançar seu disco de estreia Ten em 1991.

O grupo, que abraçou uma vertente mais melódica e emocional do movimento que já estava ganhando força com bandas como Nirvana e Soundgarden, sempre inovou em seus trabalhos, incorporando elementos do Blues mais clássico, do Rock Progressivo e até do Folk em sua sonoridade.

Acompanhadas pelos vocais poderosos de Eddie Vedder, músicas como “Alive”, “Black” e “Jeremy” rapidamente fizeram o público se conectar com a banda e até hoje são canções de destaque da cena do rock.

Red Hot Chili Peppers

Apesar do Red Hot Chili Peppers ter sido um grupo formado em 1982, a carreira da banda californiana decolou após a assinatura com a Warner Bros. Records em 1990.

O grupo, que segue sendo enaltecido como um dos mais influentes do rock contemporâneo, lançou em 1991 o elogiado disco Blood Sugar Sex Magik, apresentando clássicos celebrados pelos fãs até hoje como “Under the Bridge”, “Suck My Kiss” e “Give It Away”.

Além disso, a banda que mistura com maestria elementos do rock e do funk com belas melodias se consolidou ainda mais na cena ao terminar a década de 90 com o lançamento do emblemático álbum Californication, que além da faixa-título ainda contou com hits como “Otherside” e “Scar Tissue”.

Soundgarden

O Soundgarden fez história na década de 90 ao se tornar um pilar fundamental para o movimento grunge daquele período.

A banda formada em 1984 foi considerada pioneira do gênero ao conquistar uma legião de fãs com seu terceiro disco de estúdio, Badmotorfinger, lançado em 1991 e que apresentou clássicos como “Outshined” e “Rusty Cage”.

Os vocais inconfundíveis do saudoso e icônico Chris Cornell também marcaram uma geração com hits como “Black Hole Sun” e “Spoonman”, que integram o quarto álbum do grupo de Seattle, Superunknown, lançado em 1994.

Radiohead

O Radiohead pode até ter apostado em um som mais genérico voltado ao grunge no início de sua carreira, mas a banda viu seu rumo mudar durante os anos 90, principalmente ao lançar o disco OK Computer em 1997.

Thom Yorke e seus brilhantes companheiros de grupo se dedicaram ao experimentalismo, apresentando canções melódicas mas com novas estruturas que contavam com elementos da música ambiente, de noise e influências eletrônicas.

Algumas das canções que se destacaram neste período e levaram o grupo à fama mundial foram “Paranoid Android”, “Karma Police” e “No Surprises”.

Green Day

Apesar de boa parte da cena musical dos anos 90 ter sido dominada pelo grunge, o Green Day foi o responsável por injetar um pouco do punk rock melódico, que mais tarde abriu caminho para o pop punk no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Dono de letras irreverentes e diretas, o trio de Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool se estabeleceu como referência para muitas outras bandas ao lançar seu aclamado terceiro disco de estúdio, Dookie, em 1994.

O álbum apresentou singles que dominaram as paradas, incluindo “When I Come Around”, “Basket Case” e “Longview”.

Oasis

O Oasis foi bastante influente nos anos 90 ao ser um dos precursores do movimento Britpop e ao levar o rock a novos patamares.

A banda fundada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher revitalizou a cena britânica ao lançar obras de sucesso como os discos Definitely Maybe (1994) e (What’s the Story) Morning Glory? (1995), apresentando aos fãs clássicos que são celebrados até hoje como “Wonderwall”, “Don’t Look Back in Anger” e muitos outros.

Nine Inch Nails

O Nine Inch Nails foi o responsável por levar o Rock e Metal Industrial ao grande público, principalmente após o improvável sucesso do disco The Downward Spiral, lançado em 1994.

Liderada pelo dinâmico vocalista Trent Reznor, a banda definiu sua sonoridade através de clássicos como “March of the Pigs” e “Closer”, misturando elementos do Rock e Metal com um toque eletrônico, e também apostando em melodias que podem ter causado estranheza em alguns ouvintes mas que conquistaram uma legião de fãs.

KoRn

O KoRn teve bastante impacto na cena do Rock dos anos 90 desde o lançamento do seu disco de estreia homônimo em 1994.

O grupo liderado por Jonathan Davis é considerado um dos pioneiros do Nu Metal, sendo responsável por consolidar o estilo que conta com elementos do Rap e de gêneros cheios de groove, como o Funk, somando tudo ao peso do Metal.

A banda apresentou ao público grandes sucessos como “Freak On A Leash”, “Got the Life”, “Falling Away From Me” e “Blind”, que se tornaram hinos respeitados desta vertente do Metal.

Rage Against the Machine

O Rage Against the Machine compartilhou com os fãs de música pesada as primeiras prévias da junção entre o Metal e o Rap através do seu seminal disco de estreia autointitulado lançado em 1992.

O grupo de Tom Morello, Zack de la Rocha, Tim Commerford e Brad Wilk influenciou diversos outros artistas não apenas por sua sonoridade, mas por abordar em suas letras problemas e questões sociais. Alguns dos destaques da banda naquele período foram os hits “Killing In The Name” e “Bulls on Parade”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!