Unidos pelo groove

Max Cavalera diz que "Roots", do Sepultura, teve influências de KoRn e Deftones

"Muitas vezes, no carro, indo para o estúdio, subindo em Malibu, eu estava ouvindo KoRn e Deftones'", justificou o guitarrista

Foto por <a href="https://www.instagram.com/stephaniexhahne/">Stephanie Hahne</a>/TMDQA!
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Em entrevista para o podcast Talk Toomey, o guitarrista Max Cavalera, cofundador do Sepultura, refletiu sobre o impacto que o álbum de estreia autointitulado do KoRn, lançado em 1994, teve sobre ele antes do lançamento do icônico Roots, que saiu dois anos depois, em 1996.

Na conversa, Cavalera compartilhou um momento nostálgico envolvendo seu falecido enteado, Dana, que o apresentou à banda do vocalista Jonathan Davis e também ao Deftones (via Metal Injection):

Publicidade
Publicidade

“Sim, é muito nostálgico. Lembro-me do meu falecido enteado Dana voltando para casa — Dana era, claro, o filho de Gloria que foi morto em 96. E Dana, voltando para casa com uma versão promo de ambos os discos… do KoRn, acho que ele tinha uma promo de uma música, e ele tinha o ‘Adrenaline’ do Deftones. E eu ouvi os dois. Eu não tinha ideia de quem eram essas bandas. Eu até brinquei com Dana sobre os nomes. KoRn, que nome estranho, cara. Eu não acho que isso vá pegar. O quão errado eu estava? Mas, sim, eu amava a música de verdade.”

Max, então, explicou como os dois grupos de New Metal influenciaram seu trabalho, especialmente durante a gravação tanto do Roots como do álbum de estreia do Soulfly, que leva o mesmo nome da banda e foi lançado em 1998.

Citando também o álbum de estreia do Deftones, Adrenaline (1995), e o sucessor Around The Fur, que Chino Moreno e companhia lançaram em 1997, Cavalera afirmou:

“Especialmente gravando o ‘Roots’ e o álbum de estreia do Soulfly, ‘Soulfly’, muitas vezes, no carro, indo para o estúdio, subindo em Malibu, eu estava ouvindo, sim, o primeiro do KoRn, Deftones e o ‘Adrenaline’, e eu pude fazer parte do segundo álbum do Deftones, ‘Around The Fur’, que é um dos meus discos favoritos de todos os tempos. Esse disco é tão bom, cara. É tão matador. Eu ainda hoje… eu ouço isso e simplesmente digo, ‘Uau, que álbum incrível.’ Mas, sim, o primeiro do Korn é a mesma coisa. É um disco incrível. Tem muita emoção, mas também é pesado. Os grooves são foda — grooves ótimos naquele disco.”

Max Cavalera falou sobre as influências de KoRn e Deftones em seu trabalho

Ainda se referindo às duas bandas, Cavalera destacou como o KoRn se inspirou nos trabalhos anteriores do Sepultura, como o Chaos A.D. (1993), deixando claro que as influências eram uma via de mão dupla:

“É tão divertido saber por eles, conversando com Jonathan Davis e Fieldy, que eles me disseram que estavam totalmente [vidrados] no ‘Chaos A.D.’ do Sepultura quando fizeram o primeiro disco do Korn. E eles ouviram muito o ‘Chaos A.D.’ Isso é uma coisa linda, cara. É uma coisa linda.

A música, a troca de influências, e vocês estarem se alimentando um do outro para criar música. E é assim que deve ser, cara. E você nunca deve se esquivar de ser inspirado ou inspirar as pessoas. Eu acho que, para sempre, sempre será legal. Eu sou inspirado por coisas o tempo todo. E eu amo o fato de que minhas coisas inspiraram muitas outras pessoas também.

Então, é definitivamente um ótimo disco. Se as pessoas que estão assistindo a isso não conferiram o disco, vão conferir. Confiram isso, confiram Soulfly e confiram ‘Around The Fur’ do Deftones. Essa é uma ótima maneira de começar.”

A gente concorda! Confira a entrevista de Max Cavalera na íntegra logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile