"Esse azul está meio roxo..."

O dia em que a MTV Brasil "entrou em pânico" por causa de Roberto Carlos

Ex-VJs Marina Person e Luiz Thunderbird relembraram história do Acústico MTV que foi retirado de circulação por problemas com o cantor e com a TV Globo

O dia em que a MTV Brasil "entrou em pânico" por causa de Roberto Carlos
Reprodução/YouTube

Em 2001, Roberto Carlos vivia um momento conturbado da carreira quando foi convidado para gravar um Acústico MTV em celebração aos seus 60 anos de vida.

O Rei da MPB vinha de um rompimento de contrato com a Sony, sua gravadora de longa data, e a negociação da MTV Brasil para ter o astro foi feita diretamente com a TV Globo, que também tinha um acordo de exclusividade com ele.

Publicidade
Publicidade

Roberto acabou sendo liberado para a gravação, mas o Acústico se tornou um verdadeiro pesadelo para os produtores e apresentadores da MTV, e nunca foi ao ar na TV aberta.

Essa famosa história teve mais alguns bastidores revelados por Marina Person e Luiz Thunderbird, ex-VJs da emissora, durante participação recente no podcast Inteligência Ltda.

MTV Brasil “errou” no tom de azul favorito de Roberto Carlos

Segundo Marina Person, o problema começou um dia antes das gravações em si, quando Roberto Carlos e seu então empresário, Dody Sirena, visitaram os estúdios da MTV.

Como se sabe, o cantor tem uma superstição muito forte com relação a cores, e o tom de azul que a emissora preparou como cenário estava “roxo demais” para ele:

Eu apresentei um dos dias do Acústico do Roberto Carlos, e era uma tensão louca porque você sabe que o Roberto tem a coisa das cores, [pode] azul e branco, não pode roxo, marrom, etc. Um dia antes da gravação ele já estava lá, […] e aí entra o Dody Sirena no estúdio e fala assim: ‘tá meio roxo’… Cara, e o pânico?

Luiz Thunderbird completou dizendo que a decisão de mudar todo o cenário só foi tomada mesmo no dia da gravação do Acústico, missão que ficou a cargo do diretor da MTV na época, Rodrigo Carelli. Ele explica:

“Foi muito inusitado chegar lá [no dia seguinte] e ver o pavor na cara do Rodrigo Carelli porque durante a tarde foi vetado o tom de azul. Ele teve que mudar todo o azul do cenário. Foi um Acústico muito complicado.”

Acústico MTV com Roberto Carlos foi retirado de circulação

Em suma, o Acústico MTV com Roberto Carlos foi lançado em 3 de outubro de 2001 mas, apesar de ter sido um sucesso de vendas, não pôde ser exibido na MTV Brasil.

Por um motivo que nunca foi revelado, a TV Globo voltou atrás e proibiu a transmissão, e o CD e DVD do show foram retirados de circulação eventualmente. Na data desta matéria, há um vídeo não-oficial disponível no YouTube com o Acústico na íntegra.

O disco tinha 14 releituras para antigos sucessos de Roberto, incluindo participações especiais de Samuel Rosa (Skank) em “É Proibido Fumar” e de Tony Bellotto (Titãs) em “É Preciso Saber Viver”.

Confira abaixo uma das músicas do DVD que ainda está disponível na internet, e clique aqui para assistir ao corte do podcast Inteligência Ltda. em que Marina Person e Luiz Thunderbird contam essa história!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ACÚSTICO

Músicas acústicas para relaxar, estudar, meditar e se concentrar. Tudo com a curadoria do Tenho Mais Discos Que Amigos! Ouça a Playlist TMDQA! Acústico e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile