David Bowie, Creedence e muito mais

10 clássicos da música que foram inspirados em filmes

Conheça os clássicos do cinema que inspiraram lendas da música

10 ótimas músicas que foram inspiradas por filmes
David Bowie no Top Of The Pops, 1972 | Divulgação

A música e o cinema estão conectados de uma forma extraordinária. Apesar de automaticamente pensarmos nas trilhas sonoras quando abordamos este assunto, nesta matéria vamos destacar um aspecto diferente.

Você sabia que existem diversas músicas – algumas bastante famosas, inclusive – que foram inspiradas em filmes? Pois é: bandas e artistas aclamados da indústria já foram tocados tão profundamente por algumas obras cinematográficas que decidiram trabalhar com base nelas.

Publicidade
Publicidade

O portal Ultimate Classic Rock reuniu, em uma lista, 45 músicas inspiradas em filmes. Nós separamos 10 entre as faixas selecionadas e, como você pode conferir logo abaixo, as referências relacionadas aos filmes são diversas, indo desde a trama completa da obra até uma cena ou personagens específicos.

A lista completa você pode ver aqui.

10 ótimas músicas que foram inspiradas por filmes

1. Creedence Clearwater Revival – “Bad Moon Rising”

John Fogerty, frontman do Creedence Clearwater Revival, escreveu a faixa “Bad Moon Rising”, single principal do disco Green River (1969), depois de assistir ao filme de 1941 O Diabo e Daniel Webster.

A música foi inspirada por uma cena do filme em que um furacão destrói as plantações de várias fazendas, mas poupa as de Jabez Stone (James Craig), o personagem do filme que faz um acordo com o diabo, conhecido como Sr. Scratch, em troca de riqueza.

À Rolling Stone, John descreveu a cena e apontou: “Essa imagem estava na minha mente. Eu pensei, ‘Caramba!'”. Ele ainda acrescentou:

“Minha música não era sobre o Sr. Scratch, e não era sobre o acordo. Era sobre o apocalipse que nos atingiria. Foi só quando a banda estava aprendendo a música que percebi a dicotomia. Aqui você tem essa música com todos esses furacões e explosões e ruínas furiosas e tudo mais, mas é [estala os dedos] ‘I see a bad moon rising’. É uma melodia que soa alegre, certo? Não me incomodou na época.”

2. Stevie Nicks – “Beauty and the Beast”

Stevie Nicks lançou em 1983 a faixa “Beauty and the Beast” que foi, em parte, inspirada no clássico cinematográfico A Bela e a Fera, de 1946, do cineasta francês Jean Cocteau. A obra também reflete sobre seu breve relacionamento no final dos anos 70 com seu colega de banda Mick Fleetwood.

Em 2019, Nicks disse à Entertainment Weekly sobre a música:

“Eu vi pela primeira vez na TV uma noite quando Mick e eu estávamos juntos pela primeira vez, e eu sempre pensei em Mick como sendo meio que ‘A Bela e a Fera’, porque ele é tão alto e tinha lindos casacos até aqui, e roupas feitas por pequenas fadas no sótão.

E também, combinava com a nossa história porque Mick e eu nunca poderíamos ser [um casal]. Primeiro, porque Mick era casado, e depois se divorciou e isso não foi bom, e segundo, por causa do Fleetwood Mac.”

3. Kate Bush – “Between a Man and a Woman”

Kate Bush admitiu que o aclamado filme de Francis Ford Coppola de 1972, O Poderoso Chefão, influenciou na composição de sua música de 1989, “Between a Man and A Woman”.

Em conversa com a NME no ano do lançamento, a artista apontou detalhes sobre a faixa que integra seu sexto disco de estúdio, The Sensual World:

“É sobre um relacionamento ser algo muito bem equilibrado que pode ser facilmente jogado fora por uma terceira pessoa. A coisa toda realmente veio de uma frase em ‘O Poderoso Chefão’, durante uma discussão familiar, quando Marlon Brando diz: ‘Não interfira, é entre um homem e uma mulher’. Está explorando a ideia de tentar manter um relacionamento unido, como forças externas podem interrompê-lo. … Bobagem, realmente, mas eu gosto bastante do violoncelo.”

4. Ramones – “Chain Saw”

Os Ramones não deixaram dúvida de que sua música de 1976, “Chain Saw” foi inspirada no clássico de 1974 de Tobe Hooper, O Massacre da Serra Elétrica. A música começa com o som sinistro de uma serra elétrica e seu ritmo consegue transmitir mais tensão do que o thriller de Hooper. Sobre o filme, Johnny Ramone declarou certa vez:

“Eu amei The Texas Chainsaw Massacre , realmente me assustou. Gostei tanto que o usamos como título de uma música.”

5. Billy Idol – “Eyes Without a Face”

Billy Idol revelou em seu livro de memórias Dancing With Myself que sempre foi “fascinado” por títulos de filmes de terror. Ao entrar neste assunto, o músico explicou que sua canção “Eyes Without a Face” foi inspirada no filme francês Les Yeux sans visage, que em tradução livre significa “Olhos sem rosto”, ou “Eyes Without a Face”, de 1960.

Ele contou que o filme aborda a história de “um brilhante cirurgião plástico que jura restaurar o rosto de sua filha, que foi horrivelmente desfigurada em um acidente de carro”. A explicação continua:

“Esse voto o leva ao assassinato, enquanto ele começa a coletar as características faciais de suas vítimas, que ele então enxerta no semblante hediondo de sua filha, tentando restaurar sua beleza. Seus olhos fixos permanecem a única coisa visível.”

E você aí pensando que era sobre ajudar o peixe!

6. R.E.M. – “Imitation of Life”

O R.E.M. provou que é possível se inspirar em um filme mesmo que você não tenha o visto. Isso aconteceu com a música “Imitation of Life”, lançada pela banda norte-americana em 2001.

A faixa usada pelo grupo como o primeiro single do disco Reveal teve seu título inspirado no filme de mesmo nome de Douglas Sirk de 1959. Sobre o nome da canção, o guitarrista Peter Buck disse no encarte da compilação In Time: The Best of REM 1988–2003:

“Eu pensei na época que o título era uma metáfora perfeita para a adolescência. Infelizmente, passei a acreditar que é uma metáfora perfeita para a vida adulta também. Mas essa é outra história.”

7. Aerosmith – “Walk This Way”

Enquanto o Aerosmith gravava seu disco Toys in the Attic, lançado em 1975, alguns integrantes da banda e o produtor Jack Douglas fizeram uma pausa e foram até o cinema assistir ao filme O Jovem Frankenstein.

O guitarrista Joe Perry, que já tinha visto o filme, relatou ao The Wall Street Journal em 2014 qual foi a reação de seus colegas após assisti-lo e como surgiu o nome da música “Walk This Way”, que integrou o disco mencionado acima:

“Quando os caras voltaram, eles estavam repetindo falas do filme. Eles estavam rindo de Marty Feldman cumprimentando Gene Wilder na porta do castelo e dizendo para ele segui-lo. ‘Walk this way’ [em português: ‘ande por aqui’], ele diz, mancando, dando sua bengala para Wilder para que ele também pudesse andar por ali. Enquanto tudo isso acontecia, Jack parou e disse: ‘Ei, ‘walk this way’ pode ser um ótimo título para a música.’ Nós concordamos.”

8. Metallica – “One”

James Hetfield e Lars Ulrich escreveram para o catálogo do Metallica a música “One”, lançada no disco … And Justice for All (1988), que conta a história de um soldado que perde seus braços, as pernas e a visão durante uma guerra.

O enredo macabro foi baseado no filme de 1971 Johnny Vai à Guerra e, para complementar o clipe da música, a lendária banda de Metal comprou os direitos do filme para usar algumas cenas da obra em seu material.

9. David Bowie – “Space Oddity”

Muitas pessoas sabem que o clássico “Space Oddity” de David Bowie foi lançado inicialmente em 1969 para coincidir com o pouso do voo espacial Apollo 11 na lua, mas o que realmente inspirou o músico a escrever sobre um astronauta foi um filme.

É claro que estamos falando da obra de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço, lançado em 1968. Sobre o longa, Bowie disse ao Performing Songwriter em 2003:

“Eu estava fora de mim de qualquer maneira, eu estava muito chapado quando fui vê-lo, várias vezes, e foi realmente uma revelação para mim. Isso fez a música fluir.”

10. Bonnie Tyler – “Total Eclipse of the Heart”

A cantora galesa Bonnie Tyler foi escolhida pelo compositor Jim Steinman para gravar sua nova música, a icônica “Total Eclipse of the Heart”.

O curioso é que, de acordo com uma entrevista recente da artista ao The Guardian, Jim revelou a ela que começou a escrever a música para uma possível versão musical do filme mudo de terror Nosferatu, lançado em 1922. Já pensou?!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile