Depois de algumas publicações misteriosas e muitas especulações dos fãs, The Weeknd liberou nesta quinta-feira (31) o clipe oficial de “São Paulo”, sua música em parceria com Anitta.
Apesar das imagens recentes da cantora brasileira usando uma máscara estranha e uma barriga de grávida falsa já terem antecipado um pouco do que poderíamos esperar do novo trabalho audiovisual do músico canadense, podemos dizer que o clipe, lançado no conhecido Dia das Bruxas, surpreendeu e está dando o que falar na internet.
“São Paulo” foi apresentada aos fãs pela primeira vez em 7 de Setembro deste ano durante o show único e explosivo realizado por The Weeknd na capital paulista, onde Anitta se juntou ao cantor no palco. A performance foi extremamente celebrada pelos fãs que já desconfiavam que a dona do hit “Envolver” estaria na apresentação.
A letra e a melodia da música fazem referência ao funk “Bota na Boca, Bota na Cara”, uma das primeiras músicas que a pioneira do gênero Tati Quebra Barraco criou há cerca de 30 anos. Um trecho da composição da funkeira foi usada como interpolação, o que acontece quando o trecho sonoro de uma canção é reutilizado em outra música, com uma nova gravação.
Hoje, a dupla compartilhou a versão de estúdio da colaboração junto com um clipe que, ao mesmo tempo que tem sido criticado por muitas pessoas, também vem sendo extremamente elogiado por fãs de Abel Tesfaye – nome verdadeiro de The Weeknd – por conta de seu contexto, que teoricamente estaria relacionado aos próximos passos da carreira do cantor.
Teorias sobre o novo clipe de The Weeknd com Anitta
Fãs de The Weeknd compartilharam algumas teorias que eles acreditam que possam explicar o contexto e as imagens bizarras que ilustram o clipe de “São Paulo”.
Como você pode ver ao final da matéria, os visuais sombrios mostram a brasileira interpretando uma personagem grávida que anda pelas ruas durante a noite e, depois de tirar sua máscara assustadora, ela vomita e segue andando sem rumo até ficar encostada em um carro. Em um determinado momento, uma boca começa a emergir de sua barriga e canta os versos de The Weeknd da música.
Nas redes sociais, o comentário de um fã explicando o possível conceito do clipe viralizou. O internauta diz que o cantor planeja parar de usar seu nome artístico e passar a ser chamado apenas de “Abel”. Por isso, o novo disco retrataria o “nascimento” de Abel e a “morte” de The Weeknd, e este seria o motivo de Anitta ter aparecido grávida no vídeo:
“[…] quem é fã dele sabe que ele decidiu ‘matar’ o nome artístico ‘The Weeknd’ e passará a adotar em breve seu nome real, ‘Abel’. Por ser um gênio, ele não anunciou simplesmente a troca de nome e pronto. Ele criou um álbum e uma turnê que apresenta a narrativa da morte do The Weeknd (quem percebeu o cenário vermelho com fogo do inferno [no show] de São Paulo sabe) e ‘nascimento’ do Abel.“
O fã ainda descreve o cantor como “um verdadeiro artista que escreve, cria, narra e provoca” e disse que, mesmo que o clipe não tenha atendido ao gosto daqueles que não conhecem o canadense, ele, como fã, está achando a estratégia incrível.
“Ainda, numa época em que artistas só lançam EPs, vem ele e cria uma sequência com começo, meio e fim (que se aproxima).”
Outra publicação que também viralizou no Twitter mostra um fã resumindo sua visão sobre o conceito transmitido pelo cantor. Depois de recomendar que as pessoas assistam aos outros clipes das músicas que vão integrar o próximo disco de The Weeknd, ele aponta o que significa, para ele, a trama de cada música envolvendo o cantor:
“‘Timeless’: ele [se] despede da vida
‘Dancing In The Flames’: ele morre
‘São Paulo: [ele aparece] sendo gerado de novo”
Reunimos a seguir os três clipes na ordem mencionada pelo fã do músico para que você possa tirar suas próprias conclusões!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!