TMDQA! e Paralamas do Sucesso Show de 40 Anos no Allianz Parque

Recomendações de clássicos do terror

Os melhores filmes de terror segundo Dave Grohl, Slash e mais

Descubra os filmes de terror favoritos de Dave Grohl, Slash e mais

Os 6 melhores filmes de terror segundo músicos
Universal Pictures International

O Halloween foi celebrado nesta quinta-feira, 31 de outubro, e se você é fã de filmes de terror, o final de semana pode ser uma boa oportunidade para aproveitar o clima assustador e assistir a alguns clássicos deste gênero.

Apesar de já termos compartilhado recentemente algumas recomendações, como você pode ver nesta lista de melhores filmes de terror de todos os tempos segundo o Rotten Tomatoes e também nesta aqui que indica os melhores filmes de terror segundo a aclamada revista Variety, desta vez, as indicações vão ficar por conta de alguns astros da música.

Na lista abaixo, reunida pela Far Out, conheça um pouco mais sobre o gosto cinematográfico de artistas como Dave Grohl, Slash, Rina Sawayama e mais, e veja o que eles têm a dizer sobre as obras escolhidas como seus filmes de terror favoritos!

Os 6 melhores filmes de terror segundo músicos

Dave Grohl – A Bruxa (Robert Eggers, 2015)

Dave Grohl já demonstrou sua admiração pelos filmes de terror em diferentes oportunidades, tanto ao falar sobre a influência do icônico Halloween de John Carpenter em sua própria carreira como ao lado do Foo Fighters no musical de comédia de terror Studio 666.

Um de seus filmes favoritos do gênero é The Witch (A Bruxa), de Robert Eggers. A obra de 2015 marcou a estreia de Eggers como diretor de longas-metragens e foi estrelada por Anya Taylor-Joy. A trama conta uma história que se passa em 1963 sobre a situação de uma família puritana contra os males que vivem nas florestas além de sua aldeia. Sobre a obra, Grohl declarou:

“Esse filme não é apenas lindo e um trabalho de grandes atores e um grande diretor, mas, cara, há algo sobre uma boa possessão de bruxa de Salem que sempre me assustará mais do que qualquer filme ‘Jogos Mortais’ ou qualquer filme ‘O Chamado’. Eu assisti a esse filme cinquenta vezes, porra; eu amo esse filme.”

Slash – A Profecia (Richard Donner, 1976)

Slash, lendário guitarrista do Guns N’ Roses, é fã de diversos filmes mais assustadores, porém o seu preferido é um clássico de 1976 – The Omen (A Profecia). A obra dirigida por Richard Donner mostra as mortes violentas e eventos estranhos que acompanham uma família que tem entre um dos seus filhos o Anticristo. Slash comentou sobre o filme:

“Acho que ‘The Omen’ é o primeiro da minha lista. Foi um filme que vi quando saiu. Então eu devia ter, não tenho certeza, provavelmente 8 ou 9 anos ou algo assim. É Gregory Peck e Lee Remick. É um grande filme.”

Joe Talbot (IDLES) – A Bruxa de Blair (Daniel Myrick & Eduardo Sánchez, 1999)

Joe Talbot, vocalista do grupo britânico IDLES, revelou certa vez que a obra de terror que realmente o marcou foi The Blair Witch Project (A Bruxa de Blair), dos diretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez.

O clássico lançado em 1999 conta a história de três cineastas estudantes que estão fazendo um documentário sobre uma lenda urbana conhecida como Bruxa de Blair, porém eles acabam sendo surpreendidos com o que eles achavam que não poderia ser real.

Ao falar do filme, Talbot até relacionou a produção do longa com sua arte:

“Eu me senti preso no filme, e lembro que ele ficou comigo por dias. Foi também o primeiro site que entrei. Demorou cinco minutos para carregar, e lembro de sentar pacientemente na biblioteca da escola com meu amigo enquanto discutíamos se era real ou não. Acho que sua verossimilhança é algo que busco com minha arte.”

Zola Jesus – Mártires (Pascal Laugier, 2008)

O filme de terror favorito da cantora e compositora Zola Jesus chama atenção por não ser um título muito conhecido, mas sua história também parece entregar um bom enredo.

Trata-se do terror psicológico francês de 2008 Mártires, que foca em Lucie, que busca vingança contra aqueles que a sequestraram e torturaram quando criança, e Anna, outra vítima de abuso. Sobre o filme que ganhou um remake americano em 2015, Zola declarou:

“É tão único. Não é tanto sobre os aspectos tradicionais de terror que eu amo, mas os tons filosóficos, o que o torna tão bom. Eu o assisti pela primeira vez há vários anos, quando foi lançado. Eu estava em uma maratona de terror, mas esse filme simplesmente se destacou. Fiquei obcecada por ele.”

Rina Sawayama – O Chamado (Hideo Nakata, 1998)

Apesar do remake americano de Ring (O Chamado) de 2002 ter se tornado bastante popular, a cantora Rina Sawayama tem uma reverência especial pela versão original japonesa lançada em 1988.

A obra conta a história de uma repórter que está investigando uma fita estranha com um vídeo que amaldiçoa qualquer um que a assista, fazendo-os morrer sete dias depois de fazê-lo. Rina comentou sobre o filme:

“’Ring’ foi o primeiro filme de terror ao qual assisti. Eu tinha, tipo, sete anos, e me identifiquei com Sadako; ela é triste e nunca lava o cabelo. Acho que me ensinou a nunca confiar em remakes de Hollywood de clássicos asiáticos. No sentido criativo, eu realmente quero recriar a cena da TV em um videoclipe – tentei em um vídeo anterior, mas não tinha orçamento para fazer com que parecesse bom.”

Blanck Mass – Hellraiser (Clive Barker, 1987)

Para Benjamin John Power, dono do projeto eletrônico Blanck Mass, o melhor filme de terror de todos os tempos é o clássico de 1987 Hellraiser.

A obra britânica dirigida por Clive Barker tem sua trama centrada em uma estranha caixa de quebra-cabeça que invoca seres interdimensionais malévolos conhecidos como Cenobitas, que não conseguem diferenciar prazer de dor.

Apesar de Mass afirmar que a obra não tem um impacto direto na sua música, ele destaca que elementos do longa são aspectos importantes do seu trabalho:

“O simbolismo, a desolação, o desrespeito intransigente pela vida do outro. É quase mais deprimente do que assustador. A primeira vez que o vi, eu devia ter uns oito anos. Eu estava visitando meu pai em Cambridge, e ele nos deixou assistir uma noite enquanto eu estava lá. Não posso dizer que o filme em si teve algum impacto na minha música, mas drama e narrativa são dois aspectos muito importantes no meu trabalho e trilhas sonoras de filmes de terror são frequentemente ótimos exemplos disso.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!