Depois de liberar o single “Porto Alegre 12:30”, o cantor e compositor Afonso Antunes, vocalista da banda gaúcha Alpargatos, lançou nas plataformas digitais o single “Pelas Seis”.
Ambas as canções farão parte de seu disco solo de estreia e o artista contou como a cidade de Porto Alegre serviu de inspiração para as músicas que estarão no trabalho de estúdio:
“Eu queria fazer uma letra meio tropicalista, com essa pegada épica, grandiosa, de construir grandes cenas, como ‘Alegria, Alegria’, ‘Domingo no Parque’ ou ‘Panis et Circenses’. E foi o que eu tentei construir, apresentando a visão de alguém que sobe a Avenida Borges de Medeiros, vindo do Mercado Público, e passa pela Esquina Democrática: os prédios antigos prestes a cair, os ambulantes haitianos no caminho, os trabalhadores com pressa, as bugigangas chinesas, os pombos por todo lado. É uma experiência muito porto-alegrense, ver o Centro como uma síntese do que somos, um microcosmo de todas as possibilidades, nossas lutas e nossos fracassos, nosso futuro e nosso passado. Na produção, Mario e eu buscamos sons do centro para ambientar a faixa, então escutar escutar os gritos característicos dos vendedores, as pessoas conversando no sotaque de Porto Alegre, todo aquele burburinho vivo do Centro Histórico da capital.”
Kaê Guajajara
Kaê Guajajara disponibilizou nos serviços de streaming o álbum Forest Club, que traz o recente single “Sumaúma”.
A faixa une ritmos vibrantes como Pop, Eletrônica e Funk a elementos da música originária e vem acompanhada de um clipe que conta com a direção de Felipe Cardoso, roteiro de Kandu Puri, além das atuações de Mell Muzzillo e Lisi Potyguara.
Ao comentar sobre a canção, Kaê afirmou:
“Sumaúma nos ensina sobre o tempo que a natureza leva para chegar ao topo a partir de fortes alicerces. A noção social de topo e sucesso tem gerado expectativas sobre tudo que é instantâneo, o que vai totalmente contra a ordem natural das coisas, e podemos ver que os resultados desta aceleração não são saudáveis quando vivemos tantas consequências climáticas.”
Ekaterina Bessmertnova
Radicada em Vitória, no Espírito Santo, há oito anos, a cantora russa naturalizada brasileira Ekaterina Bessmertnova lançou seu primeiro EP solo, Contra os ventos e as marés.
Cercada por memórias afetivas de sua terra natal e da vivência em solo tropical, a artista incluou no compacto cinco canções compostas pelo maestro Célio Paula, com base instrumental executada por um grupo de câmara formado por Victor Polo (violão), Roger Rocha (teclados, efeitos, saxofone e flautas), Lucas Oliveira (violoncelo), Leonardo Reis (cavaquinho) e Léo de Paula (percussão).
Na infância e na adolescência, o elo de Ekaterina era o mar que banha a cidade de Odessa, na Ucrânia, onde ela visitava a família materna e vivia as experiências dos verões eslavos, o que permeou toda a inspiração para a concepção de seu primeiro trabalho de estúdio.