Em participação no episódio 63 do podcast do Metallica no Spotify, The Metallica Report, o vocalista James Hetfield foi questionado sobre o que ele levará das experiências da bem-sucedida turnê mundial M72, que começou em 2023 e continuará no ano que vem com novas apresentações.
Ao responder, James deixou clara a intenção de quebrar parte da expectativa dos fãs, que sempre esperam pelos clássicos nos shows, para fazê-los entrar em contato com as músicas do grupo menos conhecidas.
Segundo James, esse é o desafio que o Metallica propõe ao público em cada data realizada ao longo da excursão (via Blabbermouth):
“Acho que a confiança, o fato de que o álbum ’72 Seasons’ é bem recebido e algumas das músicas que estamos tocando ao vivo funcionam e elas se encaixam perfeitamente em todo o catálogo, todos os álbuns que temos. Não temos medo disso, mas também não estamos exagerando. Sabemos que as pessoas querem ouvir os hits.
E você tem que desafiá-las a ouvir algumas das coisas novas também, porque certamente não queremos ser uma banda tradicional que apenas toca seus maiores sucessos e então é isso. É tudo parte disso. Acho que a confiança de nós e do palco, estar no palco, saber que, ei, todos os erros são parte do show. Isso é parte do que dizemos antes de sair: ei, todos os erros são gratuitos. E não é um erro. Sério, essa palavra é meio ridícula de certa forma. É apenas uma maneira única de tocar naquela noite. Todo mundo consegue aproveitar o que quer que aconteça naquele momento. E, francamente, acho que é um desafio. Quando uma música desmorona, e isso pode ser devastador para outras bandas, para nós do Metallica é apenas, ‘Ok. Nós estragamos tudo. Vamos começar de novo.’ Ou, ‘Ei, vamos continuar daqui.’ Houve momentos em que editei uma seção inteira do meio e então no final da música disse, ‘Meu Deus, esqueci de tocar essa parte aqui. Vamos tocar para vocês.’ Há uma liberdade lá em cima que os fãs permitem, há uma graça que eles nos permitem ser humanos. Então, há uma confiança de que você não pode errar. Você simplesmente não pode errar. Você aparece e faz o seu melhor e sabe que é de coração.”
Você aceita bem a variação no repertório das suas bandas favoritas? Ouça o episódio do Podcast do Metallica na íntegra ao final da matéria!
Turnê atual do Metallica seguirá em 2025, mas sem shows no Brasil
Vale lembrar que a M72, que realiza duas datas em cada cidade com setlists diferentes conhecidos como “No Repeat Weekends”, não deve passar pelo Brasil. Para o próximo ano, o Metallica tem 21 shows marcados nos Estados Unidos entre Abril e Junho, incluindo duas aparições como atração principal em festivais.
A cada show, uma parte dos lucros de cada ingresso vendido irá para instituições de caridade locais por meio da fundação All Within My Hands, que o Metallica criou com o objetivo de cooperar com a justiça social.