Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, parece ter ficado realmente incomodado com o fato de não ter seu talento como guitarrista reconhecido.
O músico, que está na estrada há quase 40 anos, criticou as listas de “melhores guitarristas” por não incluí-lo ou até colocá-lo, mas classificá-lo em uma posição baixa, e falou abertamente sobre o assunto em uma nova entrevista com a Guitar World (via CoS).
Ele apontou:
“A maioria das pessoas nem reconhece minhas contribuições como guitarrista. Eles nem assumem que sou eu quem toca boa parte das guitarras [nas nossas músicas].”
Para Corgan, suas habilidades com a guitarra mereciam um pouco mais de reconhecimento. Ao falar sobre isso, o vocalista do Smashing Pumpkins declarou:
“Você tem essas listas bobas que saem sobre os maiores guitarristas; eu geralmente nem entro nessas listas. Ou eles me colocam atrás de alguém que é muito inferior. Não quero denegrir a pessoa na minha frente ou as pessoas na minha frente, mas vamos lá, sabe? Eu sou guitarrista o suficiente para saber quem é um grande guitarrista.”
Billy Corgan critica listas de “melhores guitarristas”
Em seu desabafo, Billy Corgan também disse que acredita que por ser o frontman do grupo, seu papel como compositor e líder da banda acabam sendo negligenciados. Ele explicou:
“Eu escrevo a música, letras, melodias, arranjos e toco a maior parte complicada das guitarras. E sou capaz de fazer um solo em cima disso. Acho que é difícil para as pessoas processarem… Elas não querem acreditar que uma pessoa pode fazer todas essas coisas.”
Para justificar sua indignação com a ausência de seu nome nas listas, o músico voltou a afirmar que sua experiência faz com que ele tenha capacidade de reconhecer uma ótima execução de guitarra:
“Eu toquei no palco com George Lynch e Uli Jon Roth, dois dos maiores guitarristas da história. Eu fiquei sentado por horas em frente ao Eddie Van Halen no 5150 com meu queixo caído, assistindo a Eddie tocar, ok? Meu pai era um grande guitarrista. Eu não tenho problema em reconhecer alguns dos maiores guitarristas de todos os tempos. Eu nunca me colocaria na companhia deles, [mas] há muitas pessoas que fingem tocar guitarra. Eu certamente não tenho problema em acreditar que sou melhor do que muitos deles.”
Billy Corgan e Smashing Pumpkins no Brasil
Billy teve a oportunidade de mostrar seu genial talento com a guitarra durante o show do Smashing Pumpkins que aconteceu em São Paulo neste domingo (3).
Em uma nova publicação, o artista apontou que a performance que aconteceu no Espaço Unimed foi “um dos melhores shows que já tivemos” e o descreveu como “épico”. Te contamos mais detalhes aqui.