"Há muitas pessoas que fingem tocar guitarra"

Billy Corgan desabafa sobre não aparecer em listas de melhores guitarristas

Líder do Smashing Pumpkins explica por que deveria ter mais reconhecimento como guitarrista

Billy Corgan, do Smashing Pumpkins
Foto de Billy Corgan via Shutterstock

Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, parece ter ficado realmente incomodado com o fato de não ter seu talento como guitarrista reconhecido.

O músico, que está na estrada há quase 40 anos, criticou as listas de “melhores guitarristas” por não incluí-lo ou até colocá-lo, mas classificá-lo em uma posição baixa, e falou abertamente sobre o assunto em uma nova entrevista com a Guitar World (via CoS).

Ele apontou:

“A maioria das pessoas nem reconhece minhas contribuições como guitarrista. Eles nem assumem que sou eu quem toca boa parte das guitarras [nas nossas músicas].”

Para Corgan, suas habilidades com a guitarra mereciam um pouco mais de reconhecimento. Ao falar sobre isso, o vocalista do Smashing Pumpkins declarou:

“Você tem essas listas bobas que saem sobre os maiores guitarristas; eu geralmente nem entro nessas listas. Ou eles me colocam atrás de alguém que é muito inferior. Não quero denegrir a pessoa na minha frente ou as pessoas na minha frente, mas vamos lá, sabe? Eu sou guitarrista o suficiente para saber quem é um grande guitarrista.”

Billy Corgan critica listas de “melhores guitarristas”

Em seu desabafo, Billy Corgan também disse que acredita que por ser o frontman do grupo, seu papel como compositor e líder da banda acabam sendo negligenciados. Ele explicou:

“Eu escrevo a música, letras, melodias, arranjos e toco a maior parte complicada das guitarras. E sou capaz de fazer um solo em cima disso. Acho que é difícil para as pessoas processarem… Elas não querem acreditar que uma pessoa pode fazer todas essas coisas.”

Para justificar sua indignação com a ausência de seu nome nas listas, o músico voltou a afirmar que sua experiência faz com que ele tenha capacidade de reconhecer uma ótima execução de guitarra:

“Eu toquei no palco com George Lynch e Uli Jon Roth, dois dos maiores guitarristas da história. Eu fiquei sentado por horas em frente ao Eddie Van Halen no 5150 com meu queixo caído, assistindo a Eddie tocar, ok? Meu pai era um grande guitarrista. Eu não tenho problema em reconhecer alguns dos maiores guitarristas de todos os tempos. Eu nunca me colocaria na companhia deles, [mas] há muitas pessoas que fingem tocar guitarra. Eu certamente não tenho problema em acreditar que sou melhor do que muitos deles.”

Billy Corgan e Smashing Pumpkins no Brasil

Billy teve a oportunidade de mostrar seu genial talento com a guitarra durante o show do Smashing Pumpkins que aconteceu em São Paulo neste domingo (3).

Em uma nova publicação, o artista apontou que a performance que aconteceu no Espaço Unimed foi “um dos melhores shows que já tivemos” e o descreveu como “épico”. Te contamos mais detalhes aqui.