Saem as guitarras, entram os violões

As 10 melhores baladas da história do Rock

Aerosmith, Pink Floyd e Guns N' Roses são exemplos de como colocar a energia do Rock em uma música altamente emotiva; confira o nosso ranking

As 10 melhores baladas da história do Rock
Imagens: Reprodução/YouTube

Até os corações mais cascudos podem derreter quando uma banda de Rock lança uma baladinha mais suave, e existem grandes exemplos disso com grupos gigantes como Rolling Stones, Led Zeppelin e Metallica.

O termo “balada” na música surgiu na Idade Média, na Itália e na França, para descrever uma poesia feita para ser cantada. Nos tempos modernos, o Jazz e o Folk se apropriaram do termo para descrever uma canção com andamento lento.

Publicidade
Publicidade

No Rock, foram as bandas de Metal, Glam e Hard Rock que transformaram esse conceito para definir qualquer música considerada mais calma e melancólica, com as guitarras dando vez para os violões.

Confira abaixo o nosso ranking com as 10 melhores baladas da história do Rock, incluindo ainda faixas lindíssimas dos Beatles, Aerosmith, Pearl Jam e mais!

As 10 melhores baladas da história do Rock

10. Pearl Jam – “Black” (1991)

Dos anos 1990 para cá, poucas baladas entraram tanto no imaginário coletivo quanto “Black”. Mostrando sua versatilidade desde o álbum de estreia, Ten, a banda de Eddie Vedder criou um verdadeiro hino dos corações partidos, e que serve como respiro em meio a um álbum que tem músicas pesadíssimas como “Once” e “Even Flow”.

9. Metallica – “Nothing Else Matters” (1991)

O nosso ranking segue com outra música do ano de 1991, do lendário Black Album do Metallica. O próprio James Hetfield disse que sentiu receio de apresentar a composição para a banda, não apenas pelo andamento lento, mas pela letra que fala sobre amor e sentimentalismo. A aposta deu certo, e atualmente “Nothing Else Matters” é a segunda música mais reproduzida do grupo nos streamings.

8. Whitesnake – “Is This Love” (1987)

David Coverdale sempre foi um grande romântico, por isso o Whitesnake é conhecido tanto por seus hits Glam quanto pelas baladinhas. Muito disso se deve à lindíssima “Is This Love”, música que ele escreveu para Tina Turner em 1987. Depois de trabalhar a composição com o guitarrista John Sykes, David gostou tanto da versão final que a gravou com sua banda.

7. Aerosmith – “Dream On” (1973)

Voltando ainda mais no tempo, chegamos no primeiro grande sucesso da banda de Steven Tyler, presente no álbum de estreia do Aerosmith em 1973. Na época, o guitarrista Joe Perry queria marcar a imagem de “uma banda enérgica de puro Rock N’ Roll”, e por isso não gostou de “Dream On”. Ele só aceitou lançar a faixa pensando no sucesso que ela faria nas rádios – e estava certo.

6. The Rolling Stones – “Wild Horses” (1971)

Em sua autobiografia, Keith Richards escreveu que esta música praticamente “se escreveu sozinha”, numa época em que o guitarrista sentia culpa por deixar sua família de lado para sair em turnê com os Stones. É claro que tanto sentimento só poderia ser traduzido em uma baladinha, e “Wild Horses”, lançada no álbum Sticky Fingers, acabou se tornando um dos maiores clássicos do Rock.

Bravado Camiseta masculina Rolling Stones – língua clássica, Preto, XXG
  • Camiseta masculina autêntica licenciada Bravado The Rolling Stones com língua clássica, preta, 2GG.

5. Guns N’ Roses – “November Rain” (1991)

Abrimos o Top 5 com uma das primeiras composições de Axl Rose, mas que o vocalista guardou na gaveta por quase 10 anos. Ele queria fazer uma música ao piano inspirada em Elton John, e só encontrou o momento certo para lançá-la nos discos Use Your Illusion, em 1991. Hoje, “November Rain” já acumulou mais de um bilhão de plays no Spotify.

4. Prince – “Purple Rain” (1984)

Daqui em diante, já estamos falando de clássicos supremos do Rock, que poderiam estar liderando outros rankings do estilo. Com nove minutos de duração, “Purple Rain” se tornou muito mais do que a trilha sonora do filme de mesmo nome. É uma das faixas que melhor representa a mística de Prince e o que significa fazer uma música sentimental, mas sem deixar as guitarras de lado.

3. Led Zeppelin – “Stairway To Heaven” (1971)

Seja pela letra épica de Robert Plant, pela guitarra de braço duplo usada por Jimmy Page ou pela lenda de que o guitarrista “vendeu a alma ao Diabo” para escrever essa música, “Stairway To Heaven” é um dos maiores clássicos do Rock. Vinda de uma banda de Blues puro, a faixa serviu como modelo para músicas com andamento mais lento a partir dos anos 1970.

2. Pink Floyd – “Wish You Were Here” (1975)

O Pink Floyd dedicou todo o álbum Wish You Were Here ao ex-integrande Syd Barret, e a faixa-título deixa claro o quanto o membro fundador da banda ainda era adorado por David Gilmour e Roger Waters. O guitarrista compôs o icônico riff, o baixista adicionou a letra e assim nasceu não apenas uma homenagem linda ao amigo, mas também uma das maiores baladas de todos os tempos.

1. The Beatles – “Let It Be” (1970)

É claro que a maior banda de Rock da história não poderia ficar de fora, e é difícil olhar para “Let It Be” e não colocá-la em primeiro lugar. A música veio num sonho que Paul McCartney teve com sua falecida mãe, mas nem essa bela história foi suficiente para convencer John Lennon.

O guitarrista achava que a música “não tinha nada a ver” com os Beatles, mas como o último álbum da banda foi uma verdadeira bagunça de composições, a faixa entrou no trabalho e acabou nomeando o disco todo, lançado em 1970. Ainda bem, porque é a melhor balada da história do Rock!

Sair da versão mobile