O "Papa" do Rock

Coldplay: Chris Martin e o curioso ritual ao embarcar em aviões

Cena chamou atenção durante passagem da turnê "Music of the Spheres" pela Nova Zelândia nesta semana

Chris Martin tocando violão e beijando pista de aeroporto
Créditos: Shutterstock / Reprodução YouTube

Pra quem é fã de Coldplay e acompanha as andanças da banda pelo planeta, não é nenhuma surpresa que o vocalista Chris Martin tem algumas superstições na hora de embarcar em um avião.

Nesta segunda-feira (11) um vídeo do cantor na Nova Zelândia viralizou ao mostrá-lo beijando a pista do aeroporto de Auckland, antes de subir na aeronave – assista mais abaixo.

A cena chamou atenção – além de ser um pouco “insalubre” – por lembrar o gesto que alguns Papas da Igreja Católica e ativistas políticos fizeram ao longo da história.

Vocalista do Coldplay viveu trauma aéreo em 2005

Mas para o líder do Coldplay, beijar a pista é provavelmente uma forma de lidar com um trauma que ele viveu em 2005, quando fez um pouso forçado em Gana, na África Ocidental, depois de enfrentar uma violenta tempestade de poeira.

Em entrevista ao jornal The Sun na ocasião, Chris Martin explicou aquele evento climático e disse que teve certeza que iria morrer (via NME):

“Foi tão assustador, o avião balançou pra todos os lados. Uma vez por ano, durante uma semana um vento enorme vindo do Saara passa por ali. Não dava pra ver nada. Eu não conseguia enxergar o solo e, no fim das contas, o piloto também não. Eu pensei, ‘a minha filha vai ter que arranjar um padrasto”.

Outro motivo apontado por alguns fãs diz respeito ao fato de Chris celebrar o tempo que passou naquele local e beijar o chão como uma forma de agradecimento.

Agenda do Coldplay está agitada para 2025

De lá pra cá, o cantor já foi flagrado beijando a pista do aeroporto durante passagens pela Malásia e Indonésia, em turnês anteriores do Coldplay, embora nunca tenha falado exatamente sobre o motivo do “ritual”.

Vale lembrar que a Nova Zelândia é a última parada da turnê Music of the Spheres em 2024. Para o ano que vem, a banda já anunciou shows na ásia, nos Estados Unidos e uma residência de 10 noites no estádio de Wembley, em Londres, um recorde para o local.

Veja abaixo o vídeo que mostra Chris Martin cumprindo a sua superstição em Auckland na última segunda-feira.