Quem entende de música provavelmente já ouviu falar no produtor Rick Rubin, que ajudou artistas como Red Hot Chili Peppers, Johnny Cash, Run-D.M.C., Slayer, The Chicks, Beastie Boys e System of a Down a fazer alguns dos melhores álbuns de suas carreiras.
No entanto, tem gente importante no mercado que não está nem aí para a relevância artística e, digamos, corporativa, que Rubin vem acumulando ao longo das décadas.
Neste caso, estamos falando de Pete Townshend, que, durante participação no podcast Rockonteurs, compartilhou seus pensamentos sobre o processo criativo de Rick e suas aventuras como influencer, confessando que não acha que tudo isso seja necessário.
Na conversa com Gary Kemp e Guy Pratt, o guitarrista do The Who, que resolveu desistir de se aposentar, disse que ninguém deveria se impressionar com os métodos utilizados por Rubin (via Vice):
“Você vê muita coisa no YouTube e no Instagram, pessoas te importunando sobre a maneira como você tem que ser. Alguém precisa dar um tapa em Rick Rubin de vez em quando, porque, em um minuto ele está nos dizendo que precisamos fazer o que quisermos e, então, por outro lado, ele está nos dizendo que não devemos fazer isso e não devemos fazer aquilo. O livro de regras para mim é… Eu me envolvi com todos esses métodos.
Às vezes, eu carregava grandes estúdios de gravação na estrada comigo, e às vezes eu usava pequenas máquinas de fita cassete. Eu gravei de todas as maneiras diferentes. E se eu queria entrar em um estúdio com uma orquestra enorme, eu também fiz isso.”
Pete também acrescentou que, para ele, criatividade não é “apenas sobre estrelas do rock, estrelas pop, cantores, músicos, artistas ou o que quer que seja. É sobre todos.”
Pete Townshend critica Rick Rubin
Apesar do tom de crítica, Townshend concordou com o produtor e autor quando o assunto foi ter prazer ao realizar algo:
“Como Rick Rubin diz tão corretamente, e muitos outros especialistas sobre criatividade, tem que ser divertido. Tem que ser agradável. Tem que ser algo que você ama fazer, e também tem que ser algo que você gosta do que faz. Mas isso não significa necessariamente que qualquer outra pessoa vai gostar.”
Até o fechamento desta matéria, Rubin, que já venceu oito Grammys, não respondeu aos comentários de Townshend.