A cantora e compositora mineira Paige lançou a faixa “Pra Viajar” em colaboração com Cynthia Luz.
A música é um convite para deixar o pensamento vagar livremente e precede o lançamento do álbum de estreia de Paige, intitulado Esse é meu mundo.
A artista, que anteriormente havia liberado a dançante “Trik Trik”, comentou a participação de Cynthia.
“A própria participação da Cynthia Luz me inspirou a fazer essa música. Então, propus para o produtor PS que a gente fizesse uma música pensada pra ela, em termos de tom, sonoridade, ritmo, etc. Esta temática acaba sendo o ponto base nas conexões entre as pessoas, pois somos todos movidos pelo amor, em seus múltiplos sentidos.”
Cynthia também falou sobre a parceria:
“A colaboração com a Paige foi muito espontânea e leve, a gente já se deu bem logo de cara. Ela disse que já admirava o meu trabalho, então a gente criou uma admiração muito mais gostosa ainda quando se conheceu pessoalmente. E o resultado disso foi essa música. O que me toca é ver que ela é uma artista completa, que tem muita sabedoria e muito a oferecer para a nossa cena, então fico feliz de poder fazer parte de algo que é real.”
LUIZGA
O músico Luiz Gabriel Lopes, que assina artisticamente como LUIZGA, disponibilizou nos serviços de streaming o EP Real Cinema pelo selo brasileiro Pequeno Imprevisto.
Um dos fundadores do Rosa Neon e do Graveola, além de acumular parcerias com artistas como Luiza Brina e Maglore, Luiz Gabriel produziu as faixas do compacto a partir de bases de voz e violão gravadas ao vivo em um show no Teatro do IX Mundo, em São Paulo, em 2023.
Ele próprio conta citando também a presença do violinista português João Silva:
“É um disco que pega aquele quente do take ao vivo, aquela imprecisão viva, mas descontextualizando um pouco o tradicional ao vivo e passando a usar isso mais como matéria prima. E isso me pareceu bem interessante como abordagem de produção. Isso trouxe uma personalidade muito interessante na sonoridade que a gente achou com os efeitos sonoros acrescentados às bases gravadas ao vivo. Destaco também a presença do violinista português João Silva, que aparece em três das cinco faixas. Ele criou arranjos maravilhosos, todos gravados posteriormente em Barcelona, na Espanha”.
Para o artista, Real Cinema é “mais reflexivo e emocional” que dialoga fluentemente com a discografia solo que o artista constrói desde 2010, quando estreou com o disco Passando Portas.
Depois dele, vieram O Fazedor de Rios (2016) e Mana (2017) e s EPs Presente (2020) e Sóis (2021), sem contar os singles como o hit “Yemamayá”, de 2023.
Souela
A banda Souela, depois de lançar o single “Nossa Voz”, divulgou nas plataformas digitais a música “Espelho”, que também estará em seu novo EP.
Ao comentar sobre o compacto, que terá o mesmo título do lançamento anterior, o grupo, que comemora dez anos de carreira, afirmou:
“Nossa Voz” é uma celebração da expressão feminina, carregada de elementos
sonoros que vão desde vocais marcantes até guitarras enérgicas, criando uma
atmosfera poderosa e envolvente.”