"A mágica do canto em grupo"

Treinadora vocal explica por que os brasileiros são (quase) sempre afinados em shows

A professora e youtuber britânica Beth Roars ficou surpresa com a qualidade dos fãs em show de Sandy & Junior e apontou alguns motivos para isso

Treinadora vocal explica porque os brasileiros são (quase) sempre afinados em shows
Reprodução/YouTube

A youtuber e professora de canto britânica Beth Roars ataca novamente!

Fã de música brasileira, ela decidiu explicar uma fama positiva do público durante shows no Brasil: além da energia característica da nossa plateia, nós (quase) sempre cantamos afinadinho.

Publicidade
Publicidade

A professora já publicou um vídeo elogiando a potência de Badauí do CPM 22, como te mostramos nesta matéria, e também analisou performances de artistas como Tim Maia, Ana Carolina e Chitãozinho & Xororó.

Depois de falar sobre a tradicional dupla sertaneja, ela teve a “mente explodida” ao descobrir nos comentários que os filhos de Xororó, Sandy & Junior, têm uma dupla tão popular por aqui quanto a do pai.

Fãs de Sandy & Junior surpreendem professora de canto britânica

Beth Roars publicou recentemente um react da primeira vez que ouviu Sandy & Junior, mais precisamente uma versão ao vivo do hit “Inesquecível” apresentada na enorme turnê de reunião dos irmãos, em 2019.

A professora ficou maravilhada com a voz de Sandy e fez uma análise completa das técnicas usadas pela cantora, que é reconhecidamente uma das maiores do nosso país.

Mas o que chamou mesmo a atenção de Roars foi o que ela chamou de “mágica do canto em grupo”, nos momentos em que Sandy joga para o público dar o show nos estádios sempre lotados por onde a turnê passou.

Segundo a treinadora vocal, há alguns motivos para que os brasileiros tendam a ser mais afinados na hora de soltar a voz em shows – e um deles é simplesmente a influência que Sandy & Junior tiveram na cultura brasileira desde os anos 1990.

Por que o público brasileiro canta bem em shows?

Beth Roars ainda explicou que, quando a maioria da plateia canta bem, como parece ser o caso no Brasil, os desafinados (que também têm um coração, segundo João Gilberto) conseguem passar desapercebidos:

“Quando as pessoas cantam juntas, especialmente em corais, e músicas muito conhecidas, eles normalmente se alinham no tom, mesmo que não tenham treinamento vocal, e as razões por trás disso são fascinantes.

Uma delas é a ‘sincronia auditiva’. Nós ouvimos o que os outros estão fazendo, pegamos momentos-chave e começamos a copiar aquilo. Também há a vibração, porque quando cantamos não estamos usando apenas a boca, o corpo todo vibra. E podemos sentir quando outros corpos estão vibrando perto de nós.

Tem outro detalhe interessante: quando há uma multidão cantando e a maioria está afinada, aqueles que estão fora de tom acabam sendo ‘engolidos’ pela harmonia”.

Confira abaixo o vídeo completo de Beath Roars reagindo a “Inesquecível” de Sandy & Junior e explicando a performance dos fãs brasileiros!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile