De Sister Rosetta Tharpe a Prince

10 músicos negros que foram fundamentais para o Rock and Roll

As origens negras do Rock and Roll se relacionam com a ancestralidade e a proposta do Dia da Consciência Negra

Sister Rosetta Tharpe e James Brown estão entre pioneiros negros do Rock and Roll
Foto de James Brown via Shutterstock

Neste dia 20 de Novembro de 2024, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra é celebrado como um feriado nacional no Brasil. Mais do que uma comemoração, o dia é também um lembrete da ancestralidade de tantos brasileiros e um importante passo para a conscientização na luta contra o racismo. Mas e a música?

Bom, a música, como muitos de nós já sabemos, é uma parte fundamental da cultura de praticamente todos os povos. Quando se fala do povo preto, inclusive, o Rock and Roll é um dos principais gêneros – não só pelo pioneirismo de alguns mas pela relevância até os dias de hoje, com bandas como Black Pantera mantendo vivas as memórias ancestrais sob uma nova roupagem.

Publicidade
Publicidade

Para celebrar este 20/11 e dar voz aos pioneiros do Rock and Roll, separamos uma lista com 10 grandes nomes que foram fundamentais para o gênero, fazendo-o crescer e evoluir com suas contribuições. Veja a seguir!

Sister Rosetta Tharpe

Considerada uma das pioneiras do Rock and Roll, Sister Rosetta Tharpe inovou ao combinar o gospel com a guitarra elétrica, criando um estilo único que inspirou artistas como Elvis Presley e Chuck Berry.

Sua habilidade como guitarrista e sua presença de palco marcante ajudaram a definir os primórdios do Rock, ao mesmo tempo em que quebrava barreiras de gênero e raça na música.

Ela foi, inclusive, tema de um especial aqui no TMDQA! que você pode acessar neste link.

Robert Johnson

Ícone do blues, Robert Johnson é frequentemente associado ao mito de ter feito um pacto com o diabo para adquirir sua habilidade extraordinária com a guitarra.

Suas composições, como “Cross Road Blues” e “Sweet Home Chicago”, influenciaram profundamente o Blues e o Rock, sendo uma fonte de inspiração para artistas como Eric Clapton e Led Zeppelin.

O primeiro, aliás, toca faixas de Johnson até hoje em seus shows, inclusive na turnê que passou pelo Brasil recentemente.

Muddy Waters

Conhecido como o “Pai do Chicago Blues”, Muddy Waters trouxe o Blues do Delta para os cenários urbanos e o eletrificou. Seu estilo robusto e poderoso, com canções como “Hoochie Coochie Man”, teve um impacto imenso no desenvolvimento do Rock and Roll, influenciando desde bandas britânicas até músicos americanos.

Não à toa, seu grande hit já foi regravado por nomes que vão desde Buddy Guy até Motörhead, passando por Eric Clapton, Steppenwolf e muito mais.

Fats Domino

Apesar de não ser particularmente um representante do Rock and Roll, Fats Domino é considerado um dos pioneiros do gênero por combinar um piano cheio de energia com sua voz suave e letras acessíveis para criar sucessos como “Blueberry Hill”.

Seu som, que misturava R&B com melodias cativantes, foi fundamental para popularizar o Rock, especialmente nos anos 1950.

Little Richard

Com seu estilo extravagante e vocais incendiários, Little Richard foi uma força revolucionária no nascimento do Rock and Roll, principalmente ao capturar o espírito performático que viria ser tão parte do gênero.

Canções como “Tutti Frutti” e “Long Tall Sally” marcaram época, e sua energia inigualável inspirou gerações de artistas, de The Beatles a Prince, com Paul McCartney tendo inclusive eleito uma de suas canções entre as preferidas de sua vida.

Bo Diddley

Conhecido por seu ritmo sincopado e batida característica, Bo Diddley foi um inovador que ajudou a moldar o som do Rock, principalmente pela forma com que incorporou elementos do Blues e ajudou a transformá-los naquilo que seria chamado de Rock and Roll.

Sua influência transcendeu gerações, com canções como “Bo Diddley” e “Who Do You Love?” sendo reinterpretadas e celebradas por artistas de diversos estilos, desde The Doors até The Jesus and Mary Chain.

Ruth Brown

Apelidada de “Rainha do R&B”, Ruth Brown foi essencial para estabelecer a Atlantic Records como um dos maiores selos da música. Não à toa, a gravadora passou a ser conhecida por algum tempo como “the house that Ruth built” – ou “a casa que Ruth construiu”, já que seus sucessos sustentaram o selo por algum tempo.

Com sucessos como “Mama, He Treats Your Daughter Mean”, ela ajudou a moldar o R&B e abriu caminho para artistas femininas na música popular e no Rock.

James Brown

Apesar de ser conhecido como o “Padrinho do Soul”, James Brown redefiniu a música como um todo graças a seu estilo rítmico e, principalmente, às suas performances eletrizantes, que influenciaram uma geração toda.

No Rock, nomes como Gene Simmons citam Brown como uma de suas principais referências, e suas contribuições vão além do Soul, influenciando o Rock, o Funk e até o Hip Hop com clássicos como “I Got You (I Feel Good)” e “Papa’s Got a Brand New Bag”.

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix dispensa apresentações. Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, ele revolucionou o Rock com sua técnica inovadora, somada ao uso fora do convencional de efeitos de guitarra.

Álbuns como Are You Experienced e performances como a de Woodstock consolidaram seu status como um visionário que expandiu os limites da música, e é simplesmente imensurável o quanto sua influência se traduz até hoje no Rock, tanto em questão de sonoridade quanto de performance.

Prince

Artista multifacetado, Prince deixou um legado inigualável ao combinar Funk, Rock, R&B e Pop em um estilo próprio. Álbuns como Purple Rain e 1999 destacam sua genialidade como compositor e músico, consolidando-o como um dos maiores ícones da música contemporânea também graças às suas performances.

Prince também serve como um ótimo exemplo de como a influência negra na música continua se fazendo presente e evoluindo com o tempo, e é questão de tempo até que outros nomes tenham legados consolidados para ampliar essa seleção – da qual, certamente, muitos ícones já ficaram de fora.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile