Feats de responsa!

10 músicas em que o artista convidado é mais famoso que o principal

Bruno Mars, Rihanna e Ozzy Osbourne são exemplos de cantores que "roubaram os holofotes" em músicas de outros artistas

10 músicas em que o artista convidado é mais famoso que o principal
Imagens: Reprodução

Estratégia valiosa para qualquer artista, uma parceria pode ajudar a alavancar uma música para novos públicos, além de quebrar barreiras entre estilos aparentemente diferentes, como Rock, Hip Hop e Pop.

Na história da música, há alguns exemplos de artistas que “zeraram” a arte do feat ao convidarem cantores que, pelo menos na teoria, eram mais famosos que o próprio autor da canção.

Publicidade
Publicidade

Talvez o exemplo mais famoso seja o de Bruno Mars, que explodiu depois de gravar “Billionaire” com Travis McCoy, mas na lista abaixo vamos relembrar outras vezes em que isso aconteceu com Sam Smith, Rihanna, Sting, Ozzy Osbourne e mais!

Confira na sequência e diga pra gente, sem mentir: você sabia quem era o autor principal de cada uma delas, ou apenas o “convidado famoso”?!

10 músicas em que o artista convidado é mais famoso que o principal

Post Malone feat. Ozzy Osbourne – “Take What You Want”

Em seu terceiro álbum, Hollywood’s Bleeding (2019), a então estrela em ascensão no Rap convidou talvez o maior mestre do Heavy Metal, Ozzy Osbourne, para uma música que também tinnha Travis Scott. A parceria deu tão certo que “Take What You Want” ainda entrou num disco do Príncipe das Trevas, o Ordinary Man de 2020.

Travie McCoy feat. Bruno Mars – “Billionaire”

Em 2010, Travie McCoy era mais conhecido como fundador do grupo Gym Class Heroes, e tentava emplacar uma carreira solo com o álbum Lazarus. O disco não fez muito sucesso, mas o single principal chegou ao Top 5 da Billboard graças ao convidado, Bruno Mars. Bruninho também não era uma grande estrela ainda, mas se tornaria depois de lançar seu disco de estreia Doo-Wops & Hooligans, naquele mesmo ano.

Mark Ronson feat. Amy Winehouse – “Valerie”

Mesmo sem estar nos dois álbuns que Amy Winehouse lançou em vida, “Valerie” se tornou uma das músicas mais conhecidas da lendária cantora britânica graças a Mark Ronson. Mais conhecido como DJ e produtor musical, ele eternizou em 2007 uma cover da canção do The Zutons, originalmente de 2006, com os icônicos vocais de Amy.

Disclosure feat. Sam Smith – “Latch”

Famosa na cena da música eletrônica, a dupla britânica Disclosure “furou a bolha” em 2012 quando colaborou com o cantor Sam Smith na música “Latch”. O cantor ainda fez uma parceria de sucesso com o DJ Naughty Boy antes de lançar seu primeiro álbum solo, In the Lonely Hour, que o transformou em uma das maiores vozes da música Pop no Reino Unido.

Dire Straits feat. Sting – “Money for Nothing”

Essa aqui é apertada… é verdade que Mark Knopfler e seu Dire Straits estão entre os maiores nomes do Blues Rock dos anos 1970 e 1980, mas também é inegável que o The Police emplacou mais hits na carreira. Por isso, quando a banda convidou Sting para fazer os backing vocals em “Money for Nothing”, a música fez um sucesso absurdo e se tornou uma das mais famosas do Dire Straits até hoje.

Robin Thicke feat. Pharrell Williams – “Blurred Lines”

Uma das músicas mais populares dos anos 2010 tem as assinaturas do cantor Robin Thicke e do rapper T.I., mas você provavelmente conhece “Blurred Lines” por causa dos vocais de Pharrell Williams. Em 2013, ele era mais conhecido como produtor musical – mas foi justamente depois de participar da faixa de Thicke que Pharrell lançou o álbum solo Girl (2014) e se tornou figurinha carimbada da cultura pop no século 21.

Eminem feat. Rihanna – “Love The Way You Lie”

Pra determinar quem é o artista mais famoso nessa música, precisamos olhar para a época em que foi lançada. Em 2010, Eminem já era um rapper renomado, mas buscava se reerguer depois de dois álbuns considerados fracos. Já Rihanna vinha de sucessos gigantes como “Umbrella”, “Rude Boy” e “Take a Bow”, e era uma das cantoras mais requisitadas da indústria. O importante é que a parceria deu certo!

B.o.B feat. Hayley Williams – “Airplanes”

O rapper B.o.B tomou uma decisão arriscada, mas que se provou certeira, quando convidou uma vocalista de Rock para participar de seu álbum de estreia, em 2010. Na época, Hayley Williams e o Paramore estavam no auge depois do disco Brand New Eyes (2009), e o resultado foi “Airplanes”, música que liderou as paradas do Reino Unido e chegou ao segundo lugar nos EUA.

Wiz Khalifa feat. Charlie Puth – “See You Again”

Charlie Puth era desconhecido do grande público quando foi convidado por Wiz Khalifa para gravar uma música para o filme Velozes & Furiosos 7, em homenagem ao ator Paul Walker que havia falecido tragicamente. “See You Again” passou 12 semanas no topo da Billboard e fez tanto sucesso que alavancou Puth para uma carreira meteórica, que se tornaria maior que a de Khalifa.

Paul McCartney feat. Michael Jackson – “Say Say Say”

Nossa última escolha para esta lista é mais uma brincadeira do que outra coisa. É claro que Paul McCartney já era uma figura suprema da música nos anos 1980 graças aos Beatles, mas em carreira solo, sua popularidade nem se comparava à de Michael Jackson. Por isso, “Say Say Say”, presente no quarto álbum solo de Macca, se tornou uma das parcerias mais icônicas de todos os tempos!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile