Até Freddie Mercury está na lista!

5 artistas e bandas que odiavam os Sex Pistols

Entre polêmicas, atitudes controversas e acusações de uma imagem indevida do Punk, banda tem haters famosos

Sex Pistols
Foto: Wikimedia Commons

É impossível falar de Punk sem falar dos Sex Pistols. Liderando o movimento britânico nos Anos 70, o grupo de Johnny Rotten virou assunto não apenas por suas composições afiadas e performances enérgicas, mas também, claro, por suas polêmicas que vão desde posicionamentos até atitudes questionáveis, especialmente envolvendo Sid Vicious.

Ainda que a importância da banda seja inquestionável, não é de se surpreender que muita gente não tenha um grande apreço pelo grupo, especialmente considerando as mencionadas polêmicas. Johnny Rotten, por exemplo, é dono de opiniões controversas até hoje, e Sid Vicious se tornou um símbolo do exagero e do uso de drogas.

Publicidade
Publicidade

Essas questões todas acabaram afetando outras bandas, e o tempo fez com que os Pistols acumulassem rivalidades ou, às vezes, apenas relações unilaterais de ódio. O portal Far Out reuniu 5 artistas e bandas que tiveram problemas com os britânicos e você pode conferir quais são eles logo abaixo!

Artistas e bandas que odiavam os Sex Pistols

Ramones

Apesar dos Pistols terem liderado o movimento Punk britânico, os Ramones são amplamente considerados como os grandes pioneiros do gênero, especialmente nos EUA. Por isso, é claro que Joey Ramone tinha palavras afiadas quando falou sobre o grupo europeu:

“Esses caras nos copiaram. E eu quero soar melhor do que isso.”

Freddie Mercury

Apesar do Queen não ter nada a ver com os Sex Pistols, as bandas chegaram a trabalhar em estúdios próximos e isso ocasionou um encontro de Freddie Mercury que viria se tornar uma grande polêmica, já que ambos tinham pouco apreço um pelo outro.

O vocalista do Queen não poupou críticas e ofendeu Sid Vicious neste encontro, conforme ele mesmo relembrou:

“Eu chamei o Sid Vicious de ‘Simon Ferocious’ ou qualquer coisa assim, e ele não gostou nem um pouco. E eu disse, ‘O que você vai fazer sobre isso?’. E ele tinha todas essas coisas, tipo, bem… ele era todo marcado, e eu disse, ‘Você teve certeza de que se arranhou direitinho no espelho hoje?’. E ele odiou o fato de que eu sequer conseguia falar dessa forma. Então eu acho que sobrevivemos a esse teste.”

The Clash

Apesar de serem contemporâneos e terem tido uma relação majoritariamente respeitosa, é óbvio que o The Clash também não ficaria de fora das polêmicas envolvendo os Sex Pistols. Dessa vez, no entanto, foi Johnny Rotten quem começou a treta, criticando Joe Strummer e condenando sua atitude Punk como algo falso:

“Olha, ele fingia pular de ônibus, sabe, tipo, com aquela jaqueta de couro cravejado… você precisa ser mais honesto conosco.”

Strummer, naturalmente, devolveu na mesma moeda, mas estendeu sua crítica a toda a banda e apontou que eles teriam letras vazias:

“[A banda] não tem conteúdo, e eles realmente não pareciam defender muita coisa a não ser esse socialismo abstrato.”

The Stranglers

Outro contemporâneo da cena Punk, o The Stranglers chegou a receber Johnny Rotten como convidado em um show e tudo corria bem até que o guitarrista Jean-Jacques Burnel se irritou com a presença do cantor.

Contestando a imagem passada pelos Pistols, Burnel teria jogado o vocalista na parede e ameaçado surrá-lo. Em uma declaração sobre o tema, o músico destacou que os Stranglers tinham o verdadeiro espírito do underground:

“Eles eram todos fracotes. Em 1976, nós tocamos mais de 200 shows, enquanto o The Clash e os Pistols só tocavam em festas chiques nos sótãos de Londres para a imprensa. Então, nós estávamos na linha de frente, e eles não tinham chance contra a gente em uma briga.”

David Crosby

Apesar de não ser parte do movimento Punk, o saudoso David Crosby nunca fugiu de tretas e opiniões polêmicas. Há poucos anos, já através da internet, a lenda do Folk deixou claro seu desgosto não apenas do Sex Pistols, mas também do Punk como um todo.

Questionado por fãs, ele disse que não gostava do gênero e, depois, elaborou dizendo que é um estilo de música composto “praticamente só por coisas idiotas” e que “não tem nenhum valor musical e tem letras majoritariamente infantis”. Sobrou pra todo mundo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile