Detalhes do clipe de "squabble up"

10 referências geniais no clipe de Kendrick Lamar que você nem percebeu

Confira algumas homenagens e mensagens que o aclamado rapper quis passar no clipe de "squabble up"

10 referências geniais no clipe de Kendrick Lamar que você nem percebeu
Reprodução/YouTube

Kendrick Lamar lançou de surpresa seu mais novo disco GNX na última sexta-feira (22) e, para divulgar a obra, o aclamado rapper disponibilizou recentemente o clipe da segunda faixa do álbum, “squabble up”.

O registro, que mostra Lamar arriscando alguns passos de dança, chegou repleto de easter eggs e referências geniais relacionadas à cultura negra, indo desde homenagens especiais a filmes, programas de TV clássicos, álbuns icônicos, lendas culturais e a política negra.

Publicidade
Publicidade

Enquanto algumas referências ficaram um pouco mais fáceis de identificar, outras são mais específicas sobre a cultura da Costa Oeste dos Estados Unidos e podem ter passado batidas pelos fãs do rapper.

A seguir, reunimos uma lista, com base numa thread da Rap TV, com as 10 principais referências presentes no clipe de “squabble up”. Ao final da lista, você pode assistir ao novo clipe de Kendrick Lamar!

10 referências geniais no clipe de Kendrick Lamar

1. Capa do álbum “Power” de Ice-T

Com Ice-T sendo um dos pioneiros mais importantes do Gangsta Rap na Costa Oeste, Kendrick fez uma homenagem ao astro fazendo uma releitura da capa do disco do veterano, Power.

CD do álbum G-Funk Classics, de Nate Dogg

O CD do álbum G-Funk Classics, Vol. 1 & 2, do saudoso Nate Dogg, aparece pendurado em um lustre em homenagem ao rapper.

Referência ao filme Menace II Society

Kendrick Lamar relembra uma cena pesada do filme de 1993 Menace II Society em um trecho do clipe. Porém, no vídeo, o astro acaba amenizando um pouco a situação que acontece no longa.

Arte da capa do disco Black Moses, de Isaac Hayes

Kendrick incluiu no clipe um homem usando a mesma roupa e acessórios que aparecem na capa de um dos melhores discos de Isaac Hayes, Black Moses, lançado em 1971.

Referência ao clipe de “The New Movement”, do The Roots

Uma das referências mais explícitas do clipe é o cenário e o enquadramento usado por Kendrick Lamar, bastante semelhante ao do clipe de 1999 do The Roots para o clássico “The Next Movement”.

Homenagem a Compton

O astro incluiu duas homenagem à sua cidade natal, Compton. No registro, podemos ver uma placa de saída da rodovia 105, além de uma faixa do Desfile de Natal de Compton. Isso, aliás, fez com que alguns fãs acreditem que ele pode estar preparando algo para as comemorações de Natal deste ano.

Referência ao clipe de “Scraper Bike”, de Trunk Boiz

O rapper homenageou o primeiro hit do grupo Trunk Boiz, apresentando uma bicicleta bem similar à do clipe do sucesso “Scraper Bike”.

Referência ao programa de TV Soul Train

Kendrick Lamar incluiu o “Scramble Board” do lendário programa de TV Soul Train. Nesse quadro, os dançarinos tinham que desembaralhar o tabuleiro e juntar as letras para formar o nome do artista do show ou de um indivíduo renomado na cultura negra.

Placa “Jesus Saves Gangsters Too”

No clipe, Kendrick aparece segurando uma placa escrita “Jesus Saves Gangsters Too”, algo como “Jesus também salva os Gangsters”, em tradução livre. Esta é uma referência a um ministério sediado em Los Angeles que tem como objetivo levar os “gangsters” para o reino de Deus.

“Como ser mais como Kendrick para leigos”

Também trazendo um pouco de humor para sua nova produção, Kendrick Lamar aparece em uma cena lendo um livro fictício intitulado “Como ser mais como Kendrick para leigos”. Pra quem será que o rapper indicaria essa leitura?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RAP

Dos clássicos do Rap ao Trap: a Playlist TMDQA! Rap é perfeita para você conhecer novos sons de artistas nacionais e internacionais! Aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!

https://open.spotify.com/playlist/01CfJkCRPIOknoD0g4dOW3?
Sair da versão mobile