Riffs pesados e letras sombrias

5 álbuns que definiram o Heavy Metal nos Anos 70

Descubra as bandas que foram responsáveis por moldar o gênero pesado

Black Sabbath
Foto: Wikimedia Commons

O espírito de liberdade que dominava os Anos 70 permitiu que, naquele período, um gênero como o Heavy Metal ganhasse força na cena musical, após ter surgido ainda bem discreto no fim da década de 60.

Muitas pessoas apaixonadas por música foram atraídas por trabalhos do novo estilo que teve como base o Blues Rock, o Rock Psicodélico e apresentava riffs pesados, guitarras altas e distorcidas, sonoridades densas do baixo e da bateria e vocais expressivos.

Publicidade
Publicidade

A seguir, confira cinco álbuns fundamentais que ajudaram a definir o Heavy Metal e que inspiraram diversas outras bandas que continuam contribuindo para que o legado desse gênero pesado não seja esquecido!

5 álbuns que definiram o Heavy Metal nos Anos 70

1 – Black Sabbath – Black Sabbath (1970)

Um dos grandes marcos do Heavy Metal foi o lançamento do disco de estreia autointitulado do Black Sabbath. A obra de 1970 moldou a estética do gênero a partir de sua faixa-título que abre o disco, apresentando riffs arrastados do icônico guitarrista Tony Iommi e uma atmosfera obscura que acompanha a voz inconfundível de Ozzy Osbourne.

Além de ter inovado em sua sonoridade, o primeiro disco do Black Sabbath também se destacou por conta de suas letras, abordando temas como medo, ocultismo, morte e guerra, que se tornaram pilares do Heavy Metal.

Mesmo sendo seu trabalho de estreia, o álbum ajudou a consolidar a banda de Ozzy como uma das pioneiras do gênero, apresentando ao público a incrível fusão entre o blues, rock psicodélico e o hard rock, com adição de elementos mais intensos que mais tarde se tornaram os principais aspectos do Metal.

Faixas-destaque: “Black Sabbath” e “N.I.B.”

2 – Motörhead – Overkill (1979)

No final dos Anos 70, o Motörhead disponibilizou seu emblemático segundo disco de estúdio, Overkill, que se tornou um dos trabalhos mais importantes na evolução do Heavy Metal ao representar a transição da era clássica do gênero para a sonoridade que se tornaria o Thrash Metal na década seguinte.

O trio formado por Lemmy Kilmister, Phil “Animal” Taylor e “Fast” Eddie Clarke conquistou novos espaços com seu disco que sobreviveu ao teste do tempo. Canções como a faixa-título mostram a banda em seu ápice da composição e o poderoso efeito de seu som que nas apresentações ao vivo era ainda mais explosivo.

Faixas-destaque: “Overkill” e “No Class”

3 – Deep Purple – Machine Head (1972)

O Deep Purple lançou em 1972 seu sexto disco de estúdio, Machine Head, que se tornou seu trabalho de maior sucesso comercial, liderou as paradas de diversos países e foi certificado como dupla platina pela RIAA.

A obra apresentou ao público clássicos atemporais como “Highway Star”, que se tornou um ótimo exemplo de como o hard rock estava começando a se distanciar dos elementos mais melódicos do Rock clássico.

Essa influência foi fundamental para gerar uma sonoridade mais agressiva e técnica que se tornaria característica do Metal, além do memorável riff do hit “Smoke on the Water”, que se tornou uma das principais bases do Heavy Metal.

Faixas-destaque: “Smoke On The Water” e “Highway Star”

4 – Led Zeppelin – Led Zeppelin III (1970)

O Led Zeppelin alcançou bastante sucesso com seus dois primeiros discos de estúdio, mas seu terceiro álbum, Led Zeppelin III, lançado em 1970, surpreendeu a todos por conta de suas experimentações sonoras.

O grupo ficou inicialmente conhecido por seu blues-rock, mas surgiu aqui apostando no Heavy Metal em singles como “Immigrant Song”, que se tornou um dos maiores sucessos da banda liderada por Robert Plant e Jimmy Page.

Por outro lado, outras faixas do disco estavam mais voltadas ao folk, o que criou um contraste polêmico na época e que também remete às decisões de bandas mais pesadas de gravarem baladas ocasionalmente.

Faixas-destaque: “Immigrant Song” e “Since I’ve Been Loving You”

5 – Blue Öyster Cult – Blue Öyster Cult (1972)

A banda norte-americana Blue Öyster Cult influenciou a cena do Heavy Metal ao lançar seu disco de estreia homônimo em 1972 com uma mistura empolgante de hard rock e elementos do rock psicodélico.

Canções como “Transmaniacon MC”, “Workshop of the Telescopes” e o hit “Cities On Flame with Rock and Roll”, que apresenta um riff inspirado no trabalho de Tony Iommi em “The Wizard”, foram fundamentais para as bases do gênero.

O grupo liderado por Eric Bloom também chamou atenção naquele período por conta de suas letras, que apresentavam elementos de ocultismo, ficção científica
e ironias, sempre acompanhadas pelas ótimas melodias e técnica da banda.

Faixas-destaque: “Cities On Flame with Rock and Roll” e “Transmaniacon MC”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile