De KoRn a Evanescence

10 músicas essenciais que definiram o Nu Metal

Marcante nos Anos 90 e 2000, o gênero teve um ressurgimento de popularidade nos últimos anos

Hino do Nu Metal: Papa Roach ultrapassa 1 bilhão de plays de "Last Resort" no Spotify
Reprodução/YouTube

No final dos Anos 90, um gênero musical bastante diferente surgiu e começou a dominar espaços que vinham sendo ocupados principalmente pelo Grunge. Unindo elementos do Rap e do Rock de um jeito único, o Nu Metal se tornou um símbolo da cultura daquele período, tanto por sua sonoridade quanto pela estética da época.

Com raízes que estão ligadas a bandas como Faith No More, Rage Against The Machine e Helmet, a cena começou a ganhar vida a partir do surgimento de nomes como KoRn e Deftones, além do brasileiro Sepultura, que com seu disco Roots (1996) estabeleceu algumas das principais bases do gênero e influenciou outros grupos gigantes, incluindo Slipknot e Limp Bizkit.

Publicidade
Publicidade

Marcado por uma forte ligação com a estética do auge da MTV e dos primórdios da internet, o Nu Metal se tornou uma grande fonte de dinheiro, com bandas e mais bandas surgindo e vendendo muito bem. O saudosismo, inclusive, fez com que o Nu Metal tivesse uma renovação de popularidade nos últimos anos, especialmente com bandas como Linkin Park e o já citado Deftones se tornando queridas pelo público jovem.

Independente de você achar que o Nu Metal foi ou não à frente de seu tempo, o gênero ficou marcado por ser transgressor e abrir um mundo de possibilidades sonoras que até então pareciam tão distantes. Logo abaixo, nós separamos 10 músicas que foram essenciais nesse processo para você embarcar nessa viagem no tempo!

10 músicas essenciais que definiram o Nu Metal

1. KoRn – “Blind” (1994)

Considerada por muitos como a primeira música do Nu Metal, “Blind”, parte do disco de estreia do KoRn, é marcada pelo icônico Are you ready? da introdução – que pareceu servir como um aviso para toda a indústria na época se preparar para o que estava por vir.

2. Sepultura – “Roots Bloody Roots” (1996)

Juntamente com o KoRn, a banda brasileira Sepultura foi outra das grandes responsáveis pela ascensão do Nu Metal. O álbum Roots, especialmente através do single “Roots Bloody Roots”, introduziu de uma vez por todas o groove como parte fundamental da sonoridade do Metal mais inclinado a essa vertente.

3. Deftones – “My Own Summer (Shove It)” (1997)

Apostando em uma estética mais sombria e com forte influência de gêneros distintos, como o Shoegaze e o rock gótico, o Deftones conseguiu adicionar uma pitada de sensualidade e criar uma atmosfera única no Nu Metal através de faixas como “My Own Summer (Shove It)”, que ainda mantém a essência do gênero como base.

4. Limp Bizkit – “Break Stuff” (1999)

Talvez o grande hino do Nu Metal, “Break Stuff” viu o Limp Bizkit subir de nível em questão de popularidade. Visceral, pesada e cheio de groove, a música também chamou atenção por seu clipe que reuniu grandes nomes da cultura popular na época, o que mostrou como a banda fez um ótimo trabalho para conversar com a juventude do momento.

5. Slipknot – “Wait and Bleed” (1999)

Elevando a agressividade do Nu Metal a um novo nível, o Slipknot também logo se transformou em um símbolo do gênero. Sua estética apostando em máscaras e macacões foi essencial para trazer um elemento de horror à cena, que também seria explorado muitas vezes dali pra frente, transformando a energia performática do grupo em inspiração para tantos outros.

6. Linkin Park – “In the End” (2000)

O caminho contrário ao feito pelo Slipknot foi o do Linkin Park, que ajudou o Nu Metal a se popularizar ainda mais graças ao sucesso de “In the End”. Apostando na voz angelical de Chester Bennington em contraste com o Rap de Mike Shinoda, a faixa se tornou praticamente uma aula completa para quem quer saber o que exatamente é o Nu Metal, já que também traz peso e groove no refrão.

7. Mudvayne – “Dig” (2000)

Chegando a uma vertente mais experimental do gênero, o Mudvayne foi capaz de adicionar elementos progressivos e mais agressivos ao Nu Metal e muito disso foi graças ao single “Dig”, que se tornou especialmente emblemático por seu clipe que reforça a estética de horror do grupo.

8. Papa Roach – “Last Resort” (2000)

Conversar com a juventude da época foi um dos grandes trunfos do Nu Metal, e “Last Resort” foi um dos principais hinos nesse sentido. O hit do Papa Roach não teve receio de abordar questões de saúde mental e isso ressoou com uma geração de fãs, mostrando que a banda estava à frente de seu tempo.

9. P.O.D. – “Alive” (2001)

O contexto do lançamento de “Alive”, do P.O.D., é fundamental para entendermos a importância dessa música. A canção saiu pouco antes do atentado de 11 de Setembro nos EUA, o que fez com que sua popularidade crescesse muito depois do ataque já que, além de sua sonoridade totalmente dentro da proposta da época, trazia uma letra otimista sobre se sentir vivo – algo que ecoou até mesmo em locais não afetados pelo contexto, como o Brasil.

10. Evanescence – “Bring Me to Life” (2003)

Apesar de toda a resistência das gravadoras na época a terem uma banda com uma mulher nos vocais, o Evanescence conseguiu quebrar barreiras e se impor na cena Nu Metal com “Bring Me to Life”. Ainda que sua versão mais conhecida seja resultado de pressões da gravadora, é incrível como Amy Lee conseguiu imprimir uma essência única, se destacando em um momento onde o Nu Metal já parecia estar estabelecido através de um grupo fechado de bandas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

    Sair da versão mobile