Jimi Hendrix marcou a história da música como uma das maiores lendas do Rock e seu estilo revolucionário o consolidou como um dos guitarristas mais influentes da indústria.
O artista também ficou conhecido por suas opiniões fortes e por não ter medo de expor o que realmente pensava sobre alguns de seus colegas de trabalho. Apesar de ter feito colaborações incríveis que marcaram sua carreira, o músico também não evitou rivalidades.
Sabendo que Jimi Hendrix era um profissional extremamente preocupado com a relação entre o artista e sua arte e a maneira como o resultado chegaria nos ouvintes, alguns artistas o desapontaram, seja por conta de suas músicas ou de suas atitudes.
Confira abaixo uma lista, reunida pelo Far Out, com algumas bandas e artistas que eram odiadas por Jimi Hendrix.
As 5 bandas que Jimi Hendrix odiava
Led Zeppelin
Jimi Hendrix sempre foi um bom apreciador de originalidade, então, enquanto muitos consideravam o Led Zeppelin uma das melhores bandas de Rock de todos os tempos, o lendário guitarrista nunca dedicou muito tempo à banda, já que, ao que tudo indica, ele acreditava que o grupo estava sempre dependendo de inspiração de outros artistas.
Depois de Hendrix ter dito em 1970 que não pensava muito sobre o Led Zeppelin, o baterista do Vanilla Fudge, Carmine Appice, reafirmou em 2006 o desdém de Hendrix em relação ao grupo de Robert Plant, apontando:
“Jimi Hendrix me disse pessoalmente que não gostava do Zeppelin porque eles eram como excesso de bagagem e roubavam de todo mundo. ‘You Shook Me’ estava no disco de Jeff Beck. ‘Dazed and Confused’ tem um pouco de Vanilla Fudge, e tem partes de ‘Beck’s Bolero’. Acho que um membro da banda me disse que o riff de ‘Good Times Bad Times’ veio da linha de baixo de Tim Bogart.”
Pink Floyd
Aqueles que tiveram a oportunidade de assistir ao show de Hendrix possivelmente nunca esqueceram da sensação proporcionada pela lenda das guitarras. O músico que levava muito a sério a arte de tocar, não gostava de perder tempo com grupos que supostamente costumavam usar artimanhas para criar algo psicodélico.
Ao falar em uma entrevista sobre a cena acid-rock que tomou conta de Londres quando Jimi chegou da América, ele disse: “Aqui está uma coisa que eu odeio, cara. Quando esses caras dizem: ‘Olha a banda. Eles estão tocando música psicodélica!’ Tudo o que eles estão fazendo é piscar luzes neles e tocar ‘Johnny B. Goode’ com os acordes errados. É terrível.”
Para Hendrix, o Pink Floyd era uma banda que poderia ser incluída nesta categoria, já que ao falar do show ao vivo do grupo, ele apontou: “Ouvi dizer que eles têm luzes bonitas, mas não soam como nada”.
The Monkees
Hendrix atraiu os mais diversos tipos de fãs e quem integrava esse grupo de admiradores eram os integrantes da banda The Monkees, que também estava fazendo sucesso nos anos 1960.
Apesar da banda se dedicar ao Pop e ao Pop Rock, ela achou que seria uma boa ideia convidar Jimi fazer uma turnê como banda de apoio, porém o músico não enxergou como algo muito positivo, e apesar de ter aceitado na esperança de conhecer seu país natal, os Estados Unidos, o guitarrista se sentia incomodado com o grupo.
Enquanto os Monkees achavam que a presença de Hendrix seria positiva por ele ser muito teatral, o que também era uma característica da banda, a realidade foi que a turnê se tornou um desastre e confirmou a aversão que Hendrix sentia pelo grupo. Ele disse: “Oh Deus, eu os odeio!”
Jim Morrison
Hendrix não teve boas experiências ao encontrar Jim Morrison e isso acabou fazendo com que o icônico guitarrista alimentasse uma certa antipatia pelo vocalista do The Doors. Uma das situações ocorreu durante uma noite de jam no The Scene, onde os músicos subiram ao palco para tocar juntos, porém em um determinado momento, Jim, que estava sob influência de drogas, ficou de joelhos e começou a simular um sexo oral em Hendrix enquanto gritava: “Eu quero chupar seu pau!”. A performance terminou com Janis Joplin, que também era uma das atrações da noite, quebrando uma garrafa na cabeça de Morrison e uma briga se seguiu.
Após aquele episódio, os músicos nunca mais dividiram o palco.
Já outro momento em que Jimi expressou seu descontentamento com Morrison foi lembrado pela lenda do soul Geno Washington:
“O lugar estava lotado pra caralho, as pessoas estavam enlouquecendo, Jim Morrison está bebendo sua bebida e cambaleia até a frente do palco [e disse] ‘Ei Jimi! Jimi! Deixe-me subir e cantar, cara, e faremos essa merda juntos.’ Então Jimi diz, ‘Está tudo bem, cara, eu posso lidar com isso sozinho’.”
Boa parte das bandas da gravadora Motown
Aqueles que admiram as obras de Jimi Hendrix conseguem perceber que o astro sempre teve uma preocupação em fazer com que suas músicas se conectassem de uma forma especial com os ouvintes. Para ele, os trabalhos precisavam ter aquele “algo a mais” e não era exatamente isso que ele sentia com alguns materiais lançados pela gravadora Motown.
Apesar de ter trabalhado com os Isley Brothers durante sua ascensão à fama, Hendrix não economizou nas críticas ao oferecer sua opinião sobre o que ele achava das produções da gravadora:
“Para mim, o som da Motown é muito artificial e muito comercial. E muito, muito feito eletronicamente. Um som soul sintético.
Não é o som real dos artistas negros… É tão comercial, e montado [tão] lindamente que eu não sinto nada.”