Azealia Banks e Matt Healy tiveram uma discussão acalorada na semana passada através das redes sociais e a rapper não quer saber das desculpas do vocalista do The 1975.
A polêmica começou quando a cantora norte-americana criticou Charli xcx, que é noiva do colega de banda de Healy, George Daniel, sobre sua aparência. Ela compartilhou o clipe de “Break The Rules”, lançado por Charli em 2014 e apontou que a dona de Brat “costumava ser tããão bonita. Ugh.”. Ao ler a publicação do Twitter de Azealia, Matt saiu em defesa da amiga, cutucando a rapper sobre suas críticas frequentes. Ele disse (via CoS):
“Azealia, você parece ter um ponto cego quando se trata de suas ‘leituras’. Todas as mulheres que você ataca parecem ser culturalmente relevantes, atraentes, divisivas e pessoas LEGAIS. Acho que isso te deixa com inveja porque você é tão talentosa, mas todo o resto em você é um fracasso. Apenas faça rap, cara.”
Banks, que não costuma ouvir desaforo, respondeu o cantor britânico apontando que ele e sua noiva Gabriette “ambos parecem que compartilham agulhas [fazendo referência à agulhas usadas para aplicação de drogas]”, e a comparou com Frankenstein. Além disso, a rapper ainda alfinetou Matt dizendo que ele estava “ocupado demais beijando homens no palco por fama”.
Bastante incomodado com os comentários de Azealia, Matt Healy passou do ponto em sua resposta e chegou a ameaçar a rapper de agressão. Em um post que já foi deletado, ele disse:
“Eu sei que você acha que sua vida é um episódio da biblioteca está aberta, mas eu não sou o cara. Fale comigo assim que eu não vou te olhar com desdém numa premiação, eu vou te dar um tapa tão forte que eu vou ganhar um recorde mundial do Guinness pelo quão alto a peruca que alguma vadia chama de rato já voou.”
Azealia Banks processa Matt Healy (1975) após ameaça
Após suas falas pesadas, Matt pediu desculpas para Azealia Banks dizendo:
“Não posso dizer que vou bater em uma garota, isso é insano, desculpa. Você simplesmente não pode continuar sendo tão maldosa sobre meus amigos e minha esposa, é realmente doloroso e me deixa muito defensivo.”
Healy ainda tentou amenizar a situação dizendo que ele e Banks deveriam “resolver isso com um remix”, fazendo referência à colaboração de Charli com Lorde, “Girl, so confused”.
Banks não entrou no clima e alegou que iria tomar medidas legais contra Matt após sua ameaça de agressão. Ela justificou: “Ter algo a dizer é uma coisa, mas me ameaçar com violência física é onde o limite é traçado. Ameaçou me dar dois tapas, me denunciar, me chamou de feia. Não dormi a noite toda, estou muito estressada.”
Conforme prometido, a rapper compartilhou em sua conta do Twitter um documento de cessar e desistir escrito por seu advogado, Wallace J. Collins III contra Matt Healy. O processo diz:
“Seus ataques contra a reputação profissional do meu cliente, seus epítetos raciais abertos e suas ameaças mais recentes de violência física contra meu cliente foram bem documentados desde que você os publicou mundialmente online. Sua remoção das postagens de ataque prejudiciais e seu reconhecimento de que sua reação foi inapropriada não desfazem o dano, mas constituem evidências de uma admissão de culpa sua.”
A ação também alega que as ameaças de Healy violam “várias leis federais e estaduais” e afirma que o status de Healy como uma figura pública com “influência significativa” significa que ele tem o “dever de evitar declarações imprudentes”, dizendo que suas palavras podem incentivar seus fãs a cometerem algum tipo de violência contra Banks.
Apesar do advogado da rapper ter apontado que “achou benéfico para todas as partes tentar resolver tais questões amigavelmente sem a necessidade de intervenção judicial”, a nota exige que Healy cesse e desista imediatamente de fazer quaisquer declarações difamatórias contra Banks e pede para que o músico se desculpe publicamente com a cantora e a compense com o valor de 1 milhão de dólares.
Até o momento, o vocalista do The 1975 não se manifestou publicamente sobre o processo movido por Azealia.