A sexta-feira 13, carregada de misticismo e simbolismo, transcendeu o imaginário das histórias de terror e encontrou seu espaço no universo da música.
Seja por uma (in)feliz coincidência ou por intenção calculada, algumas bandas de rock escolheram essa data para lançar seus álbuns.
Hoje o Tenho Mais Discos Que Amigos! lista cinco exemplos de álbuns lançados em sextas-feiras 13 que não apenas marcaram época, mas continuam conquistando e influenciando milhares de fãs ao redor do mundo.
1 – Black Sabbath – Black Sabbath
Lançado em 13 de fevereiro de 1970, o álbum de estreia da banda de Ozzy Osbourne, Geezer Butler, Tony Iommi e Bill Ward é um marco na história do heavy metal, com uma sonoridade sombria e letras que exploram o ocultismo e o sobrenatural.
Faixas-destaque: “Black Sabbath” e “N.I.B.”
2 – Korn – The Nothing
Lançado em 13 de setembro de 2019, este álbum apresenta uma sonoridade sombria, refletindo momentos pessoais difíceis do vocalista Jonathan Davis. Foi produzido por Nick Raskulinecz (Foo Fighters, Alice In Chains, Mastodon) e muitíssimo bem avaliado pelos veículos especializados em música pesada.
Faixas-destaque: “You’ll Never Find Me” e “Cold”
3 – Obituary – Dying of Everything
Este álbum de death metal foi lançado em 13 de janeiro de 2023, mantendo a essência pesada característica da banda.
Fãs da banda celebraram o álbum e a resenha do site Blabbermouth chegou a dizer que ele soa como se os integrantes da banda “se reencontrassem com suas versões jovens”.
Faixas-destaque: “The Wrong Time” e “Dying of Everything”
Veja também: Os 10 Melhores Discos Internacionais de Metal em 2024
4 – Puddle of Mudd – Welcome to Galvania
Lançado em 13 de setembro de 2019, este álbum marca o retorno da banda após uma longa pausa e, principalmente, após a reabilitação de Wes Scantlin.
O vocalista e guitarrista é o único membro da banda que nunca a deixou e anunciou, em 2018, que havia conquistado e sobriedade.
Faixas-destaque: “Uh Oh” e “Just Tell Me”
5 – Pixies – Beneath the Eyrie
Também lançado em 13 de setembro de 2019, este álbum marca o retorno da banda com uma sonoridade que mistura o Rock Alternativo com elementos góticos. Sua capa foi criada pelo designer britânico Vaughan Oliver, colaborador da banda de longa data, e foi a última feita por ele para o Pixies antes de sua morte em dezembro de 2019.
Faixas-destaque: “On Graveyard Hill” e “Catfish Kate”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!