Músico assinará trilha de game anunciado ontem (12)

Trent Reznor detona mundo da música ao explicar por que só tem feito trilhas sonoras

Líder do Nine Inch Nails reflete sobre o impacto da tecnologia no consumo musical

Trent Reznor, do Nine Inch Nails
Foto via Shutterstock

Já tem algum tempo que o Nine Inch Nails diminuiu sua frequência de lançamentos e shows depois que seus líderes Trent Reznor e Atticus Ross passaram a se dedicar às trilhas sonoras de filmes.

Os músicos, que já foram premiados e nomeados em importantes cerimônias, refletiram recentemente sobre o motivo de terem se afastado da influente carreira com a banda e por que trabalhar nas composições para produções cinematográficas tem feito seus olhos brilharem.

Em uma nova entrevista à IndieWire (via CoS), Reznor fez um paralelo entre trabalhar em projetos como o elogiado filme Challengers e o estado depreciado da atual indústria musical:

“O que buscamos [do filme] é a experiência colaborativa com pessoas interessantes. Não obtivemos isso necessariamente no mundo da música, por nossa própria escolha.”

O músico ainda explicou que ele e Ross gostam de “trabalhar a serviço de algo, sem ter controle de tudo”, e detalhou que, ao fazerem uma trilha sonora, estão “trabalhando intimamente com um diretor ou uma pequena equipe para tentar ajudar a concretizar uma visão coletiva, resolvendo esse enigma sem o fardo de ‘como isso será comercializado?’ e todas essas coisas.”

Trent Reznor e o fim do encanto com a indústria musical

Na conversa, Trent Reznor foi sincero ao compartilhar o que tem achado da indústria musical moderna e como a tecnologia tem impactado no consumo da música:

Você mencionou desilusão com o mundo da música? Sim. A cultura do mundo da música é péssima. Essa é outra conversa, mas o que a tecnologia fez para interromper o negócio da música em termos não apenas de como as pessoas ouvem música, mas do valor que elas dão a ela é desanimador.

Não estou dizendo isso como um velho gritando para as nuvens, mas como um amante da música que cresceu onde a música era a coisa principal. A música [agora] parece amplamente relegada a algo que acontece em segundo plano ou enquanto você está fazendo outra coisa. Essa é uma história longa e amarga.”

Recentemente, Reznor também conversou com a Consequence e dividiu sua opinião sobre como tem sido sua relação com a cena musical:

“À medida que envelhecemos e o mercado musical ficou mais estranho, nossa conexão com a cultura zeitgeist parece menos próxima, como eu acho que é natural conforme envelhecemos. Eu me sinto menos conectado a tendências e coisas. Elas não são tão interessantes para mim, e eu não acho que haja nada de errado nisso.”

Trent Reznor e Atticus Ross na trilha sonora de novo videogame

Além das trilhas sonoras de filmes e séries, Trent Reznor e Atticus Ross também estão se aventurando nas músicas que acompanham videogames.

Depois de Reznor ter trabalhado no mundo dos games pela primeira vez em 1996 no jogo Quake, agora ele se junta a Ross para compor a trilha sonora do jogo recém-anunciado Intergalactic: The Heretic Prophet. Este é o novo projeto da Naughty Dog, aclamado estúdio por trás de franquias de sucesso como Uncharted, The Last Of Us, Crash Bandicoot e muito mais.

Além do game, Reznor e Ross continuam ativos em relação às grandes produções. Os músicos estão trabalhando no novo filme Tron: Ares e também na próxima obra do diretor Luca Guadagnino, After The Hunt.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!