Após o lançamento do EP SOU + EU (2023), a rapper Afreekassia está de volta com o single “Eu Amo Ser Negona”, que chegou acompanhado de um clipe exaltando sua cor preta.
A música já acumula mais de 700 mil reproduções no Spotify e o vídeo foi dirigido por Hanna Batista, com direção criativa assinada pela própria artista ao lado de Gabs Eifler e coreografia por Raquel Cabaneco.
Inspirado pela energia dos clipes de Hip Hop dos anos 2000, o registro audiovisual explora uma estética que flerta com elementos do gênero e o movimento cinematográfico conhecido como Blaxploitation, cujo objetivo é ressaltar o protagonismo negro feminino.
Clipe é inspirado no Blaxploitation
No cinema, um dos maiores exemplos desse conceito visual é o filme Jackie Brown (1998), de Quentin Tarantino, servindo também como base para o lançamento de Afreekassia.
No elenco convidado para o clipe, destacam-se nomes influentes na cultura negra do Brasil como a ativista Lenny Blue, a cantora e compositora Tássia Reis, a educadora, artista plástica e ex deputada estadual de São Paulo Érica Malunguinho, a historiadora e apresentadora Giovanna Heliodoro, a apresentadora Ivi Pizzoti, a primeira doutora em física no Brasil Sônia Guimarães, entre outras.
Ao comentar o vídeo, Afreekassia afirmou:
“Esse clipe já é um marco pra mim. É o primeiro grande que faço, no sentido de estrutura, equipe e público. Quando soltei o clipe de ‘Sou + As Negras’, eu ainda não tinha um grande público, nem sabia se ia chegar nas pessoas. Mas agora, com ‘Eu Amo Ser Negona’, já consigo sentir essa atenção maior do público que me acompanha e tava esperando por isso.”
Confira o clipe de “Eu Amo Ser Negona” ao final da matéria!
Afreekassia lança o single “Eu Amo Ser Negona”
Presente em todas as etapas do processo criativo, seja supervisionando ou dirigindo, Afreekassia pensa na música junto com a imagem, e o visual vem como parte do todo, facilitando a colaboração com seu time.
Sobre a predominância do figurino vermelho nas imagens, a artista contou:
“O vermelho simboliza a força de ‘Eu Amo Ser Negona’. Eu aprendi a gostar dessa cor assim como eu aprendi a amar ser uma Negona.”
Em breve, Afreekassia deve apresentar seu novo show e também lançar suas próximas músicas.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!