Banda se despediu no Brasil

Iron Maiden: trilha do adeus de Nicko McBrain, "Wasted Years" surgiu sem querer

Despedida do baterista aconteceu no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de Dezembro

Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden
Foto via Wikimedia Commons

Sendo fã de Iron Maiden ou não, praticamente todo mundo que escuta Rock ficou triste com a despedida do baterista Nicko McBrain, que deixou a banda por não conseguir mais acompanhar a velocidade de execução das canções.

As duas últimas apresentações do grupo de Heavy Metal com o músico de 72 anos aconteceram no Brasil, mais especificamente nos dias 6 e 7 de Dezembro no Allianz Parque, em São Paulo, e sua despedida final foi ao som de “Wasted Years”, um dos sucessos mais populares do Maiden.

Publicidade
Publicidade

Segundo a Loudwire, o guitarrista Adrian Smith, originalmente, nem queria apresentar a canção a Steve Harris, supondo que o baixista não gostaria da faixa que aparece no álbum Somewhere in Time, de 1986.

Em entrevista para o MusicRadar, Smith relembrou as circunstâncias únicas que o levaram a ser o autor exclusivo de três das oito músicas presentes no 6º disco do Iron Maiden, enquanto o vocalista Bruce Dickinson ficou ausente do processo de composição por conta de seu esgotamento físico diante da jornada de 13 meses de uma turnê mundial em apoio ao álbum anterior Powerslave (1984).

Adrian Smith e a história de “Wasted Years”

A ideia dele, na época, era que o Maiden seguisse uma direção musical diferente e, por isso, o vocalista introduziu músicas que ele havia escrito em formato acústico para o Somewhere in Time:

“Aquela turnê exigiu muito de Bruce. Exigiu muito de todos. Bruce tinha realmente se interessado por esgrima. Ele costumava sair e fazer esses torneios. E quando ele trouxe essas músicas que ele havia escrito, era tudo acústico. Algumas coisas eram boas, mas acho que não era o que todos queriam fazer. Também estávamos tentando novas ideias com aquele álbum. Eu sempre quis fazer um álbum que soasse realmente produzido – em vez de meio ao vivo com um pouquinho de pó de pirlimpimpim nele”.

Na sequência, Adrian explicou como a experimentação de sintetizadores de guitarra serviu como catalisador para a criação de “Wasted Years” sem que ninguém esperasse:

“Eu peguei esse sintetizador de guitarra Roland do Japão e, quando eu o liguei, ele começou a fazer um barulho louco e eu simplesmente toquei junto. Era como uma coisa rítmica. Então, ele me deu uma música imediatamente.”

Vale lembrar que a canção, que você pode ouvir mais uma vez ao final da matéria, foi lançada como o single principal de Somewhere in Time e foi tocada ao vivo mais de 700 vezes. De acordo com o setlist.fm, ela é a 14ª música mais executada do Iron Maiden em shows.

Apropriada para o adeus a Nicko, né?

Último show de Nicko McBrain com o Iron Maiden aconteceu no Brasil

Após os shows no Brasil, o Iron Maiden compartilhou com seus fãs uma homenagem emocionante dedicada ao icônico Nicko McBrain.

Para celebrar a contribuição incomparável do baterista, a banda ofereceu o seu último “agradecimento” a McBrain através de um vídeo tocante que mostra as últimas horas do músico ao lado de seus companheiros de longa data, como você pode ver aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile