Se no início o TikTok era conhecido como uma rede em que adolescentes criavam correntes e coreografias, hoje a plataforma é uma ferramenta importantíssima para bandas e artistas mostrarem suas músicas – inclusive faixas lançadas décadas atrás!
Com a criatividade dos usuários, músicas de grupos antigos como Nirvana, Earth, Wind & Fire e Fleetwood Mac ganharam versões aceleradas, memes, filtros e claro, dancinhas.
Assim esses artistas puderam conquistar um público novo, que muitas vezes sequer conhecem o contexto original da música, mas a transformaram em verdadeiros hits modernos. Há casos até de faixas que voltaram para as paradas 10, 20 ou 30 anos depois do lançamento!
Confira abaixo 10 desses casos que mostram que música boa nunca sai de moda, incluindo também Michael Jackson, Kate Bush, Yeah Yeah Yeahs e mais!
10 hits antigos resgatados pelo TikTok
No Doubt – “Just a Girl” (1995)
Quase 30 anos atrás, Gwen Stefani fez uma crítica aos estereótipos e preconceitos contra a mulher na sociedade neste hit do álbum Tragic Kingdom (1995). Apesar da evolução de algumas coisas de lá pra cá, a música continua sendo relevante e sua crítica segue válida, o que fez com que ela fosse usada hoje em trends do TikTok que aproveitam da ironia e bom humor para dizer qual seria o “papel das garotas” nos anos 2020.
Nirvana – “Something In The Way” (1991)
Depois de aparecer na trilha sonora do filme The Batman (2022), a faixa que é uma das mais lentas e melancólicas do grupo de Kurt Cobain virou queridinha da Geração Z. Como vivemos no século da ansiedade e depressão, muitos jovens se conectaram com a letra triste desse clássico do disco Nevermind (1991), que fala sobre solidão e os obstáculos da vida.
Earth, Wind & Fire – “Let’s Groove” (1981)
Música de qualidade nunca morre, e por isso os mestres do Soul norte-americanos não deixaram de ser populares dos anos 1960 para cá. Mas depois que a música “Let’s Groove” passou seis semanas entre as mais usadas no TikTok, os streamings da canção cresceram nada menos que 25%, retornando para as paradas de sucesso. Vale destacar que “September”, de 1978, também é muito popular na plataforma atualmente.
Yeah Yeah Yeahs – “Maps” (2003)
Considerada uma das mais influentes do Indie Rock nos anos 2000, “Maps” foi redescoberta pela Geração Z por causa de um filtro do TikTok que altera os traços faciais. A música cantada por Karen O no álbum Fever to Tell (2003) voltou para o Top 50 da Billboard em 2024, e também ganhou uma versão acelerada para facilitar as coreografias.
TLC – “No Scrubs” (1999)
Um hino contra a masculinidade tóxica na virada de século, “No Scrubs” virou uma forma para os jovens desabafarem sobre relacionamentos abusivos 25 anos depois do lançamento. A música do girl group norte-americano passou três semanas entre as mais usadas no TikTok, geralmente em trends em que garotas expõem os “scrubs”, gíria para homens que “não prestam”.
Bee Gees – “More Than a Woman” (1977)
A música mais antiga desta lista é “More Than a Woman”, clássico da trilha sonora de Saturday Night Fever (1977). Quase 50 anos depois, a música vem sendo usada no TikTok tanto por casais apaixonados como por entusiastas da moda, que usam a faixa para mostrar roupas retrô e acessórios nostálgicos. A música dos Bee Gees também ganhou vários remixes, mostrando o talento da nova geração para adaptar sucessos antigos.
Natasha Bedingfield – “Unwritten” (2004)
Outra faixa que ganhou fôlego depois de aparecer em um filme foi “Unwritten”, que está na trilha da comédia romântica Todos Menos Você (2023). A mensagem otimista e empoderada passada por Natasha Bedingfield, de que você é o único responsável pelo “livro da sua vida”, se conectou com as novas gerações e retornou ao Top 200 do Spotify no Reino Unido.
Michael Jackson – “Wanna Be Startin’ Somethin’” (1982)
“Ma-ma-se, ma-ma-sa, ma-ma-coo-sa”! Pois é, os vocalises de Michael Jackson nesta faixa do lendário álbum Thriller (1982) conquistaram a Geração Z, que isolou esse trecho da canção para criar vídeos humorísticos e, muitas vezes, totalmente nonsense. Mesmo assim, a trend fez com que “Wanna Be Startin’ Somethin’” passasse seis semanas entre as mais usadas no TikTok.
Fleetwood Mac – “Dreams” (1977)
Talvez o primeiro “case de sucesso” de uma música resgatada pelo TikTok seja “Dreams”, do Fleetwood Mac. Tudo começou com um rapaz andando de skate e tomando seu suquinho, de boas, ao som dessa música. Hoje, não só a faixa mas todo o álbum Rumours (1977) se tornou um clássico moderno, dando a devida importância para a banda de Stevie Nicks no século 21.
Kate Bush – “Running Up That Hill” (1985)
Outra cantora que muita gente tinha esquecido lá nos anos 1980, Kate Bush alcançou o Top 10 da Billboard pela primeira vez em sua carreira agora, nos anos 2020, graças ao sucesso de “Running Up That Hill”. A música apareceu na trilha sonora da série Stranger Things e fez muita gente se apaixonar por todo o catálogo da cantora britânica.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!