Se hoje nós, fãs de música, morremos de vontade de conhecer Londes, Liverpool, Manchester e outros redutos do Rock and Roll no Reino Unido, podemos agradecer em grande parte ao Britpop por isso.
Calma que vamos explicar: o movimento cultural que consagrou bandas como Oasis, Blur e Pulp representou um resgate da autoestima britânica, já que a geração anterior do Punk Rock focava suas letras nos problemas sociais e políticos do país.
O Britpop também abordou questões delicadas, mas sempre com ironia e irreverência, a partir da perspectiva da juventude dos anos 1990. Essa estética alegre e otimista ficou conhecida como “Cool Britannia”, resgatando a autoestima daquela geração.
Muito além de Blur e Oasis
Musicalmente, o Britpop também celebrou bandas gigantes de décadas anteriores, como os Beatles, Stones, Kinks e Smiths – por isso podemos ouvir essas bandas atualmente sem que elas sejam consideradas “fora de moda”.
Se esses grupos dos anos 1960 e 1970 continuam populares, imagina então aquela leva dos anos 1990 que incluiu também James, Supergrass e Stone Roses, a maioria delas ainda em atividade hoje em dia.
Abaixo, separamos 10 músicas essenciais para entender o que foi o Britpop, incluindo hits enormes como “Parklife” do Blur e “Don’t Look Back in Anger” do Oasis, mas também algumas músicas icônicas que você pode não conhecer. Ouça abaixo!
10 músicas que definiram o Britpop
Pulp – “Common People”
James – “Laid”
Blur – “Parklife”
- Vinil
- Importado
- Europeu
Elastica – “Connection”
Suede – “Animal Nitrate”
The Stone Roses – “I Wanna Be Adored”
Supergrass – “Alright”
Manic Street Preachers – “Motorcycle Emptiness”
Oasis – “Don’t Look Back in Anger”
The Verve – “Lucky Man”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!