"Killing in the Name" no topo

Há 15 anos, Rage Against The Machine “viralizava” nas paradas após ser censurado

Tom Morello relembrou momento memorável vivido pela banda no passado

Tom Morello relembra apresentação do Rage Against The Machine
Crédito: reprodução

Nesta terça-feira (17), Tom Morello relembrou em publicação feita no X/Twitter quando o Rage Against The Machine viralizou nas paradas após ter sofrido censura na televisão do Reino Unido por causa da letra do hino “Killing In The Name”.

Como você pode conferir no vídeo ao final da matéria, a banda se apresentou no estúdio da BBC com muita potência e o vocalista Zack de La Rocha chegou a mostrar o dedo do meio para as câmeras, em claro sinal de inconformidade com o sistema.

Publicidade
Publicidade

Na legenda da postagem de Morello, o guitarrista escreveu, relatando como o seu grupo em 2009 alcançou o topo das paradas depois de ser censurado e cutucando o produtor Simon Cowell:

“Há 15 anos, o Rage Against The Machine se apresentou no BBC 5Live Breakfast. Eles cortaram a transmissão quando inesperadamente acertamos a letra ‘correta’. Surpresa! Três dias depois, VOCÊS chocaram o mundo (e Simon Cowell) e fizeram ‘Killing In The Name’ chegar ao #1 nas paradas pop do Reino Unido, derrubando o monopólio sombrio do ‘The X-Factor’ na ‘UK Christmas #1’. 100% dos lucros do single foram doados para instituições de caridade para moradores de rua no Reino Unido. Foi um Feliz Natal, de fato!”

Quem se lembra por aí?

Rage Against The Machine viralizou nas paradas após censura

Na época, uma campanha promovida pelos fãs do Rage Against the Machine azedou o clima de Natal de Simon Cowell, empresário por trás de reality shows musicais conhecidos como American Idol, X-Factor (citado por Morello no texto) e Britain’s Got Talent, ao desbancar Joe McElderry do posto de número 1 entre os singles mais vendidos na Grã-Bretanha.

Graças a um movimento no Facebook que chamou a atenção de pessoas que têm antipatia por Cowell e dos fãs “anti-sistema” do Rage Against The Machine, McElderry, vencedor de uma das edições do X-Factor e um dos pupilos de Simon, viu a banda de Morello ultrapassá-lo em downloads de música com “Killing in the Name”.

O feito, aliás, fez do grupo americano a primeira banda a liderar as paradas natalinas britânicas apenas com downloads. Histórico!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile