Muito antes das redes sociais fazerem parte da estratégia de um artista, a banda norte-americana OK Go “tentou a sorte” ao subir um clipe de baixíssimo orçamento no YouTube em 2006, quando a plataforma tinha poucos vídeos e usuários.
Quase 20 anos depois, o grupo liderado por Damian Kulash publicou no TikTok informações de bastidores do icônico clipe de “Here It Goes Again”, sucesso do segundo álbum dos caras, Oh No (2005).
Naquele mesmo disco os músicos de Chicago já tinham feito um vídeo coreografado para a música “A Million Ways”, mas a ideia mais marcante – envolvendo esteiras de academia – foi guardada para o último single do álbum.
Vem com a gente relembrar a história por trás de “Here It Goes Again” e curiosidades envolvendo o clipe que superou “Dani California” do Red Hot Chili Peppers e “When You Were Young” do The Killers para vencer o Grammy de melhor vídeo musical em 2006!
Continua após o vídeo
OK Go comprou esteiras e “alugou” garagem da irmã do vocalista
A mistura de Pop Rock, Indie e Alternativo já havia colocado o OK Go entre os maiores nomes do Rock nos anos 2000, mas foi a criatividade da banda para seus vídeoclipes que marcou seu nome para sempre na história.
Fãs de um plano sequência – quando uma história longa é filmada sem cortes -, o grupo contou com a ajuda da irmã de Damian, uma bailarina que tinha um estúdio de dança na garagem de casa.
Segundo o vídeo postado no TikTok, o maior trabalho foi conseguir as oito esteiras, já que não era possível alugar esse tipo de equipamento. Eles contaram com a ajuda do cunhado de Damian, que as comprou com a promessa de que poderia revendê-las depois da gravação – e assim foi feito. Eles brincam, inclusive, que é possível que algumas pessoas em Orlando, na Flórida, estejam usando as esteiras sem saber disso até hoje.
Na legenda, a banda explicou que nenhum dos integrantes tinha experiência com dança e eles precisaram de 17 tentativas para acertar a coreografia:
“Lá atrás quando a MTV estava abandonando os clipes musicais para fazer reality shows, e quando a internet era um lugar que ninguém entendia direito, criamos um hábito de filmar ideias bobinhas, jogar para os cachorros na grande rede e ver onde aquilo nos levaria. Antes disso, um vídeo caseiro e rudimentar jamais poderia sonhar em vencer um Grammy, e acreditamos que hoje em dia algo assim também não teria chance.
Mas ‘Here It Goes Again’ funcionou porque no momento certo, com pouco conhecimento de internet, quatro caras em ternos elegantes com oito esteiras elétricas e uma habilidade iniciante-intermediária para coreografias deram uma chance para essa ideia, e depois outra chance, e mais uma…”.
OK Go manteve o legado de “Here It Goes Again” com outros vídeos marcantes
“Here It Goes Again” foi a primeira música do OK Go a entrar na Billboard Hot 100, e o sucesso só aumentou depois que eles reproduziram a coreografia ao vivo, em uma apresentação inesquecível no MTV Video Music Awards.
Outro detalhe importante mencionado pela banda é que, na época, o YouTube sequer tinha um botão de compartilhar – então, as pessoas tinham que enviar o link por e-mail para recomendar aos amigos. Mesmo assim, o vídeo atingiu 900 mil views em um único dia.
Atualmente, a faixa é de longe a mais ouvida da banda no Spotify, com mais de 150 milhões de streamings, e o clipe já passa de 66 milhões de visualizações no YouTube.
De lá pra cá, o OK Go manteve a reputação de melhores criadores de clipes do Rock, com vídeos marcantes para músicas como “Upside Down & Inside Out”, “The One Moment” e “Obsession“ – clique nos links para relembrar.
Veja abaixo o post da banda no TikTok para celebrar “Here It Goes Again”, o clipe das esteiras, que está prestes a completar 20 anos!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!