Os Garotin estão ganhando cada vez mais destaque na nova cena da música brasileira e há algum tempo celebraram sua primeira vitória no Grammy Latino ao vencer a categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português.
Após retornar da cerimônia do Grammy que aconteceu em Miami, o trio de São Gonçalo formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima foi mostrar todo o seu talento no #NegroBrilha, evento promovido pelo TikTok que aconteceu em São Paulo no dia 21 de Novembro, como parte das ações em comemoração ao mês da Consciência Negra.
O convite para ser a atração principal da noite foi feito após o grupo ser homenageado na lista Vozes Visionárias do TikTok, que enalteceu personalidades que utilizam a plataforma como um meio de celebração da arte e valorização da cultura afro-brasileira.
Os Garotin foram incluídos na categoria “Inovadores da Indústria” na lista e, em conversa com o TMDQA!, o grupo compartilhou mais detalhes sobre sua relação com a rede social.
Os Garotin e o uso do TikTok em sua carreira
Através do TikTok, a banda tem conseguido alcançar novas audiências e, no papo, Anchietx deu alguns exemplos do que já presenciou na plataforma:
“O TikTok é uma ferramenta muito interessante, porque ele te mostra pessoas que nunca te viram na vida. A gente vê uns comentários que a galera fala: ‘meu deus, estou descobrindo vocês agora, estou apaixonado’. Eu acho que a gente adora ter essa característica da descoberta. Eu acho que a gente casa muito com o TikTok por isso. Porque a gente adora ser descoberto e as pessoas parecem que adoram descobrir a gente, e o TikTok é o lugar perfeito para as pessoas conhecerem a gente. Então, acho que essa energia casa muito.”
A banda também destacou sua participação no evento #NegroBrilha, apontando que foi uma oportunidade única poder cantar para um público altamente representativo. Sobre o momento, Anchietx declarou:
“Foi muito foda poder cantar para aquelas pessoas ali. Personalidades pretas que estão tendo uma oportunidade boa dentro da plataforma, reconhecimento, visibilidade. Tudo que a gente sonha com o nosso som, eles fizeram ali naquela noite. Tudo que a gente sonha com a nossa carreira, a gente pôde ver aquela noite ali. O TikTok dando uma moral ali para a galera. Foi foda.”
Ao serem questionados sobre quais inovações acreditam estar trazendo para a música brasileira, Cupertino confessou que era uma pergunta difícil e falou que, em termos de união de gêneros, ele não lembra de ter visto algo parecido com o que Os Garotin fazem, já que a sonoridade reúne gêneros como R&B, Soul e MPB:
“Eu acho que é isso que vem chamando muita atenção, porque é muito difícil fazer essa mistura. Não é só o fato de existir a mistura. Como foi feita essa mistura?”
Anchietx apontou que também precisa ser levado em conta o fato de que eles ainda não são artistas consagrados em seus gêneros e Cupertino acrescentou:
“Mas é interessante que, mesmo com cada um já tendo um caminho individual, grande como o dos Garotin, as pessoas percebem que cada um tem uma onda. Inclusive, isso faz parte do processo, do caminho que a gente escolheu. A gente poderia ter começado sozinho e ter se juntado depois. O caminho que a gente escolheu, dos Garotin vindo, evidencia as nossas carreiras solos, de forma natural. As pessoas vão percebendo. Mas eu acho que o grande lance, o que chama a atenção mesmo é essa junção.”
O músico também falou sobre a inspiração em movimentos musicais passados e deixou claro que a banda vê a junção de estilos como algo revolucionário e ao mesmo tempo atemporal:
“A Tropicália já mostrou que é legal juntar a musicalidade que vem da África com a musicalidade que vem da Europa, juntar as coisas clássicas com as coisas urbanas. É interessante a mistura dos extremos. E essa mistura já é uma aula que a gente tem lá de trás dos nossos ídolos, de misturar gerações, de misturar lugares diferentes.
A gente vê hoje o Silk Sonic, que eu considero uma revolução. E ao mesmo tempo que é uma revolução, eles não estão inventando nada. Eles percebem que o grande lance está na mistura das gerações. Eu acho que esse é o nosso lance. Eu acho que a gente vai estar sempre apontando para frente, mas vai estar sempre também referenciando muito o que já aconteceu lá atrás.”
Continua após o vídeo
Importância do apoio à Cultura Negra
Na conversa com o TMDQA!, os talentosos artistas de São Gonçalo também abordaram a importância do apoio à Cultura Negra. Leo Guima comentou como foi encontrar outras personalidades negras no evento promovido pelo TikTok e destacou o desafio que os artistas negros encaram para obter reconhecimento:
“Eu acho muito importante o fato de apoiarem esse movimento negro, das pessoas negras, porque de fato é mais difícil. É mais difícil aparecer sendo negro e ter visibilidade. Eu achei maravilhoso. Quando cheguei lá só tinha gente linda, gente preta, eu me senti em casa. Achei muito importante o que o TikTok fez.
E ter chamado a gente também. Pô, a gente não imaginava nunca que o TikTok ia chamar a gente para fazer parte disso. A gente se sentiu muito especial. Isso muda a vida das pessoas. Faz as pessoas se sentirem importantes. Muito legal mesmo.”
Mesmo com pouco tempo de formação, o grupo que lançou seu primeiro EP em 2023 tem mostrado ao que veio e Cupertino celebrou sua conexão com uma plataforma global como o TikTok:
“A gente poder ter uma relação com uma plataforma desse tamanho, é muito louco. A gente fica grato. A gente é muito sortudo.”
Os Garotin têm se firmado na indústria como uma das grandes promessas da música brasileira contemporânea, especialmente através de shows que transformam o ambiente em verdadeiros bailes acompanhados por suas músicas dançantes e românticas. Você pode sentir um pouco desse clima acessando a página do TikTok da banda!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!