Integrantes dos Beatles estão entre os artistas

5 artistas que não gostam do icônico disco "Sgt. Pepper’s", dos Beatles

Confira alguns motivos que fizeram músicos terem aversão ao elogiado disco dos astros britânicos

The Beatles Sgt Peppers

Os Beatles marcaram a história da música de diferentes maneiras. Uma delas foi com o seu emblemático oitavo disco de estúdio, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967.

A obra, que é considerada por muitos como um dos álbuns mais definidores da década de 1960, foi marcada por suas inovações na composição e sonoridade e também por imagens psicodélicas e por refletir os interesses da juventude contemporânea e da contracultura naquela época.

Apesar de muitos definirem o disco conceitual dos Beatles como um dos melhores trabalhos lançados naquela época, outras pessoas, incluindo integrantes da própria banda, demonstraram sua aversão ao trabalho que representou um período de experimentação para o grupo que havia começado a mostrar alguns elementos de sua nova sonoridade no álbum Revolver, de 1966.

A seguir, confira uma lista reunida pelo portal Far Out com 5 artistas que declararam seu desafeto por Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, e leia os motivos pelos quais cada um deles não curtiu o animado disco dos Beatles!

5 artistas que odeiam o álbum Sgt. Pepper’s, dos Beatles

Keith Richards

Foi praticamente inevitável fazer comparações entre os Rolling Stones e os Beatles nos períodos em que as duas bandas eram os principais nomes do Rock britânico. Uma das semelhanças que chamou bastante atenção foi entre o disco Their Satanic Majesties Request, lançado pelos Stones em 1967, que foi chamado de “nítida cópia de Sgt. Pepper’s”.

Keith Richards assumiu a similaridade entre os trabalhos e os motivos pelos quais ele não gostava da obra psicodélica dos Beatles eram os mesmos pelos quais as pessoas não gostavam de Satanic Majesties. Certa vez, ele disse:

“Eu entendo — os Beatles soavam ótimos quando eram os Beatles. Mas não há muitas raízes naquela música. Acho que eles se empolgaram. Por que não? Se você é os Beatles nos anos 60, você simplesmente se empolga — você esquece o que queria fazer. Você está começando a fazer ‘Sgt. Pepper’. Algumas pessoas acham que é um álbum genial, mas eu acho que é uma mistura de lixo, meio que como ‘Satanic Majesties’.”

Ray Davies

Com o lançamento de Sgt Pepper’s, outras bandas se sentiram mais à vontade para explorarem projetos mais conceituais. No entanto, Ray Davies, vocalista do The Kinks, parecia já estar com planos de lançar um disco mais experimental antes dos Beatles e isso pode ter causado o remorso do músico pelo oitavo disco dos Fab Four.

O The Kinks lançou em 1968 seu álbum Village Green Preservation Society, que também foi um trabalho conceitual com uma narrativa mais fácil do que a obra dos Beatles, mas nunca teve o mesmo reconhecimento – provavelmente por conta do sucesso absoluto de Pepper’s, o que frustrou Davies e sua banda.

Billy Childish

Assim como Keith Richards, Billy Childish também teve a sensação de que os Beatles foram por um caminho artístico muito complicado ao lançarem um material como Sgt. Pepper’s.

Enquanto muitos ouvintes gostaram do som inovador, Childish reagiu de outra maneira:

“Parece que levou seis meses para sair. Os Beatles foram vítimas do sucesso. Isso é rock mediano para encanadores. Ou pessoas que dirigem Citroëns — o tipo de hippies corporativos que arruinaram o rock. Comprei no dia em que saiu: era ideal para uma criança de sete anos. Hoje em dia, bem, é minha opinião que representa a morte dos Beatles como uma banda de rock’n’roll e o nascimento deles como ‘music hall’, o que dificilmente é uma vitória.”

John Lennon

Mesmo sendo um dos integrantes dos Beatles, o saudoso John Lennon não escondeu suas impressões sobre o polêmico disco de sua banda. Ao discutir certa vez sobre seus discos favoritos dos Beatles, ele descartou o Sgt. Pepper, afirmando que o The White Album tinha muitos mais pontos positivos para oferecer:

“Eu sempre preferi este a todos os outros álbuns, incluindo ‘Pepper’, porque eu achava que a música era melhor. O mito do ‘Pepper’ é maior, mas a música no ‘White Album’ é muito superior, eu acho.”

Lennon também chegou a demonstrar sua aversão a algumas músicas do álbum que contaram com sua contribuição, apontando que sua composição “Good Morning, Good Morning” era “descartável” e um “pedaço de lixo”.

George Harrison

George Harrison também não acumulou boas memórias do oitavo disco de estúdio de sua banda. Durante a gravação de Sgt. Pepper’s, o saudoso guitarrista estava se sentindo desconectado dos Beatles e esse sentimento acabou ficando exposto na música “Only a Northern Song”, composta durante estas sessões.

A faixa em questão não chamou a atenção dos outros músicos da banda e, em determinado ponto, até Harrison perdeu o brilho nos olhos com ela. O produtor musical George Martin comentou sobre a faixa, dizendo que estava “desapontado que George não tenha trazido algo melhor”.

A música não foi lançada no disco e, após ser arquivada, foi incluída em Yellow Submarine.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!