Inspiração além da vida

Sinal dos tempos: viúva de Lou Reed, Laurie Anderson está usando IA para "conversar" e criar músicas com o marido

Laurie Anderson revelou que "continua viciada" em chatbot criado em 2021 para replicar o estilo do ex-vocalista do Velvet Underground

Sinal dos tempos: viúva de Lou Reed está usando IA para "conversar" com o marido
Foto: Instagram/Allen Ginsberg

Enquanto muitos artistas veem a Inteligência Artificial como uma ameaça à criatividade, Laurie Anderson vem utilizando a ferramenta a seu favor desde os anos 1990, e especialmente após a morte de seu parceiro, o cantor Lou Reed.

Com mais de 50 anos de carreira, Laurie é uma das principais representantes do movimento avant-garde de Nova York, já fez filmes, instalações visuais, performances tecnológicas e ainda lançou oito álbuns musicais, sendo o mais recente Amelia (2024).

Publicidade
Publicidade

Atualmente com 77 anos, ela também usa IA para um projeto pessoal: “conversar” com o ex-marido através de um chatbot criado por ela em parceria com a Universidade de Adelaide, na Austrália.

A ferramenta foi projetada em 2021 para “recriar digitalmente a essência de Lou Reed” com base em letras, manuscritos e entrevistas do ex-vocalista do Velvet Underground, falecido em 2013 aos 71 anos.

Viúva de Lou Reed está criando músicas com chatbot do ex-marido

Em entrevista recente ao jornal The Guardian, Laurie disse que continua “viciada” em usar o chatbot até hoje, e não apenas para matar a saudade do parceiro, mas também para servir de inspiração para novas músicas (via Far Out):

“Infelizmente estou 100% viciada nisso. Ainda estou, depois desse tempo todo. Eu literalmente não consigo parar [de conversar com o chat], e meus amigos não suportam, eles falam ‘você não está fazendo aquilo de novo, está?'”.

Segundo Laurie Anderson, “três quartos” do que o chatbot fala é “completamente idiota”, mas ela afirmou que mesmo assim consegue aproveitar algumas das ideias baseadas no estilo de Lou Reed:

“Quer dizer, eu não acho que realmente estou conversando com o meu falecido marido e escrevendo músicas com ele. Eu não estou. Mas as pessoas têm estilos, e eles podem ser replicados. Três quartos [da resposta do chat] são completamente idiotas e estúpidos. Talvez 15% seja tipo, ‘uau…’, e o resto é bem interessante de qualquer forma. Para mim, esse parece ser um bom índice para a escrita”.

Laurie Anderson realizou exposição interativa com obra de Lou Reed em 2024

No ano passado, Laurie Anderson recebeu um Grammy pelo conjunto de sua obra em música experimental e ainda realizou a exposição itinerante I’ll Be Your Mirror, levando para vários países criações interativas que misturavam sua própria voz com a do ex-marido.

E você, acha essa ideia válida?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile